sábado, março 16, 2013

Estabelecimento do ministério musical por Davi

         Farei uma reflexão rápida em cima das passagens de I Crônicas 23.1-5 e 25.1-8:

        1º “Estando já velho e avançado em idade, Davi constituiu seu filho Salomão rei sobre Israel. Ele reuniu todos os chefes de Israel, como também os sacerdotes e levitas. Os levitas maiores de trinta anos foram contados e, de acordo com o seu registro, o total foi de trinta e oito mil homens. Disse Davi: Destes, vinte e quatro mil se encarregarão do trabalho do templo do SENHOR; seis mil servirão como oficiais e juízes; quatro mil como porteiros; e quatro mil louvarão ao SENHOR com os instrumentos que eu fiz para o louvar.”

     Os levitas músicos, assim como todos os outros que serviam efetivamente no templo, eram selecionados entre os levitas com mais de trinta anos, portanto homens maduros e experientes.

        2º “Davi, juntamente com os capitães do exército, também separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, liras e címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra, segundo o seu serviço:”

    O levita músico não toca seu instrumento, não canta, ele profetiza através da música.

        3º “Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela. Os filhos de Asafe estavam a cargo de Asafe, que profetizava sob a direção do rei.”

        A liderança dos levitas músicos é diretamente do rei, no caso atual, do pastor da igreja.

      4º “De Jedutum: os filhos de Jedutum foram seis: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias. Eles estavam a cargo de seu pai, Jedutum, que profetizava com a harpa, louvando ao SENHOR e dando-lhe graças.”

       Novamente o termo “profetizava com a harpa”, não é tocar uma música tecnicamente excelente, não só isso, mas manifestava dons espirituais através da música.

        5º “De Hemã: os filhos de Hemã foram Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliatá, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote. Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei, conforme a promessa de Deus de exaltá-lo. Deus deu a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos esses estavam sob a direção de seu pai, trabalhando na música do templo do SENHOR, com címbalos, liras e harpas para o serviço do templo de Deus.”

        Ministrar a música no templo era trabalho, sustentado pela nação israelita, portanto os levitas tinham tempo e amparo para fazer o melhor.

        6º “E Asafe, Jedutum e Hemã estavam sob a direção do rei. O número deles, com seus parentes instruídos em cantar ao SENHOR, todos eles peritos, era de duzentos e oitenta e oito. Os seus cargos foram designados por sortes, todos igualmente, jovens e idosos, mestres e aprendizes.”

      Sim, eram tecnicamente peritos, com talento musical especial, os melhores em sua área. O termo aprendiz também sugere que os levitas não começavam seu trabalho assim diretamente, mas passavam por um aprendizado, um aperfeiçoamento, até se tornarem mestres.

        7º A importância da música no templo, o centro da religião israelita, pode ser notada em duas coisas: primeiro é que a música era entoada durante todo o tempo e não somente nos momentos em que a congregação se reunia ou cantava junto. Segundo, é que mesmo a leitura das escrituras era feita de maneira melódica através de uma manifestação musical simples (poucas notas e andamento uniforme), mas constante.

      Finalizando, o que mais me chama a atenção é a frase “profetizava com a harpa”, não era simplesmente uma boa música que era expressada, mas o dom do Espírito Santo. Veja que Hemã, um dos três escolhidos para ministrar a música, não era somente um músico talentoso e experiente, mas um “vidente do rei”, sensível às revelações do Espírito Santo e atento à voz do Senhor.   

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