terça-feira, novembro 21, 2017

Feliz o povo que tem profetas que os repreenda

      "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." Provérbios 3.11-12

      Tipos diferentes de pessoas reclamam dos ministérios da Igrejas. Existem os eternos insatisfeitos, que acham defeito em tudo e nunca estão felizes. Alguns não conseguem parar por muito tempo numa igreja local, estão sempre mudando, e sempre achando defeitos. Outros permanecem a vida toda numa mesma igreja, mas sempre reclamando, e nunca tomando uma atitude. Alguns reclamam porque estão mesmo no lugar errado, assim tomam coragem e encontram uma igreja local onde podem ser mais felizes e também fazer a igreja feliz.
      Contudo, e este é o ponto deste texto, alguns desses chatos insatisfeitos são profetas enviados por Deus. Não espere que um profeta genuíno seja um cara legal, que tenha o carisma de um evangelista ou a paciência de um pastor. Não eram assim os autênticos profetas bíblicos e nem são os contemporâneos. Se fossem legais, políticos, não teriam a coragem de cumprir sua missão: repreender o povo, incluindo a liderança. Aliás, se uma igreja está precisando de admoestação é porque a liderança, começando pelo pastor, não está fazendo a coisa certa.
      A grande maioria das igrejas atuais, todavia, não quer profetas. Os pastores os taxam de rebeldes e usam o famoso chavão de que não se deve levantar-se contra o ungido de Deus, no caso os ungidos são eles, os pastores. Esquecem-se que os profetas de Deus repreendiam reis e sumos sacerdotes, a alta liderança da nação de Israel. Então, tanto desprezam e escuraçam os profetas, que eles partem. A igreja estão fica feliz, o pastor respira em paz, mas eles não entendem que enquanto há profetas, há esperança, há o amor de Deus dando oportunidade para que o povo de Deus se conserte e mude.
      Que não nos iludamos com a ausência de profetas, sim, ela pode significar que a igreja está agradando a Deus. Mas ela pode ser simplesmente o vazio que fica quando arrogante e teimosamente insistimos em não fazer o que Deus quer façamos. A falta de profetas pode representar o silêncio da voz do Espírito Santo que de tanto clamar e não ser ouvido foi educado e se calou, entristecido.

      "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." Hebreus 12.5-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário