04/07/21

Carne e espírito (2/2)

      “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2.44-47

      Antes de seguirmos com a segunda parte da reflexão sobre carne e espírito, uma nota sobre a igreja primitiva de Atos. Muitos de nós, quando lemos o texto acima, pensamos achar o ideal máximo de vida cristã no mundo, concluindo os primeiros relatos do livro de Atos sobre a descida do Espírito Santo, a primeira pregação, os primeiros convertidos, enfim, a inauguração da igreja no mundo. Naquele momento, achar que uma vida comunitária, sem apegos materiais, dando prioridade ao espírito, fosse o final da vontade de Deus para os seus no mundo, podia ser algo até natural, afinal ninguém nasce adulto, passa-se por infância. O tempo registrado nos primeiros capítulos de Atos é justamente isso, a infância da igreja.
      Esse ideal, quase comunista, que recentemente provamos (anos 1960 e 1970), quando o movimento hippie de contracultura influenciou até o cristianismo, pode parecer um ápice espiritual cristão, mas é só infantilidade, parte de muitos equívocos que os primeiros cristãos tinham, incluindo a crença que a segunda vinda de Cristo era próxima (vede exortações de Paulo em II Tessalonicenses 2). Inocência tem seu tempo, mas mantida indefinidamente é prejudicial, todo o modo de vida descrito em Atos 2.44-47, principalmente as relações com bens materiais, não constitui caminho de espiritualidade mais alta para nós hoje, e crendo que é, seitas são criadas enganando muitos e alguns até à morte (vede Ramo Davidiano e Jim Jones).
      Existem dois tipos de meio termo entre os extremos da carne e do espírito, um é o das pessoas em conflito. Essas pessoas são materialistas, mas sentem-se culpadas por isso, o senso comum cristão as chama de carnais, mas elas podem até buscar espiritualidade em religião, ainda que experimentem constante guerra contra o pecado. Nesse meio termo se acha grande parte das pessoas atuais, gente que precisa viver a realidade, trabalhar para ganhar a vida, assim não podem se dar ao luxo de serem monges em retiro, e não são essa espécie de religioso simplesmente porque são pessoas normais e sadias, que querem ter relacionamentos afetivos, casarem-se, terem filhos, e nisso também, por si só, não há nada de errado. 
      O outro tipo de meio termo é o de pessoas equilibradas, que é o meio termo mais correto porque não nega a realidade deste mundo ao mesmo tempo que se prepara para a realidade do outro mundo. Alguns podem achar que é mais fácil ser espiritual se isolando, pode até ser, se isso for vontade de Deus, e a vontade de Deus para cada ser só Deus e o ser sabem, não podemos julgar ninguém. Contudo, se é difícil controlar certas coisas podendo usufruir delas, quanto mais tentando se abster totalmente delas, sendo mais claro, se é difícil, por exemplo, ao casado ser fiel, quanto mais ao solteiro. Mas a satisfação não está em ser solteiro ou ser casado, mas em estar em paz em Deus, e nisso é preciso equilíbrio entre corpo e alma. 
     Alimentar conflitos gasta energia, viver em guerra enfraquece ambos os lados, o segredo é deixar que dois lados distintos vivam, mas cada um no seu tempo e no seu lugar, sem que um lado guerreie contra o outro, mesmo porque em se tratando de corpo e espírito um lado só se livrará do outro após a morte. Ser guiado pelo espírito não é matar a carne, mas respeitá-la, e assim usar o corpo como templo do espírito, não como seu caixão mortuário. Um corpo debilitado não será instrumento eficiente para que o espírito brilhe, quanto mais vivo e mais limpo o corpo, mais forte é o fogo do espírito neste mundo. Viemos a este mundo justamente para achar o equilíbrio entre os dois princípios, não para que um anule o outro. 
      Neste mundo, a vitória do espírito não está na morte da carne, assim como a vitória da carne não está na morte do espírito, existem pessoas desenvolvendo espiritualidade, tendo comunhão com o mundo espiritual e ainda assim sendo pessoas carnais, por outro lado tem muitos tentando matar as inclinações da carne e ainda assim não sendo espirituais. Neste mundo, repito, a carne está no desequilíbrio, tanto pendendo para um como para outro extremo, o espírito não anula ninguém, convive com tudo em harmonia pois respeita o momento do homem encarnado. Cuidado com quem vive o tempo todo em igrejas tanto quanto com quem não sai de bares, esses estilos de vida podem ser aparentemente diferentes, mas são ambos prejudiciais. 

Leia na postagem de ontem 
a 1ª parte desta reflexão 
José Osório de Souza, 17/02/2021

03/07/21

Carne e espírito (1/2)

      “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Gálatas 5.16-18

      O ensino inicial de Paulo é correto, porém, pode ser mal interpretado, muitos entendem por ele que existe uma guerra, de igual por igual, entre os apetites do corpo e as virtudes espirituais, mas não é bem assim, não para quem tem alguma lucidez moral. O que ocorre não é bem uma batalha, mas a tentativa de dois sistemas distintos viverem ao mesmo tempo, o material e o espiritual, e neste mundo ambos possuem direitos de existirem. Deus foi cruel colocando na Terra sistemas antagônicos em um único ser? Não, não fez isso por crueldade, os desígnios divinos são bem mais altos, mas resumindo, esse é o único jeito que o ser humano tem para evoluir, tanto como organismos físicos, como espíritos eternos. 
      Algumas óticas religiosas propõem extremismos, a negação de todo desejo do corpo como único meio de atingir a espiritualidade mais alta, assim há monges e outros religiosos no hinduísmo, no budismo, no catolicismo, e mesmo em seitas evangélicas, onde castidade, regimes alimentares, jejuns constantes, exercícios físicos, abstinência de bens, uso de hábitos comuns ou mesmo de quase nenhuma roupa, enfim, o desligamento completo de vaidades para se ter vidas dedicadas exclusivamente a servir os necessitados, ou mais, viver em constante meditação, em exílio em locais retirados. Isso, contudo, não representa necessariamente a espiritualidade mais alta de Deus, pelo menos não é uma regra geral, para todos. 
      Os materialistas mais extremados, por sua vez, que não são aqueles que muitos cristãos chamam de carnais, já que não são seres humanos perdidos nos prazeres do corpo, ao contrário, podem ter vidas tão disciplinadas como as dos monges, não se ocupam em crer e conhecer aquilo que se refere à espiritualidade. Eles objetivam o mundo físico, a conservação do planeta, a boa qualidade de vida, suas causas estão em moda no mundo atual e constróem muito da agenda da chamada esquerda nova, e são esquerda mais por se oporem aos preconceitos e misticismos da tradição judaica-cristã que por serem marxistas ortodoxos. Eles têm como guia supremo a ciência, e nisso, em si, também nada tem de errado. 
      Se todos os seres humanos vivessem o ideal de espiritualidade que alguns creem ser o mais correto, o mundo não desenvolveria, os espaços não seriam povoados, a ciência, como consequência do crescimento populacional, não evoluiria para controlar o meio ambiente e produzir alimentos e outros recursos com mais eficiência. Isso é importante só para o corpo? Não, a preocupação da ciência em criar e manter um planeta melhor para as gerações futuras, faz com que avós e pais abençoem filhos e netos, já que isso cria condições para uma vida com menos preocupações com sobrevivência do corpo e injustiças sociais, o que permite sobrar tempo para ocupar-se com lazer, com artes e principalmente, com espiritualidade. 
      É importante que entendamos que o termo carne na Bíblia não se refere necessariamente ao corpo físico, apesar da inteligência moral e intelectual dos tempos bíblicos achar que se referia. Carne é tudo aquilo que nos afasta de um Deus Altíssimo que é puramente espiritual, assim os espíritos do mal, apesar de serem espirituais em suas constituições, são carnais em suas índoles. Já o homem neste mundo, ainda que encarnado, como Jesus foi, pode dar prioridade às virtudes morais superiores que o aproximam do Deus espiritual, e assim, ainda que num corpo físico, administrando necessidades físicas, ser espiritual. A carne não está necessariamente no corpo, nem a espiritualidade obrigatoriamente no espírito. 
      “Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”, a lei é a primeira aliança que Deus fez com o homem através de Moisés, e ela é simples, quem obedece vive e quem não obedece morre, não necessariamente no corpo, mas no espírito, a segunda morte, visto colocar o ser distante de Deus. Mas quem consegue ser espiritual sozinho, sem a ajuda do Espírito Santo? Ninguém, por isso entendemos hoje que a lei evidencia a morte, mas não entrega vida. Temos vida por Jesus que nos dá de seu Espírito, esse nos atrai a Deus, se nos deixarmos ser guiados por ele, guia que se faz por uma voz mansa e clara em nossos corações, que nos conduz em vitória sobre a passageira carne e rumo à vida espiritual eterna. 

Leia na postagem de amanhã 
a 2ª parte desta reflexão 
José Osório de Souza, 17/02/2021

02/07/21

Paranoia, não! Sabedoria, sim

      “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.Salmos 141.3

      Muitas vezes agimos por conveniência, achamos que algo é melhor só porque apoia nossas atitudes. O tímido, que fala menos, buscará em textos bíblicos, que aprovam falar pouco, aprovação para seu temperamento, já os falantes e que tomam iniciativa, acharão no ensino que incentiva a voluntariedade e a sinceridade aprovação para o seu jeito. Quem está certo? Quem obedece a Deus em cada assunto específico, não usando uma conveniência para se proteger, nem uma lei para agir sempre de um jeito sem se dar ao trabalho de buscar discernimento na razão e na oração
      Meu jeito natural de ser é falar muito e ser impulsivo, muitas vezes sem pensar muito antes, pago um preço caro por isso. O lado bom disso é que como sou rápido para tolices também o sou para obedecer a Deus, enfim, não sou insensível, mas tenho uma sensibilidade que precisa ser bem administrada. Nesse meu modo de ser tenho a tendência de achar que as coisas precisam ser ditas para serem resolvidas, que as bênçãos devem ser compartilhadas para que Deus receba o louvor, que a revelação, mesmo de problemas pessoais, pode ajudar outros com problemas semelhantes.
      Perdoe-me por ser pessoal nesta reflexão, mas se eu não fosse assim esse blog não existiria, e tomara que ele esteja abençoando de alguma forma alguém. Contudo, tenho mudado meu jeito nos últimos tempos, e eis o ponto deste texto, tenho entendido que é melhor falar menos, mesmo quando tenho razão ou que seja sobre uma coisa boa, e isso, não por qualquer tipo de paranoia, mas por sabedoria. O sábio não teme as trevas, por não poder ver onde está, ele está na luz, pode ver tudo com clareza e por isso toma cuidado com o que fala, faz e para onde anda, ele não tem malícia mas sabedoria. 
       Se para coisas ruins, erros, tropeços, é bem recomendado que depois de assumidos e perdoados fiquem só entre nós e Deus, já que as pessoas tendem a ter uma opinião fixa sobre nós, muitas vezes usando o nosso pior como referência, não acreditando que podemos mudar e para melhor, para coisas boas, bênçãos recebidas, vícios vencidos, também pode ser mais guardar segredo. Que os outros saibam quem somos por nossas ações no dia a dia, não por revelações verbais, entretanto, tem um motivo mais sério de porque é sábio mantermos certas coisas só entre nós e Deus. 
      “O cão é sujo”, você já deve ter ouvido essa frase, não gosto muito de usá-la pois não gosto de ficar pondo culpa de tudo no diabo, contudo, muitos seres, humanos e espirituais, podem fazer o papel do “cão”. O “diabo” em nossas vidas são todos os que se colocam como acusadores, julgadores e condenadores, e esses não veem nossa fé em Jesus e nossas boas obras no caminho da redenção, eles apenas querem achar motivos, sejam eles quais forem, para nos caluniar e prejudicar. Cuidado, paranoia não é sabedoria, não confundamos as coisas, mas que esse tipo de “diabo” existe, existe.
      Somos, contudo, vítimas de armadilhas que nós mesmos fazemos, na carência de querermos atenção, de recebermos aprovação das pessoas, de construirmos alianças, para não estarmos sozinhos e sermos parte de algo maior que nos proteja, podemos confiar em pessoas erradas, falar demais e entregarmos nossos tesouros a falsos amigos (veja sobre Ezequias em Isaías 39). Não tenho dúvida que se nossa intenção for pura e em Deus estamos livres e nada precisamos temer, mas estejamos vigilantes, nossa maior alegria é sermos agradáveis a Deus, ainda que ninguém saiba mais nada sobre nós. 

01/07/21

Quem cobra do homem não recebe de Deus

      “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.Mateus 6.1-2

      Não basta fazer o bem, é preciso esperar recompensa por isso só de Deus, não daquele para o qual se fez o bem. Quem faz o bem para alguém, mas depois cobra desse alguém o bem feito, não receberá recompensa de Deus, e pode até receber de homens, mas será um pagamento amargo, fruto do que se fez sem amor. Esse é o ensino contido no texto inicial, tenho certeza que você já sabe dele, mas dentro desse assunto gostaria de chamar a atenção para algo mais fundo, que muitas vezes acontece em nossas vidas e nós não nos damos conta. Ser espiritual é entender a vida no mundo como oportunidades para crescer, para ir além da obrigação, para ir além de nós mesmos, para servirmos o próximo e agradarmos a Deus.
      Isso requer sacrifícios, não com dor, mas com gratidão, numa satisfação madura e de fato espiritual, quem adquire essa alegria, mesmo numa situação de esforço a mais, cresce espiritualmente. Você já teve experiência de ter que fazer algo que sabia que não precisava fazer porque não era obrigação sua,  mas tinha que fazer porque uma terceira pessoa, que tinha obrigação de fazer, não estava fazendo? Em algo assim a gente acaba fazendo, mas se sentindo mal, dizendo que o outro é um folgado, que por não nos ajudar fez nossa cruz ser mais pesada. Quando isso ocorre, fazemos, mas podemos ficar aguardando o momento certo para nos vingarmos, para exigir da terceira pessoa nosso esforço a mais. 
      Que honra há em fazer algo que não nos custe nada? E se fazemos algo contrariados é, para nós, o mesmo que não fazer, ainda que outros sejam beneficiados. Contudo, num sacrifício feito com amor e humildade, encontramos uma honra que Deus quer nos dar, aproveitando uma oportunidade criada pelo Senhor em nossas vidas para crescermos. Se Deus quer nos dar uma honra é porque precisamos dela, isso nada tem a ver com quem desfruta do que fazemos, nem com o que deixou de nos ajudar a fazer, isso tem a ver conosco. Não somos melhores por ajudarmos um necessitado, nem por trabalharmos por um folgado, mas porque obedecemos a Deus, se é que para Deus e em Deus nós de fato vivemos e nos alegramos.

30/06/21

Temor a Deus: o bem maior

      “Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede.Salmos 25.12-15

      Quatro versículos, muitas lições, numa passagem bíblica que não nos cansamos de ler, nem de sermos fortalecidos por seus ensinos. O que teme a Deus sabe quais são as melhores escolhas e tem forças para fazê-las. Escolhe mal quem não teme a Deus, ainda que tenha informações técnicas e conheça as orientações de cientistas e de homens experientes, sejam nas áreas que forem. Ouçamos os homens, principalmente aqueles com vivências práticas, mas temamos a Deus e só tomemos a decisão final baseados na palavra final do Senhor. 
      Temer a Deus é temer as consequências de nossas escolhas, não fazer só porque é conveniente no presente sem se preocupar com os efeitos disso no futuro. Temer a Deus é respeitar todas as pessoas, incluindo pecadores e inimigos, novamente porque não sabemos o tempo de cada um e se no futuro pecadores escolherão o caminho da justiça e inimigos restabelecerão alianças conosco. Temer a Deus é viver o presente dando cada passo ciente que Deus sabe, vê e avalia tudo, temer a Deus é confiar que Deus tem tudo sob seu controle sempre. 
      Muitos buscam prosperidade material, estabilidade econômica, conforto e honra para a família, mas isso tudo é consequência de quem teme a Deus. Dessa forma, ainda que tenhamos errado e construído menos, se com humildade temermos a Deus, o Senhor cuidará de nós até o fim, e dará a nossos filhos honras maiores que aquelas que nós mesmos provamos. Deus faz uma aliança com os que o temem, um concerto, um casamento, não baseado no que fomos, mas no que somos em quebrantamento e fé. Que bem é maior que uma aliança com Deus?
      Contudo, mais que provisão material e paz espiritual, Deus revela segredos aos que o temem, antes que o mal aconteça Deus mostra no coração dos tementes a ele que algo ruim pode ocorrer. Dessa forma, os que temem a Deus não são pegos de surpresa, não caem em armadilhas de homens, pois são avisados antes e a tempo de se prepararem e tomarem outro caminho, caso isso seja necessário. Saber o segredo do Senhor nos dá o direito de usar a mais poderosa das armas, a oração, que anula as setas do mal e destrói toda ferramenta diabólica levantada contra nós. 

29/06/21

Homens: acusadores e acusáveis

      “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” 
Gênesis 3.7-8

      “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” 
Mateus 25.31-33

      Para entenderem melhor esta reflexão é importante que muitos evangélicos assumam aquilo que na prática creem quando interpretam Deus como juiz, e isso tem muito a ver com a figura descrita na passagem acima de Mateus e outras. Eu disse “assumam” porque muitos cristãos dizem que creem em certas coisas, mas não param para avaliar os detalhes dessas coisas, não casam essas coisas com outros ensinos bíblicos, e assim não percebem os contrassensos e impossibilidades existentes. A Igreja Católica, da qual o protestantismo na verdade nunca saiu, é culpada por aprisionar homens em interpretações infantis das verdades reveladas aos judeus e aos cristãos, e faz isso para controlar homens e ter poder no mundo. 
     Como o Deus, que os próprios cristãos creem como sendo onipresente, onisciente, onipotente e eterno, portanto, qualidades de um ser espiritual e não material, pode também ser um ancião de vestidos brancos, com longos cabelos e barbas brancos, sentado num trono para julgar a humanidade? Isso é uma metáfora, assim, ou cremos que toda a Bíblia deve ser interpretada ao pé da letra ou que é toda registrada em figuras. O que ocorre é que é mais fácil confiar nas tradições, afinal de contas elas abrigam contra conhecimentos que não se quer ter (por não se estar preparado para ter), assim seguem muitos cristãos crendo em histórias da carochinha, alimentando ainda mais a incredulidade dos que não querem seguir em direção a Deus. 
      Deus não acusa, não julga e não condena ninguém, os acusadores, os juízes e os condenadores são os homens no mundo e os seres espirituais do mal no plano espiritual. Diante dessas afirmações muitos podem usar textos bíblicos para contra-argumentar, como o citado acima de Mateus, contudo, lembro que a Bíblia precisa ser revista em muitos textos, que ainda que contenham na essência verdades divinas eternas foram escritos por homens e para homens de no mínimo dois mil anos atrás. Isso é o que dizemos aqui quando nos referimos à igualdade entre homem e mulher no casamento, à condição do homoafetivo não ser pecador só por ser homoafetivo, e sobre a não criação da Terra e do homem em seis dias de vinte e quatro horas.
      Nisso não negamos a tradição judaica-cristã, só incentivamos a reavaliação do que essa tradição construiu e se ainda é válida para o homem atual, Deus não muda, o homem, sim, e a ciência é o principal agente de mudança mental. Calma, aquele que crê nas doutrinas tradicionais do cristianismo, sob sua ótica, na prática, nada muda, continua existindo na eternidade a divisão de todos os seres humanos em dois grupos, quando são determinadas penas, seja para um céu, seja para um inferno. Não estou negando uma das bases da teologia cristã, não é o ponto de vista desta reflexão, mas estou sendo coerente com as virtudes de Deus que a própria Bíblia ensina, confrontando pena eterna de um juiz divino com amor divino eterno.
      Quando o homem está errado, em pecado, sente-se culpado, isso ficou claro desde o pecado original descrito em Gênesis, dessa forma sua consciência e os homens maus o acusam, além dos espíritos maus no plano espiritual, que normalmente a todos acusam, mas que acham no acusável legitimidade para suas acusações. Culpado o homem se afasta de Deus, o impuro não consegue permanecer na presença do santíssimo, pelo menos se tiver a mínima lucidez, e se não tiver se aproximará, não de Deus, mas de falsos deuses, para saciar sua fome do espiritual ainda que não queira pagar o preço para se aproximar de Deus. O preço é o arrependimento, senão continuará acusável, julgável e condenável pela própria consciência. 

28/06/21

Quem tenho, senão a ti?

      “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.Salmos 73.25-28

      Em termos morais e consequentemente espirituais, se há obediência a Deus, há força, se há desobediência, há enfraquecimento, se há comunhão com Deus, há vitória, se há distanciamento de Deus, há derrota. Quando estamos em Deus, fazendo sua vontade, naturalmente somos fortalecidos e temos capacidade para vencer os apetites da carne, o egoísmo, a vaidade, a ira, porém, quando, por um motivo ou outro, não conseguimos nos colocar em Deus, não conseguimos obedecê-lo, ficamos vazios e vazios enfraquecemos. Quem mais força experimentou mais fraco poderá ser, se não vigiar no que conquistou. 
      Quem experimenta uma luta diária para conhecer, entender e fazer a vontade do Senhor, começando por orar para depois agir, sabe que nem sempre nos parece fácil achar a presença mais íntima de Deus. Muitas vezes, por mais que tentemos, que nos quebrantemos, mesmo que choremos e imploremos, parece, e eu friso, parece, que o Senhor foge de nós. Nisso, às vezes após uma busca esforçada para achar a Deus podemos cair numa frustração tão grande que nos leva a pecar desmedidamente, tentando achar prazer para encher nosso coração vazio e entristecido. Deus permite isso, para que aprendamos a persistir na busca. 
      A chave para achar a Deus está, não no esforço humano, mas no descanso no divino, achar a Deus em última instância depende de menos, não de mais, no silêncio, não nas palavras, e uma oração errada pode nos levar justamente a um cansaço mental que nos enfraquece. Uma busca errada, ainda que sincera, pode ser nossa carne tentando achar a Deus, não nosso espírito harmonizado com o Esprito Santo. A chave é deixar-se levar pelo Santo Espírito, é esse quem nos conduz ao Altíssimo, não que nisso não haja trabalho, mas é trabalho espiritual de se deixar navegar nas águas espirituais, não só esforço mental para crer.
      Entendo, que por mais que eu tente descrever a experiência, como toda busca espiritual, não pode ser formulada, só os que a experimentam através de uma vivência pessoal poderão entendê-la, mas sei que vida de oração é uma aventura infinita, a melhor de todas as aventuras que podemos ter. É ela que nos dá forças para vivermos os ideais morais que Jesus ensinou no sermão das bem-aventuranças. “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti, a minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre”. Que seja esse, o anseio de todos nós.