sexta-feira, julho 28, 2017

Uma igreja de homens?

      Infelizmente, as igrejas cristãs se transformaram em igrejas de homens. Sim, alguns homens são até bem intencionados, se consideram guardadores da verdade de Cristo, cada um a sua maneira. Uns se prendem à palavra escrita, ao cânone dos 66 livros da reforma protestante. Outros se desprendem do conhecimento intelectual do cristianismo e voam nas asas da subjetividade chamada de "pentecostalismo". 
      Há arrogância nos dois lados, extremismos em ambos os "extremos", e o Espírito Santo? Se torna apenas uma teoria, pois na prática todos têm medo de darem liberdade a Ele. Razão? Emoção? Cânone escrito? Revelação dos dons? Quando o Espírito Santo tem de fato liberdade há equilíbrio, há santidade, há adoração, há inteligência, há maturidade, há humildade. Quando há de fato o Espírito Santo, a Igreja é de Deus, não dos homens.
      Contudo, temo, que por mais que homens realmente do Senhor (poucos...), sem medo de homens, sem vaidades e com um compromisso somente com Deus, devam lutar por isso, talvez a Igreja de Deus só vá existir realmente na eternidade, no céu. Temo, mas não aceito, enquanto viver orarei e ensinarei sobre a verdadeira Igreja, a Igreja do Espírito Santo, a Igreja de Deus, não de homens, bem intencionados ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário