quinta-feira, julho 01, 2021

Quem cobra do homem não recebe de Deus

      “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.Mateus 6.1-2

      Não basta fazer o bem, é preciso esperar recompensa por isso só de Deus, não daquele para o qual se fez o bem. Quem faz o bem para alguém, mas depois cobra desse alguém o bem feito, não receberá recompensa de Deus, e pode até receber de homens, mas será um pagamento amargo, fruto do que se fez sem amor. Esse é o ensino contido no texto inicial, tenho certeza que você já sabe dele, mas dentro desse assunto gostaria de chamar a atenção para algo mais fundo, que muitas vezes acontece em nossas vidas e nós não nos damos conta. Ser espiritual é entender a vida no mundo como oportunidades para crescer, para ir além da obrigação, para ir além de nós mesmos, para servirmos o próximo e agradarmos a Deus.
      Isso requer sacrifícios, não com dor, mas com gratidão, numa satisfação madura e de fato espiritual, quem adquire essa alegria, mesmo numa situação de esforço a mais, cresce espiritualmente. Você já teve experiência de ter que fazer algo que sabia que não precisava fazer porque não era obrigação sua,  mas tinha que fazer porque uma terceira pessoa, que tinha obrigação de fazer, não estava fazendo? Em algo assim a gente acaba fazendo, mas se sentindo mal, dizendo que o outro é um folgado, que por não nos ajudar fez nossa cruz ser mais pesada. Quando isso ocorre, fazemos, mas podemos ficar aguardando o momento certo para nos vingarmos, para exigir da terceira pessoa nosso esforço a mais. 
      Que honra há em fazer algo que não nos custe nada? E se fazemos algo contrariados é, para nós, o mesmo que não fazer, ainda que outros sejam beneficiados. Contudo, num sacrifício feito com amor e humildade, encontramos uma honra que Deus quer nos dar, aproveitando uma oportunidade criada pelo Senhor em nossas vidas para crescermos. Se Deus quer nos dar uma honra é porque precisamos dela, isso nada tem a ver com quem desfruta do que fazemos, nem com o que deixou de nos ajudar a fazer, isso tem a ver conosco. Não somos melhores por ajudarmos um necessitado, nem por trabalharmos por um folgado, mas porque obedecemos a Deus, se é que para Deus e em Deus nós de fato vivemos e nos alegramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário