segunda-feira, junho 13, 2011

Reconheça o Senhor em todos os teus caminhos!

        "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento, reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas", livro de Provérbios, capítulo 3, versículos 5 e 6.

      Amo estes versículos, acredito que eles revelam o fundamento de uma vida sempre equilibrada. Reconhecer Deus em todos os caminhos de maneira alguma significa jogar em Deus a responsabilidade pelas coisas ruins que acontecem conosco, quando andamos por caminhos errados.       Também não significa imputar a Deus as coisas boas que deixam de nos acontecer, quando somos negligentes e não fazemos a nossa parte.
      Atitudes como a de vou esperar em Deus, achando que as coisas caem do céu, ou essa coisa ruim me aconteceu porque Deus quis, não condizem com o cristão maduro que realmente caminha com o Senhor.
      Abrindo parênteses, não que as coisas não possam literalmente cair do céu, Deus pode fazer isso, sim. Ele também pode permitir que algo ruim ocorra, sem que nós tenhamos feito algo errado, ele pode permitir isso simplesmente para que aprendamos algo novo. Lembro nesses casos os versículos do 1º. livro de Samuel, capítulo 2, “O Senhor é o que tira a vida e a dá, faz descer ao Seol e faz subir dali. O Senhor empobrece e enriquece, abate e também exalta”, fecha parênteses.
      Ver Deus em todos os caminhos da vida, sem agir com irresponsabilidade ou covardia, é uma orientação do Senhor, que proporciona àqueles que a praticam, sobriedade e segurança, em todas as situações. Essa atitude é a resposta aos usuais porquês que tanto as nossas almas gostam de fazer, “Por que foi me acontecer isso? Eu não merecia, não agora, não depois de tudo o que eu já passei”.
      O texto diz “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”, sim porque o nosso entendimento chega num momento que falha, que não consegue achar uma explicação, e então pergunta por que. Esse questionamento é só a ponta de um iceberg que se não for desfeito com confiança total em Deus pode levar a um afastamento do Senhor, a uma incredulidade amarga que põe Deus pequeno, menor que as aflições da vida.
      Reconheça Deus, em tudo, e isso com uma atitude de louvor, sempre, acreditando que mesmo que você não saiba o motivo, Deus sabe. Não está sentindo e nem vendo? Creia, entrega tudo para Deus e confia, ele sabe o que faz, ele está com as mãos nas rédeas, tem o controle da situação. Não, Deus nunca perde o controle da situação.
      Se tua consciência acusa? Confessa, é pecado, mesmo que não entenda. Mas siga em paz, com Deus na frente, segura a tua ansiedade e deixa Deus mostrar o caminho. Não crie caminhos e diga que foi Deus quem os fez, isso é idolatria, é heresia. Espera, deixa Deus passar à frente, então o siga.

      “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”, livro do profeta Isaías, capítulo 55, versículo 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário