sábado, novembro 11, 2017

Aos que querem ser músicos profissionais

      Amigos tecladistas evangélicos, se querem ser músicos profissionais, ganharem seus sustentos honestamente, com música,  um conselho: montem um repertório de boa música instrumental, jazz, bossa nova, música de cinema, pops mundiais. Conheçam a boa música secular e a dominem, sem preconceitos.
      Vejo músicos evangélicos querendo sobreviver de música, como não conseguem, grande parte deles arruma outra coisa pra fazer e acabam como profissionais frustrados de outras áreas. Poucos estudam seriamente e podem atuar como professores, menos ainda ganham proeminência na mídia evangélica nacional como artistas ou em bandas de artistas. 
      Por quê? Não estou generalizando, mas muito por preconceito de música secular ou mesmo por terem pouca vontade de aprender música "do mundo", como se costuma dizer. Então o conselho é: aprendam música, e nem precisam violentar seus gostos, tem muita música boa e bonita pra se aprender e então exercer o ofício com dignidade.
      Quatorze anos depois de só tocar em igreja, e com experiência de oito anos de piano erudito na infância e adolescência, eu tive que tocar de tudo pra poder sobreviver como músico profissional, depois que minha carreira de doze anos como Analista de Sistemas complicou com a crise econômica brasileira no início dos anos 1990. Sertanejo foi o que mais toquei, e fazia com o coração (se bem que naquela década até sertanejo era melhor que o atual). 
      Mas quem fez e faz baile sabe que não há espaço para preconceito se quer ser músico profissional. O lado bom é a experiência em música de tudo quanto é estilo, nacionalidade e tempo. Isso confere uma riqueza sem limites quando compomos, arranjamos ou improvisamos, assim como respeito por todos os profissionais .
      Contudo, eu realmente cresci quando parei pra montar meu repertório ao piano. Uso uma pasta com mais de trezentas músicas selecionadas e partituradas por mim, mesmo que muitas sejam baseadas nas partituras tradicionais disponíveis por aí, como os Real Books de jazz e Song Books de bossa nova e MPB. 
      Esse e o ponto deste texto: tecladistas evangélicos aprendam a tocar a boa música universal e libertem-se da vaidade equivocada que os faz acreditar que tocar cinco músicas de adoração num culto semanal faz de vocês músicos profissionais. Não me entendam errado, não estou aqui julgando a adoração espiritual prestada a Deus por ninguém através da música. Mas se quiserem trabalhar como músicos terão que abrir a mente e o coração para algo mais abrangente, que no final só aperfeiçoará suas ferramentas mesmo se for para adoração.
      No meu canal do YouTube mostro isso na prática, tenho muita coisa gravada, podem usar como sugestão de um cara de quase sessenta anos que colecionou na memória um repertório bem amplo de boa música universal, segue o link: Canal do YouTube do Zé Osório 
      Na Edição 25 da Revista Virtual TECLAS & AFINS de Maio de 2016 eu falo sobre repertório básico para Piano Bar, dou cinquenta sugestões de músicas, onde o tecladista, sem truques ou automações, pode sentar-se ao piano e mostrar o que toca de verdade, o link segue Revista Teclas & Afins - Edição 25
      Como diz aquela velha história contada nos púlpitos, quem ora pra chover tem que sair de casa com o guarda-chuva, assim, aqueles que estão orando para que portas se abram para que possam ganhar dinheiro tocando, preparem um repertório, de pelo menos três horas de música ininterrupta, talvez Deus esteja esperando isso para poder abrir portas. Espere trabalhando!

Zé Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário