domingo, janeiro 06, 2013

Para onde olhar?

Considerações sobre João 8.3-11.

      "Então os escribas e fariseus lhe trouxeram uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio de todos, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Na Lei, Moisés nos ordena que tais mulheres sejam apedrejadas. E tu, que dizes?

      Os fariseus colocaram a mulher pega em pecado no meio da roda, eles olhavam o erro e não a pessoa, acorrentavam a mulher ao adultério, ao passado, ao invés de a virem perdoada no presente para seguir em paz no futuro, o tolo olha para trás.

      “Eles diziam isso para colocá-lo à prova, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.”

      Jesus virou os olhos para aquilo que os fariseus estavam enfatizando, desconsiderou o pecado, procurava no chão a alma humilhada da mulher, Jesus buscava uma solução para que o ser humano fosse restaurado, uma maneira de olhar para frente.

      “Mas, como insistissem em perguntar, ergueu-se e disse-lhes: Quem dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela. E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão.”

      Na insistência do insensato, Jesus encara-o de frente, repreende a raiz do problema, revela a visão equivocada dos fariseus, Cristo identificou o problema real, que era a hipocrisia e não o adultério.

      “Ao ouvirem isso, todos foram saindo um a um, começando pelos mais velhos; e ficaram apenas Jesus e a mulher, em pé no mesmo lugar.

      Quando o pecador que deseja permanecer no pecado é confrontado, ele foge da luz, envergonhado, os fariseus não podiam olhar a justiça que é Cristo.

      “Levantando-se e não vendo ninguém senão a mulher, Jesus lhe perguntou: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ela respondeu: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não peques mais.

      Finalmente a mulher pode ser orientada, é assim que Deus olha o que errou, mas que deseja parar de errar, Ele não o humilha, não o envergonha, age com simplicidade e objetividade, sem perda de tempo, para isso basta um olhar de amor do Senhor, e o pecador se sente em paz, perdoado, com forças para olhar para frente, e seguir, como uma nova criatura, liberto de seu passado.

      Para onde você está olhando?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário