terça-feira, março 26, 2013

Avivamento: o que é?

         Avivamento é uma intervenção de exceção, não é plano original de Deus, sabe por quê? Porque originalmente ele não seria necessário, aliás, o termo melhor seria REavivamento e não avivamento. O avivamento deve ser disposição presente em todo novo convertido, quando nos convertemos ao Evangelho estamos avivados, visto que estamos no primeiro amor.
Se usarmos as palavras de maneira mais severa, dizer que a pessoa precisa de avivamento significa que a pessoa precisa se converter, mas não é isso que queremos, quando usamos o termo. Contudo, se há a necessidade de reavivamento é porque o avivamento inicial foi esfriado, então Deus precisa fazer um mover especial do Espírito Santo para que o primeiro amor volte a estar presente.
Então o que é o primeiro amor, que existe inicialmente no cristão e que precisa, às vezes, ser reavivado? É o andar no centro da vontade de Deus, nesse centro confiamos plenamente em Deus, adoramos a Deus com todo o nosso coração e testemunhamos de Deus aos homens, de forma natural. Sim, o fruto consequente de um coração avivado é o evangelismo, a salvação de almas, é o fazer missões, e fazendo isso, temos vitória sobre o pecado.
(Entenda que não adianta querer viver uma vida santa sem que essa vida tenha como objetivo servir a Deus, somente como uma vaidade “espiritual” e egocêntrica, a santidade vem da vontade do homem, sim, e da capacitação de Deus, sim, mas como consequência de obediência, e a principal vontade de Deus para nossas vidas e obedecer o IDE. As reflexões a seguir falam sobre esse assunto: Santidade para evangelizar e Santidade: ferramenta limpa para uso de Jesus.)
Eis respostas que ouvimos das pessoas quando são questionadas sobre o que é avivamento: é o mover de Deus, é o fogo do Espírito Santo, é o falar em línguas, é um desejo de adorar mais e mais, cantar louvores, etc. Bem, isso tudo pode estar certo, mas a maioria dessas coisas são consequências emocionais de um coração avivado, não o avivamento em si. Avivamento não é só sentir a presença de Deus entre as quatro paredes do templo, mas ter uma experiência que nos motive a sair dessas quatro paredes e evangelizar em santidade.
Batismo no Espírito Santo e manifestação de dons espirituais, principalmente no falar em línguas estranhas, também não significam estar avivado, isso deve ser buscado, quando não ocorre nesse momento, logo após a conversão. Mas com certeza, ter a experiência de batismo do Espírito Santo, assim como os dons espirituais, deixa o cristão bem mais próximo de viver um avivamento espiritual e de mantê-lo.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário