sábado, março 30, 2013

Crente pode ficar endemoniado?

Crente pode ficar endemoniado? Bem, podemos dar várias respostas para essa pergunta, uma delas é que pode, se não houver vigilância, todos podem. Outra, é que não, já que se existe o Espírito Santo no coração, demônio não pode entrar. Contudo, gostaria de refletir sobre um meio termo, não a possessão demoníaca, mas uma disposição totalmente demonizada.
Sim, o crente pode abrir uma brecha tão grande em sua vida que permita que a opressão demoníaca controle seu falar, seu sentir e seu viver, esse não tem o espírito possuído, mas tudo aquilo que o faz interagir com a realidade. No meio da igreja, entre os crentes, mesmo entre a liderança, já vi casos assim.
Então voltamos à questão das brechas (veja reflexão "Brechas"), elas devem ser detectadas no início, como um tumor, e prontamente fechadas. Caso contrário, a brecha pode se abrir e permitir que alma e a mente adquiram um comportamento demonizado. O que abre as brechas nós vimos na outra reflexão, é a inveja, o ciúme, a ira, os vícios e mesmo os exageros da carne, a glutonaria, etc.
Atitudes demonizadas podem ser percebidas quando existe, sutilmente, uma disposição do mal, nos crentes essas atitudes podem vir disfarçadas mesmo de espiritualidade, de zelo pela obra, mas quando não existe amor e temor, exortação e crítica se tornam acusação do Diabo. Devemos tomar cuidado, andar em oração constante, pedindo a Deus misericórdia, humildade e discernimento, para que o nosso falar, sentir e agir, sejam o falar, o sentir e o agir de Jesus.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário