02/10/22

Muito para crescer (63/92)

      “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeiçãoHebreus 6.1a 

      Por que queremos ser santos? Como evangélicos entendemos que termos virtudes morais é melhor, principalmente porque nos livra de encrencas, de adultério, de gastar dinheiro com bebidas alcoólicas e cigarro. Mas na prática santidade para muitos é só isso, não adulterar, não beber e não fumar, se conseguem fazer isso já se sentem satisfeitos, enquanto isso outros pecados, principalmente aqueles pessoais que ninguém sabe, correm soltos. Muitos cristãos não entendem santidade como condição fundamental para se ter comunhão com um Deus santíssimo, para, então, receber dele ensinamentos. 
      Para muitos santidade é obedecer leis, e aí está novamente o uso errado da Bíblia, como só uma lista de sins e nãos. Ver a religião cristã assim facilita a vida, de ovelhas e de pastores, de quem obedece e de quem manda, não há necessidade de pensar, de refletir, de questionar, e assim, possivelmente, de discordar. Mas é importante entendermos que questionamento religioso não é algo só intelectual, e por achar que é, que muitos discordam do cristianismo, ainda que baseados na prática de cristãos equivocados, e até chegando a conclusões legítimas, todavia, deixando isso só em suas mentes.
      O questionamento, depois de refletido, deve ser levado a Deus, isso é o que nos faz ver a imperfeição da religião, mas humildemente crendo na perfeição de Deus, isso é entender que o cristianismo no mundo foi por caminhos sombrios, mas que Jesus sempre será a luz mais alta. Crítica pela crítica, só para achar álibis para não se aproximar de Deus e odiar homens, para nada vale. Mas de novo nos vemos diante de trabalho que muitos não querem fazer, orar a Deus, e não só pedindo algo material e agradecendo por algo material recebido, mas para vivenciar intimidade espiritual com Deus. 
      A doutrina que diz, que basta fé para se ter perdão, e perfeição moral que dá direito a um céu eterno, e que diz que todos que creem assim, indiferente do pecado, também terão o mesmo direito, acaba amarrando os cristãos. Na verdade, grande parte de evangélicos não tem ideia do que seja santidade e de porque ela é exigida, não existe um esforço diário para se alcançar santidade e aperfeiçoá-la, porque não se entende que isso tenha implicação direta no nível de existência espiritual na eternidade. Por isso tantos focam em fé e não em obras, e fé para terem coisas no mundo, não na eternidade.
      Se acreditamos que o céu está garantido, para que ser mais ou menos santos? Por outro lado, se acreditamos que o inferno é o destino dos que não são cristãos, nos moldes do que achamos que é ser cristão, para que nos importarmos em ajudar as pessoas materialmente? Basta que conheçam o evangelho e o aceitem ou não como única salvação. Há um antagonismo estranho que a crença na perfeição imediata pela fé leva, que beneficia, equivocadamente, só os que se acham salvos. Eles não precisam se esforçar, tanto para serem melhores no céu, quanto para ajudar materialmente os que não irão ao céu.
      Sob esse ponto de vista, conseguimos entender porque muitos protestantes e evangélicos estão tão presos aos templos, ao que se faz dentro deles, como se fossem castelos que os protegessem do inferno. Por isso chamam de irmãos os pares, aos outros não, no pouco que ajudam materialmente o fazem a esses “irmãos”, e se fazem aos outros é antes para tentar convertê-los à sua religião. Muitos cristãos não fazem caridade, mas só proselitismo, por acharem que exercem fé, não exercem amor, e justamente por quem, sob o ponto de vista deles mesmos, mais precisa, os que estão fora das igrejas.
      Jesus homem não teve castelo, era do mundo, daqueles que muitos religiosos judeus de seu tempo não consideravam merecedores da melhor eternidade. Hoje muitos cristãos amam criticar os fariseus, se acham melhores que eles, mas será que se estivessem no contexto religioso e histórico do primeiro século não agiriam da mesma maneira que os fariseus? Jesus trabalhou o tempo todo, não para arregimentar adeptos para uma religião, mas para servir em amor, a israelitas e gentios, ajudava neste mundo a todos, com isso com certeza fazia por merecer o melhor lugar na eternidade espiritual. 
      Mas não pensemos que Jesus fazia algo só pensando na eternidade, praticar boas obras aqui por achar que teria pagamento lá, até isso é vaidade. Jesus tinha uma urgência sem segundas intenções, uma voluntariedade pura, fazia o bem porque é o que se deve fazer, como recompensa em si mesmo, assim se é aperfeiçoado espiritualmente. Se salvação é paz com Deus, e isso se ganha sendo perdoado por Deus através da posição espiritual de Jesus, ela é só o início da caminhada, não o fim, sim, é o melhor início, mas ainda assim, só o isso. É preciso trabalhar depois em santidade e por amor para crescer. 
      “Crescer”, como assim? Talvez seja esse um dos pontos mais importantes no equívoco de muitos cristãos, eles não acham que necessitem crescer. Para eles basta crer, obedecer algumas leis morais, frequentar cultos, dar o dízimo, ler um pouco a Bíblia, orar pelo básico, e pronto. Isso, sim, é diminuir Deus, achar que a altura espiritual do Senhor é tão baixa e tão fácil de ser acessada. “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição” (Hebreus 6.1a), ah, meus queridos, a eternidade é bem mais eterna que muitos acham que é, e Deus, bem mais alto.

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01/10/22

Paciência e fé dos santos (62/92)

      “Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.Apocalipse 13.9-10

      Será que podemos usar o texto bíblico inicial como base para uma doutrina? Talvez. E se for para basear uma doutrina que se opõe a outra bem extremada? Quem sabe, mas isso não nos impede de conjecturar sobre algo que está na Bíblia. O texto não é metafórico, nem uma parábola, aliás, é bem objetivo, mas pode conter um mistério, e não está sozinho no cânone bíblico na categoria de textos, digamos assim, polêmicos. Está em Apocalipse e pode fazer parte de profecias dos últimos tempos, pelo menos assim creem, não todos, mas muitos, dessa forma pode se referir a algo que ainda ocorrerá. 
      Me chama a atenção o fato dele começar com a frase se alguém tem ouvidos, que parece nos exortar sobre algo além do óbvio, cujo significado mais profundo não pode ser entendido sem uma atenção maior. Mas ele também termina de forma enigmática, aqui está a paciência e a fé dos santos. Apesar de citar endividados morais e suas devidas penas, relaciona isso aos santos, não aos ímpios. Quem encarcera e oprime será encarcerado e oprimido, quem mata com espada com essa será morto, assim podemos concluir que quem mata com arma de fogo será morto com arma de fogo, não com arma branca. 
      Pergunto: esse texto de alguma forma não torna o conceito de condenação algo relativo, na proporção do erro? Ele pode simplesmente se relacionar à perseverança, necessária para aprovação em provas para se obter uma posição espiritual, trabalho exercido com insistência e no tempo. Mas se, como se crê tradicionalmente, fé em Jesus basta para pagar dívidas, para que outros pagamentos? Qual a relevância levantada aqui? Se usarmos o texto bíblico inicial para concluir que penas não são eternas, estaremos dizendo que o inferno pode não ser para sempre ou igual para todos os condenados. Será? 
      Quem matou, se for morto, terá pago sua dívida, quem colocou em cativeiro, se for posto em cativeiro, também estará livre da dívida. Porém, ser morto e ser colocado em cativeiro são penas distintas, então, se o pagamento for feito na eternidade o inferno não será igual, ser morto não é igual a estar em cativeiro, por outro lado, se for feito no mundo não haverá necessidade de inferno. Mas será que o que pagou a dívida com cativeiro e o que pagou com morte terão direito ao mesmo céu? Há nisso certa dificuldade para entendermos inferno e céu como eternos e iguais. Isso importa para você?
      Isso não anularia o poder do sacrifico do Cristo homem do passado, nem a posição exclusiva de Jesus espiritual hoje. Nossa fé em Jesus nos dá acesso espiritual a Deus, isso nos permite receber o perdão do Senhor, que nos deixa em paz com o Altíssimo, a paz que perdemos quando pecamos. Essa paz nos dá forças para seguirmos e permite que Deus nos ajude, o Espírito Santo habita os limpos, somos limpos assumindo pecados e tomando posse de perdão. Toda essa experiência, contudo, não nos exime de termos que pagar preços pelos nossos erros, e só quitando essas dívidas somos aperfeiçoados.
      Se há necessidade de paciência e fé ao santo, é porque o aperfeiçoamento não é instantâneo, o santo o adquire enquanto pratica boas obras morais no plano físico, ainda que pela fé em Jesus ele tenha paz com Deus e isso lhe dê direito à salvação necessária para ter o céu no plano espiritual. Fizemos assim uma distinção entre aperfeiçoamento moral e salvação. Isso é um pouco diferente da doutrina mais convencional, baseada, por exemplo, em textos como Colossenses 2.9-10, em que fé em Cristo, salvação, direito ao céu e aperfeiçoamento espiritual, é tudo obtido de uma só vez e imediatamente. 
      Você entende onde esta reflexão pode nos conduzir? O ponto não é diminuir Jesus, mas aumentar a responsabilidade do ser humano em seu aperfeiçoamento, entendendo que mesmo salvas no céu as pessoas terão níveis diferentes, conforme o que trabalharam no mundo. Não tenho dúvidas que interpretações que cristãos têm como certas da Bíblia por séculos, são só a superfície de muitos conhecimentos. Sobre Daniel e Apocalipse, por exemplo, sabemos muitos menos que achamos saber. Por que, então, estão na Bíblia? Para aprendermos a ser humildes, não arrogantes, achando que sabemos tudo. 
      Fizemos aqui uma distinção em relação ao que doutrinas cristãs tradicionais pensam sobre penas eternas e aperfeiçoamento moral. Fizemos também um rebalanceamento de importâncias da fé e das obras, mas também propomos uma interpretação diferente da relevância da existência no plano físico e no espiritual. Jesus continua como sempre será, acima de tudo, única porta para Deus e exemplo maior de excelência moral, mas as tarefas dos homens mudaram um pouco nesta ótica. Deus faz sua parte, mas se os homens não fizerem as deles não haverá aperfeiçoamento. O que você pensa sobre isso?

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30/09/22

Arrebatamento e batismo pelos mortos (61/92)

      “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 
      E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” 
I Coríntios 15.51-57
  
      Uma doutrina parece ser citada em I Coríntios 15, o arrebatamento, na afirmação num abrir e fechar de olhos. Essa é a doutrina protestante que mais tenho dificuldade de compreender, não pode ser interpretada metaforicamente, mas só ao pé da letra, e é exatamente isso que me assusta. Jesus falou sobre ela em Mateus 24.27, Paulo também fala em I Tessalonicenses 4.17. Minha dificuldade para “aceitar” esse evento não tem a ver em quando ele vai acontecer, se antes, no meio ou depois do período escatológico chamado “tribulação”.
      Minha dificuldade está em como o arrebatamento vai acontecer. Por que minha dificuldade em aceitar o como? Porque é algo sobrenatural, que acho que evangélicos aceitam, mas nem param para pensar direito no que representa. Como assim, muitos seres humanos em corpos físicos sumirão do mundo puxados por uma força espiritual, num piscar de olhos, na velocidade de um relâmpago? Milhões de pessoas vão desaparecer do planeta Terra sem uma explicação científica? Até que ponto Deus agiu, age ou agirá assim? 
      Muitos protestantes e evangélicos não sabem, mas as igrejas Católica, Ortodoxa Oriental, Anglicana (Episcopal), Luterana e muitas denominações Calvinistas, não creem num retorno preliminar de Cristo, assim, não acreditam nesse arrebatamento físico no mundo. Crer nesse evento é exceção entre cristãos, não é regra. Penso que muitos que creem no arrebatamento estão com as cabeças tão cheias de milagres, que em grande parte nem acontecem, que só o aceitam por acharem que é só mais uma extraordinariedade de Deus.
      Interessante que Paulo inicia I Coríntios 15.51 com eis aqui vos digo um mistério, o mistério citado seria o arrebatamento ou o que ele diz depois, todos seremos transformados? O tema principal do texto não é arrebatamento, mas o corpo espiritual que teremos após a ressurreição. Me faz pensar o porquê de Paulo e de escritores dos evangelhos terem citado arrebatamento como citaram, ou sabiam mais e não disseram, porque sabiam que as pessoas daquele tempo não entenderiam, ou de fato criam do jeito que registraram.
      Prefiro o meio termo, que lhes foi revelado por Deus como metáfora de algo espiritual, ainda que não soubessem, para que estivesse na Bíblia. Um argumento que fundamentalistas usam é, “a Bíblia é a palavra de Deus”, e não, “a Bíblia contém a palavra de Deus”, assim, mesmo que tenha sido montada por homens, creem que o Espírito Santo acompanhou para que fosse construída conforme vontade divina. Não tenho dúvida que a vontade de Deus prevalece, só não acho que seja da maneira que muitos acham que é. 
      Deus usa coisas diferentes para prevalecer sua vontade, incluindo manipulações e equívocos humanos. A Bíblia contém a palavra Deus e é totalmente útil a Deus assim, ainda que não coesa muitas vezes. Primeiro porque serviu a pessoas de tempos antigos, mas depois porque desafia pessoas de outros tempos. Às pessoas dos tempos antigos falou como elas podiam entender, mas às pessoas de hoje pode ainda falar, se buscarmos no Espírito Santo uma interpretação mais profunda que nós hoje podemos compreender. 
      Será que devemos continuar interpretando a Bíblia hoje no século XXI, como interpretavam as pessoas do século XIX ou antes? Crer num arrebatamento físico e ao pé da letra é a mesma coisa que acreditar que o mundo tenha sido criado em seis dias. Sim, meus queridos, Deus pode realizar um arrebatamento físico e criar o mundo em seis dias, não estamos diminuindo o poder de Deus, mas será que é assim que ele age? Isso fica por conta da fé de cada um, só pense e ore mais, antes de aceitar uma interpretação romantizada.  
      Além de ressurreição, arrebatamento e corpo espiritual, I Coríntios 15 cita uma doutrina interessante no verso vinte e nove, batismo pelos mortos. “Doutra maneira que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” Muitos criam na época de Paulo que podiam se batizar por quem não tinha sido batizado e havia morrido, legando ao morto o direito do batismo. Não entendemos que Paulo recrimine isso, também não estou julgando o costume. 
      A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) ainda tem esse costume, eis um detalhe que a Bíblia contém que passa batido a muitos. Pois é, está na Bíblia, mas muitos evangélicos não obedecem, assim eu pergunto, aos que creem que devam obedecer cegamente a toda a Bíblia, por que esse costume não é seguido? Alguns alegam que Paulo se refere a um costume pagão, não de igreja cristã, mas juntemos essa passagem polêmica a outras iguais (como a da consulta de Saul à médium em I Samuel 28).
      O que importa é seguirmos a orientação final de I Coríntios 15.58: “sede sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. O Altíssimo permitiu textos misteriosos na Bíblia, muitos o são porque nem os escritores originais, com toda a experiência que tinham com Deus, sabiam muitas das verdades mais profundas. Mas a dúvida existe por dois motivos: para que sigamos pela fé e estejamos trabalhando espiritualmente sempre, indiferente de como ou quando certas coisas ocorrerão.

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29/09/22

Ressureição e corpo espiritual (60/92)

      “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.“ 
      “E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.” 
I Coríntios 15.16-20, 40-42
 
      O capítulo quinze da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto discorre sobre vários assuntos relacionados a últimos tempos e natureza de nossos corpos no plano espiritual. Ressurreição foi uma exortação que tinha relevância para o apóstolo-teólogo naquele momento, já que muitos não criam em existência clara e vitoriosa após a morte. Hoje, os que não são ateus e materialistas, e ateus e materialistas são minoria, creem de alguma maneira em vida pós-morte, mas isso não era crença dos judeus do século I.
      O antigo testamento, baseado na Torá e em outros textos sagrados israelitas, narra a história de um povo se relacionando com um Deus espiritual, mas que liberta e guia para uma Canaã no plano físico, as promessas, vitórias e prosperidades são materiais, aqui e agora no mundo. O povo judeu da Bíblia é um povo materialista, isso influenciou muito a civilização ocidental, diferente da oriental, que orientada principalmente pelo hinduísmo e o budismo, tem uma ótica mais espiritual e do outro plano da existência. 
      Esse entendimento veo-testamentário é tão forte que mesmo o cristianismo evangélico, que crê em céu e inferno, teima em achar que o reino de Deus deve ser evidenciado aqui, por isso vemos no Brasil atual tanto interesse de evangélicos em política e em ter um presidente de sua religião. Talvez vivamos um momento que ressurreição deva ser instada veementemente, não para que sejamos ociosos no mundo e nem desrespeitosos com o planeta e a humanidade, mas para que entendamos nossa chamada espiritual maior.
      Paulo exorta que a morte neste mundo não é o fim, que depois seguimos existindo no plano espiritual, que essa outra etapa da existência será com um corpo diferente, “celestial”, não material, e que se isso não for entendido a obra redentora do Cristo é menosprezada. Mas além de repreender alguns sobre a ressurreição, Paulo cita outras doutrinas. É interessante entendermos que muitas doutrinas que temos hoje em igrejas católicas e evangélicas, foram resultados de construções gradativas, não nasceram prontas. 
      Em primeiro lugar, homens que foram testemunhas oculares dos atos de Cristo e que ouviram direto dele muitas coisas, ensinaram depois o que acharam ser o evangelho original. Depois temos Paulo, que ainda que não tenha aprendido diretamente de Jesus, codificou o cristianismo, principalmente nas orientações que deu às igrejas, muitas fundadas por ele, através das cartas. Muito do que Paulo escreveu foi direcionado a judeus convertidos, mostrando-lhes que a nova aliança de Cristo era superior a de Moisés.
      Contudo, à medida que o que entendemos como catolicismo foi imergindo, textos cristãos, ou tidos como tais, dos quatro primeiros séculos foram sendo puxados, revistos, reinterpretados, mesmo alterados, conforme aqueles que se colocavam como novos líderes do cristianismo achavam adequado. Como hoje, nos primeiros séculos havia várias seitas, com doutrinas diferentes em alguns aspectos, assim, a Igreja Católica, subtraindo e adicionando textos, foi montando o que considerava ser a doutrina cristã oficial.  
      A reforma diminuiu o cânone, enfatizou salvação por fé e descartou compras de indulgências, nivelou adeptos acabando com hierarquias e celibato. Contudo, um ponto importante é que tanto o cristianismo original, quanto o catolicismo e o protestantismo, são de certa forma seitas judaicas. A base da religiosidade israelita, pecado que separa de Deus e necessidade de sacrifício de sangue para remissão desse, continuou. Só houve substituição de sacrifícios de animais no Templo de Jerusalém por fé no sacrifício do Cristo.
      Sobre a substância de nossos corpos no plano espiritual, o exemplo bíblico mais direto está nas aparições de Jesus após ressuscitado e neste mundo (leia João 20-21). Ele podia surgir e desaparecer, percorrer distâncias na velocidade do pensamento, comer e apresentar os sinais adquiridos no corpo físico. Jesus, contudo, era especial, com “glória” especial, e no plano espiritual a “glória” não será a mesma para todos, variará conforme a qualidade moral, ainda que a substância espiritual de todos seja incorruptível.
       Paulo pode ter se referido a essa diferença na mesma carta, em I Coríntios 3.12-15. “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
      O conceito “galardão”, pouco falado em púlpitos, pode explicar as distinções, não na substância, mas na graduação moral dos seres no outro plano. Podemos entender que não serão só salvos e condenados, mas haverá nuanças entre santos e ímpios. Mas será que diferença moral também não interferirá na substância espiritual? Seres mais morais mais iluminados e seres menos morais mais entrevados? O certo é que uma grande maioria de cristãos, ocupada com o mundo, entende pouco sobre ressurreição e corpo espiritual. 

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28/09/22

O amor de Deus é eterno (59/92)

      “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” I Coríntios 13.13

      O cristianismo no mundo não tem propriedade exclusiva sobre Cristo, mas como certas religiões professam o nome de Jesus de forma mais direta, há mais possibilidade dos homens conhecerem a Jesus nelas. Cristo, contudo, está muito além das religiões, seu amor é muito maior, nele não há penas eternas, mas misericórdias eternas, ainda que haja justiça e colheita de plantios ruins. A religião da eternidade é Cristo, não o cristianismo, é Jesus, não o catolicismo ou o protestantismo, é luz, não trevas, é vida eterna, não morte eterna. Podemos entender que há penas eternas por alguns textos bíblicos? Sim, mas por outros textos podemos entender outra coisa. A verdade está no Espírito Santo, busquemo-lo. 
      “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30.5). Quem pode afirmar que o inferno, apesar de terrível, não durará só uma noite? Que duração terá essa noite? Pode ser de alguns meses, como pode ser de anos. Será eterna? Será que Deus se ira para sempre? “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” (Mateus 5.22). Por outro lado será que passarei a eternidade no inferno por ter me irado? Jesus não teve a intenção de dizer isso. 
      O objetivo de ter sido tanto usado o termo “inferno eterno” no novo testamento foi enfatizar, principalmente para um ser humano do século um, a seriedade do pecado, principalmente o pecado interior que havia mesmo embaixo da aparência religiosa que líderes religiosos judeus pregavam. Foi conveniente à igreja católica manter textos com esse viés no cânone, por isso a Bíblia não pode ser interpretada ao pé da letra, precisa sempre do discernimento vivo do Espírito Santo. Muitos cristãos não aceitam que há ensinos antagônicos na Bíblia, ela não é coesa, assim os que dizem que só creem no que está na Bíblia precisam conhecer melhor a Bíblia, ou então assumir que só creem em um dos lados dela. 
      Existe nos textos bíblicos um “Deus” que se ira, que se vinga, que destrói e pune dura e eternamente? Sim, existe esse “Deus” na Bíblia. Mas também existe um Deus que ama e ama a todos, mesmo os que se colocam como inimigos dos cristãos, que não disciplina para sempre, e veja que usei o termo “disciplina”, não “pune”, que recebe o que reconhece seu pecado e pede perdão. O ponto é que o cristianismo tradicional não considera livre arbítrio na eternidade, mas só no mundo. Mas meus queridos, se em tão pouco tempo que vivemos aqui mudamos tanto, por que não mudaríamos tendo toda a eternidade, sem as distrações e limites da matéria, do espaço e do tempo? Se isso ocorrer, nosso inferno não seria convertido em céu? 
      Nada que estou supondo aqui, e estou apenas pensando contigo, supondo coisas, diminui o melhor do cristianismo que experimentamos no mundo. O poder exclusivo do nome de Jesus nas mais elevadas regiões espirituais, o exemplo de vida moral mais alta que ele nos ensinou, a sabedoria tão linda contida em tantos textos bíblicos, de Salmos ao evangelho de João, de Jó à primeira epístola de Paulo aos coríntios, da história da nação de Israel rumo à Canaã às viagens missionárias dos primeiros discípulos, dos mistérios de Gênesis aos de Apocalipse, tudo isso é verdade se interpretado com o Espírito Santo. Mas considere a possibilidade, só considere, de eterno ser o amor de Deus e o livre arbítrio humano, não a ira divina. 
      Não, caríssimos irmãos protestantes e evangélicos, isso não é passar a mão na cabeça de pecador ou diminuir a santidade de Deus, de forma alguma, isso também não é facilitar a espiritualidade dos seres humanos. Isso apenas leva-nos a entender a eternidade do espírito e a temporariedade da matéria, sendo matéria só oportunidade para aperfeiçoar o espírito. Nossa existência limitaria-se a uma? O que seriam os novos céus e a nova terra citados na Bíblia, só lugares de descanso eterno para não se fazer nada? Não, existir eternamente é trabalhar eternamente, a felicidade está em servir, não em permanecer inerte em estado de comtemplação. O que nos impulsiona nesse trabalho é o amor de Deus rumo à sua santidade.  

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27/09/22

Qual a religião da eternidade? (58/92)

      “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.Lamentações 3.22-23

      Será que há só uma religião no plano espiritual, que exige que todos creiam de uma maneira e que pune quem não crê assim? Entender a existência de uma única religião na eternidade é entender Deus impondo a todos uma única maneira de entender o universo, principalmente o plano espiritual, de acordo com uma religião que existe no mundo e que foi estabelecida por homens. Isso seria considerar o cristianismo (do mundo) como a perfeita vontade de Deus para guiar o homem, ignorando fatos sérios. Um fato são os terríveis erros que a igreja católica cometeu na história, como as cruzadas, a inquisição, o negacionismo científico, e mesmo sua omissão em eventos como a segunda guerra mundial. 
      Nesses erros não estão fora os protestantes, que também têm comedido sérios erros, principalmente atualmente, quando se envolvem com política, negacionismo e materialismo. Outro fato é ignorar outras religiões, como o hinduísmo, o islamismo, o budismo, o confucionismo, os espiritismos, que possuem uma enorme quantidade de adeptos. O mundo ocidental europeu desinformado desprezou por muito tempo os mundos árabe, oriental, africano, e mesmo povos americanos tradicionais, como se ele fosse maioria e mais importante no planeta. Todos esses outros mundos estão condenados ao inferno, que muitos cristãos acham que existe, só por não serem cristãos, ou por não serem europeus ou descendentes?
      Achar que na eternidade haverá só uma religião implica crer que Deus considera uma religião do mundo e desconsidera as outras. Entenda certo, cristão, não estou dizendo que sua crença seja banal ou só mais uma, mas estou levantando a possibilidade dessa ser só sua crença pessoal, que Deus respeita como respeita outros seres humanos com outras crenças, ainda que sua crença seja especial. Não estou tirando de Jesus sua posição exclusiva, no mundo e na eternidade, não creio assim. Acredito que apesar do cristianismo do mundo, catolicismo e protestantismo dentre outras seitas, Jesus foi, é e sempre será o melhor caminho, a mais pura verdade e a vida mais próxima do melhor plano de Deus para os homens. 
      Ainda que Jesus seja singular, Deus respeita quem não o conhece como os cristãos o conhecem, porque, meu querido irmão e minha querida irmã que me lê, você já se atentou ao tamanho do planeta? Você já pensou sobre o número de seres humanos que o habitam? Nos cinco continentes, com línguas, raças, níveis culturais e financeiros diferentes? Você já refletiu como é criada uma criança no meio da China, na selva da África, nas favelas do Haiti ou no Afeganistão dominado por extremistas do Islã? Não, meus amigos, ainda no século XXI não é todo mundo que pode conhecer a Jesus como você conhece, frequentar uma igreja evangélica ou uma catedral católica, mas ainda assim Deus ama toda a humanidade. 
      As doutrinas do catolicismo e do protestantismo não constituirão o livro de leis que regerá a eternidade, pelo menos não integralmente. Assim, meus queridos irmãos cristãos, católicos e demais, estejam felizes e sejam úteis em suas crenças, mas tenham as mentes abertas e preparem-se. Quando passarem para o outro lado encontrarão o Jesus real, puro e perfeito, sem as capas de corrupção que as religiões cristãs lhe impuseram no plano físico. Esse Jesus receberá todos com amor, abaixo dele poderá estar Krishna, Maomé, Buda, Confúcio, Kardec e outros fundadores de religiões, também esperando com afeto, mas ninguém tem a posição de Jesus, e acima dele, só Deus. Sejamos humildes, não sabemos tudo. 
      Creio que uma coisa é certa, na eternidade uns seres humanos se sentirão em paz e próximos a Deus, num “céu”, e outros seres humanos se sentirão atormentados e longe de Deus, num “inferno”. Qual a motivo dessa paz e desse tormento? Seria o fato deles terem professado no mundo a religião cristã ou não? Não necessariamente, com certeza muitos que conheceram na prática o que Jesus ensinou terão grandes possibilidades de estarem em paz, ainda que não tenham sido católicos, protestantes ou de outras seitas cristãs. Para aceitarmos isso precisamos enxergar Jesus além das religiões cristãs, muito mais maravilhoso que elas dizem que ele é. Busque a Deus com todo o coração e você entenderá isso.

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26/09/22

Você crê em céu e inferno? (57/92)

      “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3.9

      A teologia de penas eternas, que diz que após a morte as pessoas poderão ter dois destinos irrevogáveis e extremos, é relevante hoje no cristianismo? Em que, crer no céu e no inferno na eternidade, interfere na vida dos homens na realidade deste mundo? Muda alguma coisa na tua vida? Você pensa nisso quando faz tuas escolhas, quando tenta ser um ser humano melhor? Ou nem pensa a respeito, faz o que pode e entrega o resto nas mãos de Deus, sem esquentar muito a cabeça? 
      Ocorre que muitos que têm certeza do céu não se esforçam para serem melhores, creem na salvação e o que são já lhes basta ser. Já outros, que têm certeza do inferno, não sofrem por serem piores, acham que estão condenados e nada pode mudar isso. Mas alguns preferem não ter certeza de nada, acham que quando morrerem tudo acabará, ou no máximo todos irão para o mesmo limbo, todavia, isso torna as vidas desses absolutamente sem sentido e isenta de responsabilidades. 
      A verdade é que a eternidade não muda ninguém, a única coisa que nos muda é a existência temporária no mundo com certeza da morte, que faz com que queiramos ser melhores ainda que só para retardar o fim. Contudo, mais que o medo, o que mais nos transforma é o amor, ainda que não demos importância ao que vem depois da existência no mundo, desejamos ser melhores para fazermos felizes quem amamos. Jesus deu muita importância no evangelho a amar ao próximo. 
      Até que ponto certeza de salvação e de condenação eterna faz diferença nas vidas das pessoas neste mundo? Muitos aceitam isso porque é dogma de suas religiões, mas na verdade nunca pensaram seriamente no tema, se refletissem melhor a respeito talvez mudassem de ideia. Será que muitos hoje, no século XXI, são fiéis às igrejas porque têm medo do inferno? Não creio que a maioria dos cristãos, católicos ou protestantes, pense assim nos dias atuais, os dias são hipócritas. 
      Algo é certo, muitos buscam religiões, principalmente a evangélica, porque temem o diabo, não pelo que ele pode levá-los a ser espiritualmente na eternidade, mas pelo que ele pode fazer-lhes neste mundo na área material. Nisso a igreja católica teve sucesso, deu poder ao diabo e o usou para amarrar as pessoas a ela, mais do que usou o amor divino. O ponto é que muitos querem se livrar do diabo sendo bons religiosos no mundo, não sendo pessoas melhores para a eternidade. 
      Responda-me honestamente: você de fato aceita, sem dúvidas ou qualquer espécie de peso, que alguém que convive com você no trabalho ou que é um parente teu, por não ser cristão como você é, vai passar a eternidade no inferno? Muitos podem dizer, “mas o inferno existe para pessoas realmente más”, mas mesmo assim, será que ninguém pode mudar com o tempo? É mau porque gosta? Não tem motivos justificados para não ser alguém civilizado e merecedor do céu? 
      Muitos até fazem certas considerações, mas estão presos à religião que diz que certas coisas são assim porque Deus quer e nós não podemos ir contra. Novamente caímos no questionamento tanto feito aqui: quem são esses que dizem que Deus pensa assim? A Bíblia, os dogmas, a teologia tradicional? Não vou me estender no tema, vou apenas dizer: busque a Deus, pergunte a ele sobre algumas coisas, sem medo de discordar da religião, peça que ele te mostre a verdade. 
      A verdade é que o ser humano já mudou, não aceita mais o falso cristianismo como aceitavam os seres humanos de séculos passados, ocorre somente que a maioria dos seres humanos ainda não teve coragem de assumir a mudança. Assim continuam indo a missas e cultos, ouvindo muitas coisas, mas jogando a maior parte dessas coisas no lixo, retêm apenas o que lhes interessa. Vivemos tempos de hipocrisia religiosa, as pessoas querem parecer cristãs, mas não serem de fato. 
      Só os sofrimentos extremos, do tempo que muitos chamam de final e que abaterão todo o planeta, para acabar com essa hipocrisia, e esse tempo se aproxima. A humanidade terá que passar por uma enorme pressão para se livrar dos misticismos e superstições do falso cristianismo, e então entender a simplicidade do evangelho que Jesus ensinou há quase dois milênios atrás. Os homens já usaram todo o tempo que tinham para serem crianças, o momento de crescer urge. 
      Talvez uma visão mais pragmática da vida, onde se busca qualidade de vida no mundo, não só visando riqueza para todos, mas justiça social e respeito com o planeta, seja melhor, conduza as pessoas a tratarem todos com mais respeito, que simplesmente crer que uma decisão de fé livra do inferno e dá o céu para sempre. Até que ponto tantos que se acham melhores e mais próximos de Deus por seguirem o cristianismo de religiões, são de fato seres humanos espirituais? 
      Num juízo final, o que será cobrado? Teoria ou prática? Fé cega ou inteligente? Cuidado, os que creem no inferno, ele pode existir justamente para pessoas como vocês, não para os outros, como diz o ditado, “quem deve, teme”. Quanto aos que vivem com humildade e justiça, que amam a todos, indiferente de cor de pele, sexualidade, religião, poder aquisitivo, e que respeitam mistérios espirituais e não se acham donos da verdade, nada têm a temer, Deus os conhece bem.

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