quinta-feira, setembro 29, 2022

Ressureição e corpo espiritual (60/92)

      “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.“ 
      “E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.” 
I Coríntios 15.16-20, 40-42
 
      O capítulo quinze da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto discorre sobre vários assuntos relacionados a últimos tempos e natureza de nossos corpos no plano espiritual. Ressurreição foi uma exortação que tinha relevância para o apóstolo-teólogo naquele momento, já que muitos não criam em existência clara e vitoriosa após a morte. Hoje, os que não são ateus e materialistas, e ateus e materialistas são minoria, creem de alguma maneira em vida pós-morte, mas isso não era crença dos judeus do século I.
      O antigo testamento, baseado na Torá e em outros textos sagrados israelitas, narra a história de um povo se relacionando com um Deus espiritual, mas que liberta e guia para uma Canaã no plano físico, as promessas, vitórias e prosperidades são materiais, aqui e agora no mundo. O povo judeu da Bíblia é um povo materialista, isso influenciou muito a civilização ocidental, diferente da oriental, que orientada principalmente pelo hinduísmo e o budismo, tem uma ótica mais espiritual e do outro plano da existência. 
      Esse entendimento veo-testamentário é tão forte que mesmo o cristianismo evangélico, que crê em céu e inferno, teima em achar que o reino de Deus deve ser evidenciado aqui, por isso vemos no Brasil atual tanto interesse de evangélicos em política e em ter um presidente de sua religião. Talvez vivamos um momento que ressurreição deva ser instada veementemente, não para que sejamos ociosos no mundo e nem desrespeitosos com o planeta e a humanidade, mas para que entendamos nossa chamada espiritual maior.
      Paulo exorta que a morte neste mundo não é o fim, que depois seguimos existindo no plano espiritual, que essa outra etapa da existência será com um corpo diferente, “celestial”, não material, e que se isso não for entendido a obra redentora do Cristo é menosprezada. Mas além de repreender alguns sobre a ressurreição, Paulo cita outras doutrinas. É interessante entendermos que muitas doutrinas que temos hoje em igrejas católicas e evangélicas, foram resultados de construções gradativas, não nasceram prontas. 
      Em primeiro lugar, homens que foram testemunhas oculares dos atos de Cristo e que ouviram direto dele muitas coisas, ensinaram depois o que acharam ser o evangelho original. Depois temos Paulo, que ainda que não tenha aprendido diretamente de Jesus, codificou o cristianismo, principalmente nas orientações que deu às igrejas, muitas fundadas por ele, através das cartas. Muito do que Paulo escreveu foi direcionado a judeus convertidos, mostrando-lhes que a nova aliança de Cristo era superior a de Moisés.
      Contudo, à medida que o que entendemos como catolicismo foi imergindo, textos cristãos, ou tidos como tais, dos quatro primeiros séculos foram sendo puxados, revistos, reinterpretados, mesmo alterados, conforme aqueles que se colocavam como novos líderes do cristianismo achavam adequado. Como hoje, nos primeiros séculos havia várias seitas, com doutrinas diferentes em alguns aspectos, assim, a Igreja Católica, subtraindo e adicionando textos, foi montando o que considerava ser a doutrina cristã oficial.  
      A reforma diminuiu o cânone, enfatizou salvação por fé e descartou compras de indulgências, nivelou adeptos acabando com hierarquias e celibato. Contudo, um ponto importante é que tanto o cristianismo original, quanto o catolicismo e o protestantismo, são de certa forma seitas judaicas. A base da religiosidade israelita, pecado que separa de Deus e necessidade de sacrifício de sangue para remissão desse, continuou. Só houve substituição de sacrifícios de animais no Templo de Jerusalém por fé no sacrifício do Cristo.
      Sobre a substância de nossos corpos no plano espiritual, o exemplo bíblico mais direto está nas aparições de Jesus após ressuscitado e neste mundo (leia João 20-21). Ele podia surgir e desaparecer, percorrer distâncias na velocidade do pensamento, comer e apresentar os sinais adquiridos no corpo físico. Jesus, contudo, era especial, com “glória” especial, e no plano espiritual a “glória” não será a mesma para todos, variará conforme a qualidade moral, ainda que a substância espiritual de todos seja incorruptível.
       Paulo pode ter se referido a essa diferença na mesma carta, em I Coríntios 3.12-15. “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
      O conceito “galardão”, pouco falado em púlpitos, pode explicar as distinções, não na substância, mas na graduação moral dos seres no outro plano. Podemos entender que não serão só salvos e condenados, mas haverá nuanças entre santos e ímpios. Mas será que diferença moral também não interferirá na substância espiritual? Seres mais morais mais iluminados e seres menos morais mais entrevados? O certo é que uma grande maioria de cristãos, ocupada com o mundo, entende pouco sobre ressurreição e corpo espiritual. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário