15/03/22

Dano da segunda morte (44/90)

      “O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Apocalipse 2:11b

      Esse ensino é mais fácil de entender pela tradição cristã, apoiado pelos evangelhos e pelas epístolas (João 3.18 e Romanos 6.23). O texto não diz “não receberá a segunda morte”, mas “não receberá o dano da segunda morte”. A segunda morte vale para os que não creem em Cristo como salvador, ainda que estejam vivos neste mundo. Os que possuem capacidade intelectual e moral para escolherem pecar ou não, que não são inocentes, como crianças e portadores de certas deficiências mentais, e que não estão ligados a Deus pelo Espírito, provam a segunda morte, diz o cristianismo (Efésios 2.5). 
      No mundo, contudo, ninguém prova plenamente o dano da segunda morte, porque até que a primeira morte, a do corpo, ocorra, há oportunidade para se livrar da segunda morte e do seu mais terrível e duradouro dano. O que vence não sofre o dano da segunda morte, assim podemos entender que o dano é a condenação a uma danação duradoura, que só ocorrerá na eternidade, depois da primeira morte. Morte espiritual nos separa de Deus, nela não existe em nós o Espírito Santo, que nos dá vida eterna, nos permite conexão ativa com Deus e recebimento de consequentes direitos morais. 
      Mas será que não provamos o dano dessa segunda morte aqui? Nós cristãos, principalmente quando experimentamos conversão em Cristo muito cedo, nos acostumamos tanto a andar com Deus, mesmo a trancos e barrancos (principalmente no início, quando somos jovens e fazendo más escolhas), que acabamos nos esquecendo de como é andar longe do Senhor. Mesmo que pequemos, corremos para Deus, nos humilhamos e ficamos em paz. Mas como deve ser negar a Deus o tempo todo, tentar se convencer que Deus não existe e que cristianismo é coisa de gente doida ou ignorante? 
      Volto a dizer, para não cometermos o engano de achar que alguém não anda com Deus, só porque não é um cristão no padrão das igrejas evangélicas. Não erremos, a coisa não funciona assim, não no amor de Deus. Mas existem pessoas, sim, que ainda que sejam boas cidadãs, seres humanos que contribuem positivamente no planeta, fogem de Deus como o diabo foge da cruz. Para essas a vida é um inferno e ainda no mundo, antes de provarem a segunda morte. Podemos concluir que inferno é estar longe de Deus, da luz mais alta, do amor que a todos atrai, e quanto sofrimento há nele. 
      Muitos se acostumam a viver na segunda morte, constróem universos nela, se habituam às trevas. Nas trevas não se vê nada, mas pode-se imaginar muitas coisas, mecanismo usado por espíritos enganadores confortáveis com o ambiente sem luz, para enganar os que se sintonizam em suas baixas regiões espirituais. Essa disposição é perigosa, pode conduzir a transtornos psiquiátricos, que mesmo controlados com algum esforço, persistem dentro das pessoas, pessoas cansadas emocionalmente, por viverem vidas duplas, que tentam achar felicidade material ainda que mortas espiritualmente. 
      Podemos não saber se alguém ainda está na segunda morte, mas não é difícil ver se alguém sofre algum dano dela. As pessoas podem enganar por um tempo, parecerem controladas, mas um dia explodem, vindo à tona uma realidade de perturbação. Tenhamos cuidado, não deixemos que se instale o inferno em nós, sejamos humildes ainda que tenhamos dificuldades para crermos no Deus das religiões, ainda que tenhamos tido exemplos ruins do cristianismo dos homens. Nos aproximemos de Deus como estamos, Deus sempre responde ao que o busca e o livra da segunda morte e de seu dano. 

Esta é a 44ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

14/03/22

Árvore da vida (43/90)

      Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7b

      Em Gênesis o homem caiu porque comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o fruto da outra árvore, a árvore da vida, ele não comeu (Gênesis 2.9, 3.22). Essa promessa de Apocalipse diz que o que vencer poderá, enfim, comer do fruto dessa segunda árvore, entendemos por Gênesis que se o homem original tivesse comido desse fruto, viveria para sempre, e como já tinha caído moralmente, seria eterno e mal. Isso seria terrível, uma capacidade a mais para o homem seguir distante de Deus, já que por mais que pecasse, agora com conhecimento moral maior, não morreria. 
      A morte tem um peso muito importante na avaliação que o ser humano faz de sua jornada na Terra, envelhecer e perder aos poucos liberdade, forças e prazer no plano físico, o conduzem a entender que a existência não é só material, que deve haver algo além, melhor, que dá sentido à sua existência. O homem morreria fisicamente, a primeira morte, se não tivesse pecado? Podemos entender que não (Êxodo 32.33, Romanos 6.23), as mortes, física e espiritual, são consequências da queda do homem no pecado, senão a árvore da vida não teria utilidade para um homem que tivesse caído. 
      Em Jesus, a segunda morte, a espiritual, pode ser anulada, mas a física continua válida, contudo, na eternidade, os que estiverem libertos em Cristo da segunda morte terão direito ao fruto da árvore da vida. Qual exatamente o significado disso? Que efeito faz o fruto dessa árvore num espírito já liberto do corpo? Se o homem já estiver no plano espiritual, e salvo em Cristo, já terá vida eterna, e mesmo que esteja condenado ao inferno, terá morte duradoura, de nenhuma maneira há necessidade de algo que o livre da primeira morte, ele não está mais encapado com matéria que perece.
      Essa interpretação da árvore da vida é a dada pelo cristianismo tradicional, mas o que mais podemos entender, que vai além do que estamos acostumados a saber pela doutrina que os homens dogmatizaram? Há uma vida além da vida eterna? Só os que vencerem terão direito ao fruto da árvore da vida, assim os condenados, ainda que com existência espiritual eterna, e precisa ser assim quando se admite uma pena duradoura, não comerão desse fruto. Seria esse fruto o que transformaria os salvos, lhes daria um corpo adequado para serem cidadãos da melhor eternidade, o céu? 
      O certo é que uma árvore plantada originalmente no oriente médio, milhares de anos atrás, pela cronologia bíblica original, não deve ser a mesma que existe no meio do paraíso espiritual. Isso nos leva a concluir que os fatos contados no início do livro de Gênesis não são reais, mas metafóricos, ainda que possam ser baseados em história real, contada e mantida pela tradição oral, até chegar em Moisés, escritor de Gênesis, já como mito. A tempo, a humanidade ter alguns milênios de idade não bate com informações científicas que datam um homo sapiens bem mais antigo. 
      Como sempre, não devemos nos prender à interpretação ao pé da letra da Bíblia, importa que tentemos aprender com o princípio, uma “árvore” que está presente tanto no início da humanidade no plano físico, como no final dos tempos no plano espiritual, a relevância que a árvore da vida tem. Podemos entender que um direito que foi perdido com o pecado pode ser reconquistado por Jesus, a vida eterna. Mas porque essa árvore estava no jardim do Éden? Deus disse que era proibido comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas nada disse sobre a árvore da vida (Gênesis 2.17). 
      Se era um risco ter a árvore da vida no Éden, tanto que querubins foram enviados para guardá-la após a queda (Gênesis 3.24), esse risco deveria ter uma finalidade, que não era provar o homem como a outra árvore. Nos parece que ela representa uma fonte de potência espiritual, que dá e mantém a vida. A simbologia da árvore da vida tem papel crucial no sistema da Cabala (e nem tente entender o que é com a leitura rápida de um texto), o ocultismo judaico e base para outros ocultismos. Aos que estudam isso, a árvore da vida é representação de tudo no universo, nos planos físico e espiritual. 

Esta é a 43ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

13/03/22

Sete anjos e Sete igrejas (42/90)

      “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.” 
Apocalipse 1.19-20

      Esta e as próximas sete partes da reflexão “Quem você será na eternidade?”, não constituem um estudo detalhado das sete cartas aos anjos das igrejas, registradas no livro de Apocalipse, nos ateremos com mais cuidado às promessas “ao que vencer”, que encerram cada carta. Esta primeira parte é uma introdução, mas veremos que em cada promessa há mistérios profundos, que ensinam muito sobre a razão da existência para aqueles que buscam a Deus e abrem olhos e ouvidos espirituais para o Espírito Santo, que desejam e podem saber mais que aquilo que a tradição cristã de homens ensina. 
      A visão começa com a voz do Filho do Homem apresentando os símbolos das cartas. Há entendimentos diferentes sobre o que são anjos e igrejas. Uns dizem que os anjos são anjos mesmo, seres espirituais sob autoridade de Deus que guardam indivíduos, famílias, igrejas, regiões e nações. Outros dizem que os anjos são pastores de igrejas locais, os nomes das cidades citadas são contemporâneos a João. Como igrejas também há opiniões divergentes, podem ser igrejas locais da época de João, mas podem ser eras, dividindo a história da humanidade da época de João até o final dos tempos. 
      Um conceito que o cristão protestante não dá muito valor e o de anjo da guarda, aprendem a falar diretamente com Deus através de Jesus, creem que o Espírito Santo os unge para vencerem o pecado e o diabo e para entenderem e ensinarem a palavra, mas mais nada. Em anjos, até creem que Deus pode usá-los, mas como homens muitos cristãos creem que não podem ordenar que anjos façam isso ou aquilo. Talvez, com medo das práticas mágicas e ocultistas, o catolicismo tenha dogmatizado cristãos para não crerem em anjos, mas até católicos pedem a anjos por proteção. 
      O texto sobre os sete anjos do livro de Apocalipse pode indicar que Deus usa seres espirituais de luz para exercer sua vontade, para proteger, ensinar e consolar o homem. O arcanjo Miguel é citado no livro de Daniel várias vezes (Daniel 10.13,21, 12.1), em uma delas dá-nos a entender que seria o ser espiritual protetor da nação de Israel. O anjo Gabriel também aparece a Daniel (Daniel 8.16, 9.21). Daniel e João o evangelista podem estar entre os homens com mais experiências com o mundo espiritual registradas na Bíblia. Qual seria a verdade por trás dos sete anjos e das sete igrejas? 
      Penso que é tudo isso que citamos, ao mesmo tempo e mais algumas coisas. A Bíblia sempre fala pelo menos de três maneiras diferentes, em textos com profecias. Em primeiro lugar fala sobre o futuro imediato do profeta, afinal de contas Deus responde ao que o busca, se o profeta quer uma palavra sobre sua realidade, como no exemplo de Daniel, Deus falará a ele sobre isso. Deus é sempre direto e fiel, amoroso e paciente, quem complica as coisas, não cumpre o que promete, diz uma coisa, enquanto faz e sente outra, somos nós, homens. A espiritualidade mais alta é simples e objetiva. 
      Contudo, uma resposta de Deus sobre algo próximo e direto pode conter revelações mais profundas e futurísticas. Deve haver busca no Espírito Santo para entendermos além do óbvio, que não está aberto a todos. É assim porque são informações proibidas? Não necessariamente, é proibido para quem não está preparado para saber, e não está porque não paga os preços para ir além do superficial. Mas para quem sabe perguntar nenhuma resposta é negada, guardando depois o que se recebeu com temor a Deus, não revelando para qualquer um, por pura vaidade, o que nem o Senhor revela.
      A última maneira que uma revelação de Deus fala é a mais simples e atemporal, nem é profética, no sentido de revelar algo que vai acontecer, seja para a realidade do profeta que a registrou, seja para uma realidade distante. Isso ocorre por causa do motivo principal da Bíblia existir, confortar o ser humano, de qualquer tempo, com qualquer nível moral ou intelectual, seja da cultura que for, sem que haja necessidade de estudo teológico mais técnico. Qualquer um que ler um texto bíblico, se houver nele sincera intenção de ouvir a voz do Deus verdadeiro, ouvirá e sairá fortalecido. 
      O termo “ao que vencer” aparece sete vezes no livro Apocalipse nos textos com as promessas aos anjos das sete igrejas. Ele implica em algo importante, que a melhor eternidade não será para todos, mas só para os que vencerem. Quem são os vencedores? Os que crerem em Cristo como salvador ou os que persistirem em andar no mundo seguindo o exemplo de Jesus homem? A teologia protestante tradicional diz que o céu será para os que crerem em Cristo, mas pensemos nas promessas “ao que vencer” não só como maravilhosos direitos, há também sérios deveres nelas. 
      João usou de metáforas em seu texto, que ele conhecia da mitologia bíblica já antiga, mesmo para seu tempo. Mas será que hoje temos que estar limitados pelo mesmo nível de entendimento dele? Deus não sofre mutações, o homem, sim, hoje talvez possamos entender o livro de Apocalipse de um jeito que nem o próprio apóstolo do amor entendeu, ainda que tenha registrado com fidelidade e temor a Deus profecias que recebeu na mente de homem do final do século I. O certo é que “ao que vencer” será dado na eternidade, bem mais que um lugar para descansar e adorar a Deus. 

Esta é a 42ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

12/03/22

Não negue o convite para a festa (41/90)

      “Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. 
      E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.” 
Lucas 14.16-24

      Talvez a parábola do texto inicial, como vários outros textos do novo testamento, principalmente certas cartas de Paulo, se refira só à Israel e os gentios. Tendo os judeus, no papel de suas lideranças religiosas do primeiro século, negado a nova aliança de Cristo, essa foi oferecida a outros povos. Mas a lição serve para todos, faz alguns alertas sérios e mesmo trágicos, com relação ao melhor que podemos desfrutar no mundo, mas principalmente na eternidade. Quando lemos o texto podemos ficar espantados com a atitude dos convidados inicias, podemos dizer que nós no lugar deles não agiríamos da mesma maneira. Normalmente os primeiros convidados a uma festa são parentes e amigos mais próximos, e foram esses que negaram o convite.
      Interpretemos assim a parábola, o dono da festa é Deus, Jesus é o servo que sai fazendo os convites. Os mais próximos são os que se dizem religiosos, principalmente cristãos, que se identificam como conhecedores do evangelho, das doutrinas cristãs, assíduos em cultos e missas, conectados oficialmente a denominações católicas, protestantes e evangélicas. São justamente muitos desses, e aqui não posso generalizar que foram todos, que deram mil desculpas para não poderem ir à festa. O dono da festa deve ter se entristecido, como, justamente aqueles que ele considerava mais próximos a ele, lhe faziam essa desfeita? Negavam convite para algo especial, no qual eram convidados privilegiados, com prioridade sobre outros? 
      Interessante que as desculpas não eram porque coisas ruins tinham lhes acontecido, essas até poderiam ser entendidas, alguém não poder ir a uma festa porque tinha falecido alguém próximo, porque tinha perdido bens, porque estava enfermo, contudo, as desculpas foram porque coisas boas tinham acontecido a eles e eles precisavam administra-las. Saber disso deve ter entristecido ainda mais o dono da festa, mas não tinha jeito, a festa seria dada, alguém precisaria usufruir dela, dessa forma o convite foi aberto. No lugar de convidados, aparentemente mais preparados para uma festa, foram chamados estranhos e marginalizados, pobres e aleijados, mancos e cegos, que talvez, por não poderem trabalhar, fossem pedintes sem teto.
      A abertura do convite é uma simbologia para a abrangência do amor de Deus, que não considera privilegiados religiosos, cristãos oficiais, mas todos são chamados para usufruírem da intimidade do Senhor, mesmo que aparentemente não sejam os mais adequados. Deus não ama pela aparência a alguns, Deus ama todos pelo coração, não faz diferença entre quem conhece a doutrina cristã e quem não sabe nada de cristianismo. Mas o amor de Deus é ainda mais maravilhoso, mesmo os que dizem não por falta de consciência, de entendimento, diferente dos primeiros convidados que disseram não com consciência, Deus acha um jeito de convencer para que festejem com ele, no mundo e na eternidade. Deus não deseja inferno a ninguém. 
      Muitos, que tantos evangélicos marginalizam, condenam ao inferno, tratam com preconceitos, podem experimentar na eternidade uma condição de paz e luz melhor que a de muitos cristãos, a parábola é bem clara sobre isso, quem tem olhos para ver que veja. Poderão experimentar um “céu”, não os que se acham preparados para isso por serem religiosos, nem os que intimamente se acham mais merecedores por sofrerem mais injustiças no mundo, mas os que são convencidos sinceramente pelo amor de Deus, sem qualquer segunda intenção. Esses são aqueles que estão pelos caminhos e valados, meio escondidos no mundo e de igrejas, que podem nem aparentar espiritualidade ou mesmo qualquer anelo por ela, surpresas haverá. 
      O relógio anda, Deus tem eventos a serem cumpridos no tempo, isso faz parte de um plano muito maior, que a maioria não tem noção de como funciona, nada pode impedir isso. Mas tenhamos cuidado, a exortação final é trágica, nenhum daqueles homens que foram inicialmente convidados provou a ceia. Sabe o porquê? Porque esses não negaram só um convite, negaram vários convites. Se convidados desprezam a festa de alguém querido e muito poderoso porque consideram suas alegrias mais importantes, é porque não querem estar com esse alguém, com ou sem festa. Poderiam ir, nem por gosto, mas ao menos por temor, isso pelo menos mostraria que respeitam o dono da festa, mas temor é algo que muitos perderam há muito tempo. 

Esta é a 41ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

11/03/22

Que morte merecemos? (40/90)

      “Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.” 
Salmos 49.6-7

      A morte do corpo é inexorável, todos vão prová-la, indiferente de qualquer coisa, status social, nível financeiro, intelectual, raça, idade e mesmo religião, ela não pode ser trocada por bens materiais, não podemos comprar a vida para nos livrarmos da responsabilidade de vivê-la corretamente. A morte pode acontecer de diversas maneiras a seres humanos diferentes, pode vir cedo demais, ou antes do tempo melhor, pode ser no tempo certo, pode ser sofrida e demorada, pode ser abrupta e fulminante, pode ser tranquila também. Pode ser por um acidente, por uma violência, por um descaso, mas pode ser somente a parada do funcionamento do corpo, que mesmo que tenha sido bem tratado, respeitado, teve sua “data de validade” vencida. Ela é a única certeza que todos podem ter em suas jornadas neste mundo, ainda que seja só a passagem do plano físico para o espiritual. O plano espiritual será aquilo que construirmos dele no plano físico, efeito espiritual de uma causa no plano material. Só entende a vida quem entende a morte, e vice-versa. 

      “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” 
Salmos 23.6

      Que morte merecemos? A morte que precisamos ter. O entendimento inicial é que nossa passagem do plano físico para o espiritual, nossa morte no corpo, seja de acordo com o bem que plantamos na vida, seguindo o ensino do Salmo 23. Quem temeu a Deus, obedeceu ao Senhor, trabalhou pelas prioridades corretas, não foi ganancioso ou vaidoso, buscando nos bens materiais uma honra maior para aparentar para os homens, mas se aproximou mais de Deus, e ainda mais à medida que os anos passaram, esse merecerá uma morte tranquila, rápida, com o mínimo de sofrimento. Quem equilibra corpo, alma e espírito não permite que se instale em si doenças mais terríveis, sejam físicas ou emocionais, mas mesmo que tenha vivido algum tempo de maneira errada, se humilhou-se a tempo de todo o coração diante do Senhor, também achará no Espírito Santo cura e vitória que o preparem para uma boa morte. O justo vive bem, principalmente no fim, porque plantou para isso, sua luz ainda que pequena no início, será grande no final, consequentemente viverá muito e terá uma passagem serena. 

      “O Senhor me castigou muito, mas não me entregou à morte.” 
Salmos 118.18

      Contudo, podemos ter um entendimento mais profundo sobre a morte, baseados no seguinte questionamento: quem conhece o plano real de Deus para cada ser humano? Ou então, o que precisamos passar neste mundo, até nosso último suspiro, para chegarmos ao melhor de Deus para nossas vidas, o melhor que levaremos à eternidade? Essa pergunta não é tão fácil assim de ser respondida, uma coisa eu creio que seja certa, todos nós passamos por este mundo, num instante de tempo comparado a toda eternidade, para que tenhamos a oportunidade de abrirmos mão de nós mesmos e darmos prioridade para o outro e para Deus, viver bem de fato nada mais é que morrermos para nós mesmos. A vida é um confronto com morte para que tenhamos direito à vida, vivemos para morrer, quem não vive preparando-se para morte, morre, porque morre a segunda morte que é espiritual ainda vivo fisicamente. A morte do ego, todavia, é algo pessoal, específico para cada um de nós, e alguns podem precisar de uma morte demorada e doída para que possam abrir mão do ego e terem direito à vida eterna em Deus. 

      “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.
 Salmos 116.15

      Aqueles que verdadeiramente obedecem e adoram a Deus são especiais para Deus, porque estão em Cristo, fazem parte dele, conheceram sua luz, para ela olharam e nela fizeram refúgio, contra o mal, as trevas e a morte, dessa forma para a luz irão quando seus espíritos forem desprendidos dos corpos. A morte só é violenta para os violentos, só é enganosa para os enganadores, só será uma surpresa ruim para os que amaram a mentira e não foram humildes o suficiente para se revelarem em verdade. Livrar-se de uma morte ruim não é fácil, pode custar um vida longa e difícil, nossos corações orgulhosos e egoístas, muitas vezes viciados nos apetites da carne e nas vaidades, podem precisar de muita vergonha, perdas e humilhações para se renderem a Deus. Tenhamos a lucidez de entendermos o que Deus tem para nós e obedeçamos isso enquanto há tempo, para que mereçamos uma morte em Cristo que alegre o Pai, e Deus contempla o final da vida física de um filho obediente, que foi útil para abençoar outros seres, que achou a luz, nela ficou e nela será espiritualmente consumado por seu amor. 

      “E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” 
Lucas 12.4-5

      Inferno se constrói aqui e se leva para lá, quando não se humilha diante de Deus e não se conhece a Jesus como salvador. O pior tipo de inferno, se é que há tipo de inferno, é aquele construído na alma de um suicida. O suicida não quer exterminar o corpo, ele tenta calar o espírito que sofre dentro dele, ainda que o espírito não possa ser morto em sua substância, só em sua moralidade, e ele pode fazer isso ainda em vida física à medida que foge da luz, da verdade, de Deus, e nega a si mesmo cura e paz. O arrogante e vaidoso, que quer viver de aparência para mostrar aos outros o que não é e nem precisa ser, mortifica seu espírito, e se não conseguir manter a farsa matará o corpo para tentar acabar com sentimentos e pensamentos de dor, isso só apressará um inferno terrível. O que se mata não amaldiçoa somente a si, mas à sua família, que ficará e terá que conviver emocionalmente com uma perda estúpida, que aconteceu antes do tempo melhor, e com consequências materiais que terá que administrar, como dívidas e alianças profissionais quebradas. Se o suicida pensasse um pouco em quem terá que continuar vivendo, se tivesse ao menos algum amor pelos outros mais que por si, não cometeria tal insensatez. 

      “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” 
Filipenses 1.21 

      Longe de nós nos compararmos a Paulo, pelo menos, longe de mim, para podermos afirmar com total propriedade o texto acima. Mas Deus, em sua graça, permite aos seres humanos, indiferentemente de suas vocações, trabalhos seculares e ministérios eclesiásticos, viverem em Cristo e serem felizes. Para que isso aconteça precisamos ser obedientes até o fim, nos libertarmos de ilusões, sejam elas quais forem, as materiais e também as religiosas, e existe muita ilusão em igrejas cristãs. Mas quem de fato viver em Deus, confiando nele e pagando todos os preços para agradá-lo, entenderá que tanto faz morrer ou viver, dos dois jeitos estamos na luz do Altíssimo, protegidos por ele, cuidados pelo seu amor, honrados pelo Senhor e criador de todas as coisas. Quem vive para abençoar o próximo servindo a Deus, será servido pelos anjos do Senhor na eternidade, mas quem descobre que servir ao próximo é sua maior vocação, tem no mundo alegria semelhante a que terá no céu, e eis um dos grandes mistérios da existência, entender que o espiritual importa mais que o material. 

Esta é a 40ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

10/03/22

Que legado deixaremos? (39/90)

      “Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.” 
Eclesiastes 7.1

      Que legado deixaremos quando partirmos deste mundo? Depende de para quem deixaremos. Alguns deixam reputações honradas para o mundo, para colegas de trabalho, mesmo para irmãos da igreja. Por esses alguns serão lembrados nos velórios como bons amigos de bares, colegas honestos de trabalho, mesmo bons cristãos em templos, e isso tudo pode ser verdade. Muitos funcionam bem publicamente, são atenciosos, educados, mesmo afetuosos, esses talvez tivessem que se limitar a esses círculos, durante o dia e só socialmente, como profissionais, não se envolvendo com famílias, cônjuges e filhos. 
      Contudo, muitos se casam, constituem famílias, e voltam à noite para seus lares. Como esses serão lembrados por maridos, esposas, filhos e outros familiares próximos? Muitas vezes os amigos do mundo são os inimigos da família, no lar não têm paciência com cônjuges, nunca têm tempo para os filhos, não conseguem praticar amor justamente com quem mais importa. Sim, quem mais importa em nossas vidas são nossas esposas, nossos maridos e nossos filhos, esses existem por escolha nossa e são o que fazemos deles, são nossa maior responsabilidade e consequentemente representam nosso legado mais importante.
      Alguns podem dizer que não se importam com o que os outros pensam, de fato isso está certo, a opinião de quem nunca se importou em nos conhecer melhor, em entender nossas lutas e escolhas, não importa, não se de fato estamos procurando no tempo presente viver com temor a Deus. Quem segue a Jesus tem o passado perdoado, e mesmo se não for entendido pelos de fora pode ser alguém do bem, que convive com família em humildade e amor. Mudança legítima quem vê é a família, “mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Timóteo 5.8).
      Depois do que Deus pensa de nós e do que nós pensamos de nós, e isso é muito importante, nos perdoarmos e nos gostarmos, importa o que cônjuges e filhos pensam de nós. É claro que o ideal seria podermos dar bom testemunho a todos, e depois de partirmos deixarmos legados de boas lembranças nos corações do maior número de pessoas possível, sejam nos lugares que forem. Nunca nos esqueçamos que Deus tudo vê e considera, não estamos protegidos do olhar do Senhor só por estarmos longe do templo da igreja, “seja a vossa eqüidade notória a todos os homens, perto está o Senhor” (Filipenses 4.5).
      Mas a vida é um processo e ninguém precisa começar de cima, a realidade é que muitos de nós começam embaixo, e infelizmente muitos nos julgam só pelo nosso começo. O justo, contudo, não deve ser julgado pelo seu início, mas pelo seu fim, e o realmente justificado por Cristo sempre terá no final de sua vida, ao menos nesse momento, um tempo de vitória plena, creio assim e experimento isso em minha vida. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4.18), tenho certeza que deixarei um bom legado no coração de minha esposa e de minhas filhas. 
      Quer deixar um bom legado? Não precisa deixar bens materiais, mas não deixe dívidas, não precisa mudar o passado, isso não pode ser feito, mas viva um presente de qualidade que permaneça depois de você partir. Você não precisa nem anular certos erros, mas deixe um pedido de perdão, deixe a humildade de quem reconhece os limites, o egoísmo, a vaidade e a arrogância que cada um de nós carrega dentro de si. Entregue sua vida nas mãos de Deus e peça que ele resolva o que você não pode resolver, Deus tem seus caminhos e pode manifestar um legado para você que você nem imagina ter ou merecer.

Esta é a 39ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

09/03/22

Expiação ou missão? (38/90)

      “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” 
II Pedro 1.10

      Algumas religiões explicam a passagem do ser humano pelo mundo em duas experiências, expiação e missão. Nós cristãos protestantes, na prática de nossa doutrina, entendemos essa passagem sob dois resultados, salvação e perdição. Reflitamos um pouco sobre esses quatros termos. Algumas pessoas parecem ter nascido para sofrer, e se não é de fato assim, algumas pensam que é assim pelo menos com elas, contudo, quem faz uma avaliação lúcida do mundo entende que existe muito sofrimento e muitos parecem sofrer sem merecerem. Muitos experimentam pobreza, falta de infraestrutura básica para uma vida digna, limites de oportunidades para estudar e trabalhar, que os prenderão a existências limitadas. Cristãos evangélicos precisariam olhar além de seus próprios umbigos e aceitarem, que muitos sofrem sem terem noção de que podem buscar a Deus do jeito que eles buscam, sofrem e não têm condições físicas nem intelectuais para fazerem decisões morais e espirituais de mais qualidade. 
      Muitos cristãos estão escondidos dentro de templos, cegos sobre o que de fato ocorre na vida de gente de países distantes, e mesmo das periferias de suas cidades. Se a coisa realmente funcionasse como eles acham que funciona, não haveria tanta injustiça no planeta sendo provada por pessoas sem condições de lutarem por justiça. Que justiça há num conceito do “divino justo” que permite que alguns nasçam com e em certas condições, e em níveis de privilégios, enquanto outros não? De fato, parece, e eu repito, parece que muitos nasceram nesse mundo só para sofrerem e com isso expiarem pecados. Mas não podemos negar que outros sofrem por escolha, até receberam condições de terem alguma dignidade na vida neste mundo, mas ainda assim fazem escolhas erradas, sejam materiais, morais ou espirituais, que terão como efeitos o sofrimento. Muitos são orgulhosos e colocam a culpa de seus problemas nos outros, no mundo e mesmo em Deus, não assumindo responsabilidades por seus erros e consequentes dores. 
      Mas sob outra ótica, alguns podem ser salvos e outros não. Alguns aceitam a salvação que o cristianismo oferece e outros a negam, simples assim? Sim, se analisarmos a passagem neste mundo sob esse ponto de vista muitos se convertem em igrejas cristãs, sejam católicas, protestantes, evangélicas ou outras, e se tornam filhos de Deus, e outros não, assim, de acordo, e repito, com a doutrina cristã, alguns irão para o céu e outros para o inferno. Os que se “convertem”, além de irem para o melhor de Deus no plano espiritual, terão neste mundo uma proteção maior do Senhor no plano material, assim poderão vivenciar aqui menos sofrimento físico. Para esse ponto de vista eu faço uma pergunta: o que realmente mostra que alguém é filho de Deus ou não? São compromissos com religiões, com homens, mesmo com o cristianismo, ou são frutos de justiça e amor, fatos que comprovam a teoria? Bem, existe muita gente que não tem ligação oficial com o cristianismo, mas dá melhores frutos que cristãos. 
      Contudo, nos olharmos não como expiando erros e defeitos, mas como missionários de passagem por uma terra distante de nosso verdadeiro lar, talvez seja o ponto de vista mais espiritual de todos. Esse olhar não procura culpados nem se faz de indiferente, mas busca fazer a diferença, cada indivíduo do seu jeito para ser melhor no mundo. Quem cumpre uma missão também expia pecados? Sim, é um jeito de anular o mal que se fez e que outros fizeram, principalmente com ações e não só com orações. Acima de tudo, o missionário se põe como um ser maduro que tanto trabalhará materialmente como acionará o divino e o mundo espiritual. Com missionário não me refiro àqueles que trabalham com evangelismo em igrejas cristãs, trazendo adeptos para suas religiões, pelo menos não me refiro necessariamente a esses. Me refiro a todos aqueles que desempenham trabalhos honestos no mundo, religioso mas em grande parte secular, não só para sobrevivência e prosperidade pessoal, mas também para beneficiar os outros. 
      Missionário é todo ser humano que venceu as barreiras do egoísmo e da vaidade e foi além de suas próprias necessidades, isso sempre agradará a Deus e contribuirá para que a humanidade evolua. Se a visão de quem vê sua vida como um missionário abranger todos os planos, material, moral e espiritual, seja para si mesmo, para os outros como para Deus, sua missão terá mais eficiência pois contemplará o ser humano e tudo o mais de maneira mais completa, não só no plano físico como também no espiritual. Quem pode estar no mundo como missionário? Todos os seres humanos, mas o cristão, pelo que ele conhece do evangelho, deveria ser aquele com mais condições para isso, pelo menos na teoria, infelizmente, na prática não acontece assim. Evangélicos estão nos templos cantando um Cristo salvador, cheio de amor e que pode abençoar toda a humanidade, mais que qualquer outra religião, mas ainda assim estão, muitos deles, ocupados só com prosperidade material e pessoal. Para que você está no mundo? 

Esta é a 38ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021