terça-feira, dezembro 20, 2016

Onde é a casa do Senhor?

      "Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. 
      Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. 
      Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor
Salmos 27.4-6

      Viver na casa do Senhor, o que quer dizer isso? É ser assíduo na igreja, frequentar templos? No antigo testamento casa do Senhor podia representar o Tabernáculo, centro  da religião israelita, mas isso não vale para nós cristãos hoje em dia, que seguimos o Evangelho de Cristo.
      O templo hoje somos nós, cada um de nós é um templo do Senhor, nosso corpo, nossa alma e nosso espírito.

      "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês ." II Coríntios 6.19-20      

      Quem habita nesse templo? O Espírito Santo de Deus. Então, como interpretaríamos o Salmo 27 sob o ponto de vista do Novo Testamento? Onde é a casa do Senhor? É dentro de nós mesmos? Como um Deus tão imenso pode se limitar a nós? A casa do Senhor é a presença de Deus. Sim, Deus é imenso e está em todos os lugares e em todos os tempos.
      Contudo, existe uma parte muito especial de Deus que é compartilhada de forma exclusiva com cada novo nascido, com cada convertido, uma parte que é chamada de selo do Espírito Santo, uma parte que guarda um nome único, secreto, que só Deus conhece e que nos será revelado na eternidade. 

     "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe." Apocalipse 2.17

      Repetirei agora algo que já disse, e não interprete errado, não estou fazendo aqui apologia a cristão sem igreja. As igrejas cristãs oficiais ainda são os lugares com a maior probabilidade de se aprender sobre o Evangelho neste mundo.
      Contudo, e este é o ponto desta reflexão, denominações, instituições, templos físicos não detêm em si a presença de Deus. São apenas locais e agremiações onde se reunem os que confessam uma fé em comum.
      A oração do salmista é a oração mais importante que eu faço, quero estar para sempre na presença de Deus, dentro ou não de um templo, quero ter sede de Deus e poder achar nele a água da vida sempre, fazendo ou não parte de uma igreja, "que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário