terça-feira, setembro 27, 2022

Qual a religião da eternidade? (58/92)

      “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.Lamentações 3.22-23

      Será que há só uma religião no plano espiritual, que exige que todos creiam de uma maneira e que pune quem não crê assim? Entender a existência de uma única religião na eternidade é entender Deus impondo a todos uma única maneira de entender o universo, principalmente o plano espiritual, de acordo com uma religião que existe no mundo e que foi estabelecida por homens. Isso seria considerar o cristianismo (do mundo) como a perfeita vontade de Deus para guiar o homem, ignorando fatos sérios. Um fato são os terríveis erros que a igreja católica cometeu na história, como as cruzadas, a inquisição, o negacionismo científico, e mesmo sua omissão em eventos como a segunda guerra mundial. 
      Nesses erros não estão fora os protestantes, que também têm comedido sérios erros, principalmente atualmente, quando se envolvem com política, negacionismo e materialismo. Outro fato é ignorar outras religiões, como o hinduísmo, o islamismo, o budismo, o confucionismo, os espiritismos, que possuem uma enorme quantidade de adeptos. O mundo ocidental europeu desinformado desprezou por muito tempo os mundos árabe, oriental, africano, e mesmo povos americanos tradicionais, como se ele fosse maioria e mais importante no planeta. Todos esses outros mundos estão condenados ao inferno, que muitos cristãos acham que existe, só por não serem cristãos, ou por não serem europeus ou descendentes?
      Achar que na eternidade haverá só uma religião implica crer que Deus considera uma religião do mundo e desconsidera as outras. Entenda certo, cristão, não estou dizendo que sua crença seja banal ou só mais uma, mas estou levantando a possibilidade dessa ser só sua crença pessoal, que Deus respeita como respeita outros seres humanos com outras crenças, ainda que sua crença seja especial. Não estou tirando de Jesus sua posição exclusiva, no mundo e na eternidade, não creio assim. Acredito que apesar do cristianismo do mundo, catolicismo e protestantismo dentre outras seitas, Jesus foi, é e sempre será o melhor caminho, a mais pura verdade e a vida mais próxima do melhor plano de Deus para os homens. 
      Ainda que Jesus seja singular, Deus respeita quem não o conhece como os cristãos o conhecem, porque, meu querido irmão e minha querida irmã que me lê, você já se atentou ao tamanho do planeta? Você já pensou sobre o número de seres humanos que o habitam? Nos cinco continentes, com línguas, raças, níveis culturais e financeiros diferentes? Você já refletiu como é criada uma criança no meio da China, na selva da África, nas favelas do Haiti ou no Afeganistão dominado por extremistas do Islã? Não, meus amigos, ainda no século XXI não é todo mundo que pode conhecer a Jesus como você conhece, frequentar uma igreja evangélica ou uma catedral católica, mas ainda assim Deus ama toda a humanidade. 
      As doutrinas do catolicismo e do protestantismo não constituirão o livro de leis que regerá a eternidade, pelo menos não integralmente. Assim, meus queridos irmãos cristãos, católicos e demais, estejam felizes e sejam úteis em suas crenças, mas tenham as mentes abertas e preparem-se. Quando passarem para o outro lado encontrarão o Jesus real, puro e perfeito, sem as capas de corrupção que as religiões cristãs lhe impuseram no plano físico. Esse Jesus receberá todos com amor, abaixo dele poderá estar Krishna, Maomé, Buda, Confúcio, Kardec e outros fundadores de religiões, também esperando com afeto, mas ninguém tem a posição de Jesus, e acima dele, só Deus. Sejamos humildes, não sabemos tudo. 
      Creio que uma coisa é certa, na eternidade uns seres humanos se sentirão em paz e próximos a Deus, num “céu”, e outros seres humanos se sentirão atormentados e longe de Deus, num “inferno”. Qual a motivo dessa paz e desse tormento? Seria o fato deles terem professado no mundo a religião cristã ou não? Não necessariamente, com certeza muitos que conheceram na prática o que Jesus ensinou terão grandes possibilidades de estarem em paz, ainda que não tenham sido católicos, protestantes ou de outras seitas cristãs. Para aceitarmos isso precisamos enxergar Jesus além das religiões cristãs, muito mais maravilhoso que elas dizem que ele é. Busque a Deus com todo o coração e você entenderá isso.

Leia na postagem de ontem e na de
amanhã as outras partes desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário