quinta-feira, janeiro 03, 2013

Faça sua parte, só isso

    “Levantando então os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, Jesus disse a Filipe: Onde compraremos pão para que comam? Disse-lhe André, um dos discípulos, irmão de Simão Pedro: Aqui está um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isso para tanta gente?
Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os à vontade entre os que estavam sentados; e fez o mesmo com os peixes. E quando todos ficaram satisfeitos, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca.
João 6.5, 8-9, 11-12

A passagem é conhecida, nesta reflexão vou me ater à participação de André no ocorrido. Ele não foi o homem da fé final, que multiplicou o alimento, mas ele foi o que levou o pouco que tinha, com toda a racionalidade que possuía, àquele que podia fazer o milagre.
Muitas vezes a missão que Deus nos está dando não é realizar o grande milagre, e nós, culpados e inseguros que nos sentimos, achamos que temos essa responsabilidade. Não, para André bastou levar o rapaz que tinha os cinco pães e os dois peixes até Jesus, veja que os pães e os peixes nem dele eram, mas ele teve a pronta iniciativa de levar o rapaz até quem podia fazer o milagre.
Entre os que tinham subido à festa para adorar estavam alguns gregos. Eles se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediram-lhe: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e os dois avisaram Jesus.” (João 12.20-22). Pelo visto essa era uma característica da personalidade de André, nesta outra passagem Filipe não leva os gregos diretamente a Jesus, mas vai a André, que provavelmente tomou a decisão final e objetiva de ir ao mestre. Novamente André não tinha o primeiro lugar, não era ele quem os gregos procuravam, mas não se acomodou com o terceiro, tomou posse do segundo lugar como o intermediário entre Filipe e Cristo.
Obediência, fazer não aquilo que os outros nos cobram, que parece o mais espiritual, mas aquilo que é a nossa parte, por menor que pareça, isso é o que Deus deseja de nós. Talvez nesse momento você não precisa ter a fé que sustente uma multidão, apenas precisa entregar a Jesus seus cinco pães e seus dois peixes, só isso, o resto o Senhor fará.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário