quarta-feira, junho 15, 2011

Quebre a maquete!

Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca, e tentando isso os egípcios, foram afogados”, carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 29.

      Estamos desaprendendo a usar a fé, a vida moderna contribui para isso. As coisas têm que ser provadas, ouvidas e vistas, antes, e isso rapidamente, para que possam ser consumidas. Esperar, um tempo indeterminado, sem saber exatamente pelo que, apenas acreditando que será bom, isso não é viável atualmente.
      Outras pessoas, até começam a conviver com a fé, mas num determinado momento elas desistem de crer, dizem que já esperaram o suficiente, que se cansaram, e passam a buscar as coisas que venham de uma forma mais rápida e racional, conforme o que elas acham que seja racional.
      Veja que estou me referindo aqui àqueles que creem ou deixam de crer em Deus, através de Jesus, o único intercessor entre Deus e os homens. Não vou refletir sobre fé em outras coisas, pessoas ou seres. Resumindo, estou assumindo que aquele que segue a Deus, ou que pelo menos já o seguiu em algum momento de sua vida, entende que Deus não opera simplesmente pelo fato de existir fé, seja ela no que for, a fé na fé.
      Acredito que o versículo 7, do capítulo 15, do evangelho de João, descreve perfeitamente o que é a fé que recebe do Deus verdadeiro a benção: “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito”. Eu não estou dizendo que não se pode receber algo por outros meios, contudo somente quando vem de Deus é que realmente se mostrará com o tempo como algo bom para o crente, que gerará nele frutos para a vida eterna. Como o texto bem delimita, recebemos algo de Deus quando caminhamos com ele, durante todo o tempo, e pedimos algo que colocará Deus em evidência e abençoará a nossa vida de maneira duradoura.
      Caminhar com Deus não nos autoriza a pedir para ele qualquer coisa, e pedir algo que seja da vontade de Deus não legaliza a vida errada daquele que não caminha com Deus. São necessárias as duas condições. Contudo, essa ainda não é a verdadeira finalidade desse estudo.
      Não creio que faça parte do plano de Deus fazer com que seus filhos esperem tempo demais, desanimando-os a crer. Também não creio que aconteçam resultados imediatos, sem que a espera possa gerar no caráter de quem está esperando, virtudes do cidadão do reino de Deus. Portanto quem desiste de crer, ou não teve paciência para esperar o tempo devido, ou não esteve dentro dos dois limites definidos em João 15:7.
             Ah, o coração humano, como é profundamente enganoso, “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona”, livro de Provérbios, capítulo 20, versículo 5. Como pode haver engano na boca do que diz que já esperou tanto e a benção ainda não veio. “E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”, evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 9 ao 11.
      Não coloque a culpa na fé, não mude a palavra do Espírito Santo de Deus, de modo a criar apoio para uma nova maneira de crer e de explicar as coisas, uma maneira herética, também não jogue a culpa em si mesmo, dizendo que não tem mais forças para crer, Deus não muda.
      Talvez você tenha vivido toda uma vida pedindo a coisa errada, ou pedindo de maneira errada e com o objetivo errado. Talvez você tenha passado a vida, que você chama de cristã, dentro de um castelo, de muros altos e fortes, se protegendo do pecado, contudo, muros construídos com as tuas próprias forças e não com as forças de Deus.
      Talvez você tenha impedido, com uma atitude aparentemente bem intencionada, Deus de agir em você, de arrancar do teu coração a oração sincera e humilde que deixaria ele transformar a tua vida. Talvez, lá no fundo, você tenha buscado a tua própria honra, sim, para mostrar para Deus e para os homens que você é uma pessoa boa. Todavia, com isso, não deixou Deus agir, para que ele fosse glorificado em você.
      Quebre a maquete, a maquete que você fez de você mesmo, com tanta dedicação, desejando mostrar para Deus e para os homens que você poderia ser uma boa pessoa. Não há fé que levante e mantenha de pé, edifício espiritual feito através de maquete humana. Deus não precisa de maquetes, ele já tem uma referência para fazer de você um cidadão do seu reino. Essa referência é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário