quinta-feira, janeiro 17, 2013

Um sistema falido

    “E disse para o homem: Porque deste ouvidos à voz da tua mulher e comeste da árvore da qual te ordenei: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; com sofrimento comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e ervas daninhas; e terás de comer das plantas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste tirado; porque és pó, e ao pó tornarás.” (Gênesis 3.17-19)

Em relação à serpente (o animal e o Diabo que a possuiu) e à mulher, Deus revelou o que lhes aconteceria de mal, após o pecado original, foi algo que ocorreria diretamente com eles. Com relação ao homem, porém, o mal aconteceria com a terra, com o planeta. Por causa disso é que a vida do homem se tornaria difícil, depois da primeira transgressão.
Eu acredito, como acontece sempre, que o mal do planeta não passaria a acontecer por alguma “maldição” direta de Deus naquele momento. Deus já tinha isso previsto quando disse que o homem não deveria pecar. Eu creio, e isso é a minha opinião, que todo o sistema de vida do nosso planeta, a ordem ecológica, a interdependência de todos os seres vivos, animais e vegetais, entraram em crise a partir do pecado, exatamente porque o homem dominaria a terra, a partir daí, com injustiça, com maldade, com egoísmo, usando, destruindo e não se preocupando em preservar.
Bem, isso é o que os ecologistas e defensores do meio ambiente dizem atualmente.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário