domingo, junho 03, 2012

Uma capa e alguns pergaminhos...

        “Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.”, II Timóteo 4:12.

Paulo, um homem importante, culto, com liberdade política, religiosa e cultural pronto para falar com qualquer um, seja erudito ou simples, judeu ou gentio. Convertido, comunicou o evangelho para boa parte do mundo de sua época e deixou como herança, além das igrejas fundadas, seus textos, cartas que ele escreveu àqueles que conheceram o evangelho através dele.
As cartas a Timóteo foram escritas no final da vida de Paulo, quando ele estava preso, sim, esse foi o reconhecimento que o mundo deu para esse notável homem de Deus, a perseguição, a prisão e a morte. Contudo, o que me chamou a atenção foi o pedido que ele fez a Timóteo, seu discípulo, estando encarcerado: “...traze-me a capa ...e os livros...”, tão significativo esse pedido.
Um homem que deve ter sido criado com uma formação de boa qualidade, um homem que era poderoso, antes da conversão, membro da elite hierárquica da religião judaica, que devia desfrutar de uma vida de fartura material. Ele, contudo, no momento final da vida, solicitou ao amigo que lhe trouxesse a capa, será que ele tinha outra além dessa? No versículo 21 do mesmo capítulo, ele pede a Timóteo que viesse visitá-lo antes que o inverno chegasse.
Ele também solicita ao amigo que trouxesse os livros, um homem que deveria ter quase nenhuma posse, poucas roupas, mas que dava importância aos livros. É bem possível que fossem textos religiosos, mas poderiam ser também outros tipos de textos. De minha parte senti nesse pedido a humildade de um homem desprendido de valores materiais, contudo um homem de ideias, de leituras, de estudos, e é claro, de prática de uma vida piedosa, como deve ser a de um genuíno discípulo de Jesus.
Bem, tire suas conclusões da vida desse que, muitos dizem, legislou a igreja como corpo de Cristo, que materializou a reino de Deus entre os homens, registrando orientações administrativas, morais, materiais e principalmente espirituais, que devem nortear as comunidades cristãs não somente do primeiro século, como de todos os tempos.
Uma peça de roupa e alguns livros, isso bastaria para que você encerra-se sua vida? E uma vida sem qualquer aprovação de homens, sem honra, Paulo deixa bem claro nesse, que é o último capítulo da segunda carta a Timóteo, que até seus amigos e mesmo companheiros de ministérios o abandonaram. Mas ele não exigiu nada, estava tranquilo em Deus, pra ele bastava uma capa e alguns pergaminhos...

Quanto a mim, já estou sendo derramado como oferta de libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.”, II Timóteo 4:6-7.
 .

2 comentários:

  1. Pura verdade pra quem ama a palavra de Deus.
    Pr. Abraão

    ResponderExcluir
  2. Pastor, a palavra de Deus é completa, tem ensinos espirituais, provérbios sociais, mesmo orientações de saúde e de higiene, mas eu amo quando o Espírito Santo cria poesia, nas palavras, principalmente de Davi, mas também nos exemplos de vida, como nesse testemunho de Paulo, abraço, querido.

    ResponderExcluir