10/11/25

Grande dor, paz proporcional

      “Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,” “na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. Oh coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.II Coríntios 6.4, 7-13

      Já refletimos aqui sobre os propósitos das lutas e dos sofrimentos neste mundo, não são intenções de uma providência divina prepotente e cruel. Para armazenar água, a cisterna precisa ser cavada, muitas vezes em terra dura e pedregosa, isso fere o solo, contudo, quanto maior a cisterna, mais água pode conter. Nosso espírito é semelhante, precisa de espaço que é estendido com as mãos da vida e do tempo, esse processo é dolorido, porque desacomoda-nos, reconstrói-nos, transforma-nos de dentro para fora. Os sins de Deus não são ferramentas de dilatação espiritual, esses só preenchem o que existe, são os nãos que nos dilatam. Mais espaço precisará de mais experiências com Deus, de consagração, de oração, de unção, a ser enchido.
      O ponto primordial é entender, aceitar e permitir o trabalho que Deus autoriza em nossos seres para termos espíritos estendidos. Lutar contra só alia ao sofrimento necessário e que Deus sabe que suportamos, outro sofrimento, esse sim sem cura, o rebelde só acha conforto quando resigna-se humildemente. Há uma dor que nos surpreende, que parece diferente de tudo que provamos até então, quando estamos sendo ampliados, mas isso nos informa que a paz, o consolo e a força para sermos melhores e por mais tempo, também estão recebendo upgrade. Quanto maiores por dentro, mais dor sofremos, mas também cabe-nos mais conhecimento de Deus, e palavra de Deus é vida e felicidade, não só informação intelectual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário