quinta-feira, junho 23, 2011

Apenas reconheça o pecado

Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: " ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre. Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’ ", declara o Senhor.”, Jeremias 3:12-13.

      A despeito de toda a infidelidade do povo de Deus, de toda a falsidade, de tantas promessas vazias dizendo que faria uma coisa, mas continuando a fazer outra, Deus permaneceu fiel a sua palavra. Deus permaneceu fiel ao seu amor, sua ira não duraria para sempre. Bastaria apenas que o povo reconhecesse o seu pecado, só isso.
      Nosso coração pode chegar a um ponto de endurecimento, que não consegue mais se arrepender. Isso acontece quando o pecado já foi cometido e confessado vezes demais, confessado de maneira errada. Ocorre então que nós não conseguimos mais nos perdoar, então nos pomos a inventar heresias. O que são heresias? São desvios doutrinários à sã doutrina de Deus que inventamos e dizemos que é de Deus. Acreditar numa mentira não é heresia, mas dizer que ela é de Deus, isso é.
      Quão covardes podemos ser, quão injustos para com Deus, quão desleais. Quando não queremos mais nos arrepender, inventamos uma doutrina para apoiar nossos pecados e dizemos que ela é de Deus. Usamos para isso os textos bíblicos, desconstruímos a verdade e tornamos a construí-la com ênfases diferentes, achando interpretações ocultas que nunca existiram e omitindo outras que antes eram importantes. Não há pecado pior do que falar que Deus disse uma coisa que ele não disse, colocarmos palavras na boca de Deus, isso é heresia. Melhor seria termos seguindo nosso caminho rebelde, obedecendo as paixões da carne mas sem colocar Deus na história, conscientes de que estamos fazendo algo que Deus não aprova. Isso seria mais honesto, nesses, que saem de cima do muro, que tomam uma posição, Deus encontra mais espaço para dialogar e trazer de volta para o seu caminho.
      Mas não adianta inventar moda, a saída para quem se desviou de Deus é sempre a mesma, reconhecer o pecado, verbalizar o erro, mesmo que ele seja um erro já tantas vezes cometido. O arrependimento e a posse do perdão que temos em nome de Jesus, serão a porta para que encontremos a felicidade e a vitória em nossas vidas. Se isso não acontecer, seguiremos nos enganando, achando que as coisas estão bem quando não estão, adorando um falso deus, construído com as heresias que inventamos.
      O livro do profeta Jeremias contem alguns dos textos mais duros da Bíblia, assim considero. É bom lê-lo de vez em quando e confrontar a nossa vida com as suas verdades. O antigo testamento não é um romance com final feliz, o "happy end" só ocorrerá com a obra redentora de Cristo, nascendo, vivendo e morrendo livre do pecado, e ressuscitando para reinar a destra de Deus e enviar o Espírito Santo. Esse, o Espírito Santo, que habita e age naqueles que estão santos, perdoados, é que livra o homem da heresia.
      Não se canse de pedir perdão, mesmo porque quando ele é pedido de maneira legítima, todos os pecados cometidos até aquele momento são perdoados e esquecidos. Então um próximo perdão será necessário apenas para os novos delitos. Não existe perdão acumulado, que fadiga, que parece difícil de ser pedido. O que existe é pecado acumulado, esse sim, traz enfado à alma, tira a alegria, e pode levar à heresia.
      Peça perdão, só isso, verbalize os seus pecados, diante de Deus. Não está sentindo? Não precisa sentir, muitas vezes nossa alma chega a um ponto de exaustão que não sentimos mais nada. Mas reconheça o seu pecado, pela fé, com seriedade e convicção. Deus é fiel à sua palavra e perdoará se você o buscar com todo o teu coração. Então sentirá aquilo que talvez não sinta a algum tempo, a paz que excede todo o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário