quarta-feira, janeiro 13, 2016

Sobre a disciplina nas igrejas

     Até que ponto em nome de um amor sem sabedoria ou de uma conveniência política, não estamos tentando segurar a mão de Deus que quer pesar sobre os homens? Sugiro leitura de I Coríntios 6, a reflexão a seguir não é um estudo detalhado sobre a passagem, mas creio que o texto ajudará nos questionamentos levantados a seguir.

      Cuidado, se você se colocar entre Deus e aquele que ele quer disciplinar, a mão do Senhor pode pesar sobre você, enquanto o errado, permanece sem disciplina. Não estou querendo dizer que devemos exercer qualquer tipo de punição ou de ação vingativa sobre o errado, não, mas que devemos deixar Deus agir, nos distanciarmos e permitirmos que o Senhor execute sua disciplina do seu jeito. Alguns, querendo mostrar uma espiritualidade que não têm ou escondendo uma carnalidade condescendente, protegem o errado que não devidamente disciplinado acaba não aprendendo com seu erro e errando novamente, escandalizando ainda mais o evangelho.
       Às vezes, não fazer, é a melhor coisa a se fazer, e não fazer nada mesmo, permanecermos em silêncio e em oração, se queremos agradar a Deus e não aos homens. Pode ter certeza, Deus não pesa a mão sobre inocentes, sobre novos convertidos, sobre fragilizados, mas sim sobre aqueles que pelo tempo na fé já deveriam estar amadurecidos, mas continuam dando lugar ao ego e não ao Senhor.
      Contudo, chegamos num ponto, no mundo atual, que gente disciplinada por igreja, excluída, etc, está entrando em processo judicial contra igreja e pastor, e já ouvi falar de caso de gente que ganhou a causa. Em primeiro lugar isso é um equívoco da legislação, fazer parte de um grupo social como de uma igreja, é algo feito por livre arbítrio da pessoa, e quando ela entra no grupo sabe as regras que devem seguir seus participantes. Excluir da igreja não impede qualquer outra ação da pessoa na sociedade secular, a não ser fazer parte de ministérios de igreja e tomar a ceia, e é claro, se houver conserto e arrependimento, é algo que pode ser revogado.
      Mas isso é consequência da superficialidade com que as pessoas são ensinadas nas igrejas, não têm temor a Deus, querem apenas aprovação dos outros e receber milagres físicos, ninguém quer mudança de caráter, transformação de vida interior. Se houvesse pelo menos um pouco disso, mesmo o que cai em pecado sério e é disciplinado, se resignaria com a disciplina, que não é de homens, mas de Deus. Contudo, gente mal ensinada e mal intencionada é orientada por gente igualmente sem intimidade real com Deus e com intenções erradas com relação ao reino, a consequência é essa verdadeira baixaria de cristão processando cristão na justiça desse mundo.
      Com relação, todavia, a leis externas interferindo na Igreja, é só mais uma arma do inimigo contra os cristãos, numa perseguição que existe nos dias atuais, e nos países ditos mais civilizados, não física, mas legal e moral. Infelizmente vivemos um  momento quando não se pode dizer o que pensa sobre alguns assuntos, como homossexualidade, criação de filhos e referências para casamento, sem sofrer o risco de até ir preso.
      Mais triste ainda é ver pastores, que juram nos púlpitos e gritam na adoração que dariam a vida pelo evangelho, deixando de disciplinar adúlteros e ladrões (e nem me refiro aos que usam armas para assaltar, mas os que deixam de pagar impostos e usam serviços piratas de TV, internet e telefonia em suas privacidades), com medo de ações judiciais. Os mesmos pastores que satanizam, generalizam e odeiam, na prática, os homoafetivos (mesmo que jurem nas palavras que os amam), não têm coragem de confrontar a promiscuidade e a ganância, muitas vezes em cima no altar, em meio à liderança da igreja.
       Quem deve teme, e quem cobra dízimos e ofertas na carne, usando a Bíblia de forma equivocada e apelos emocionais constrangedores, para fins pessoais e vaidosos, fica sem moral para exortar ovelhas dissolutas e mentirosas, é triste ver para onde caminha o evangelho em tantas igrejas brasileiras. Para encerrar volto a uma fala já dita aqui no blog: os verdadeiros profetas de Deus precisam se levantar, em amor, sim, sempre, sem temor, para preparar a Igreja que vai ser arrebatada, muitos desses profetas, intimidados e desprezados, que não conseguem se encaixar nesse sistema pútrido que comanda a maior parte das denominações evangélicas e protestantes atuais. 

2 comentários:

  1. Paz Zé, Davi aqui.
    Muito temor senti ao ler esse post.
    De fato... devemos pedir ao Pai discernimento pra saber com quem devemos lidar ou não e ter coragem e amor pra falar o que devemos quando assim nos for pedido pelo Pai.
    Abraços, ótimo post. Glórias ao Mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, muito obrigado pela participação. Um amor irresponsável é usado por muitos como desculpa para não disciplinar, um evangelho barato demais é vendido para encher templos e enriquecer "ministérios", muita hipocrisia mascarando igrejas que se afastam cada vez mais do modelo original da Igreja primitiva, infelizmente... triste...

      Excluir