segunda-feira, junho 24, 2013

Homem: seja líder do lar

O machismo é burro, injusto e fora de moda. Hoje, homem e mulher, desempenham as mesmas funções profissionais, têm as mesmas oportunidades de estudo, e ambos podem ser independentes social e economicamente. Contudo, ainda entendo como orientação de Deus que o homem deva estabelecer iniciativa espiritual quando vivendo em família. É ele quem deve tomar a frente para levar esposa e filhos à igreja, ensinar a Bíblia, orar e fazer diferença na sociedade.
Obviamente entendemos que muitas mulheres precisam fazer e fazem essa função com coragem, já que muitos homens, afastados de Deus, não a fazem. Mas mesmo essas valorosas mulheres devem fazer isso com humildade, esperando em oração que Deus levante seus maridos e os coloque na posição que Deus quer. Glórias a Deus por mães, avós, tias, que têm ensinado aos jovens e crianças sobre o caminho de Deus, aguardando em Deus a salvação e consagração dos pais.
O ideal é que a família não seja dividida, e isso ocorre também quando ambos, marido e esposa, são convertidos, mas divergem na opinião de qual igreja local devem frequentar. Sim, cada caso é um caso, e é muito difícil em alguns casos (senão em quase todos) decidir quem está com a razão em divergências familiares. Contudo, o rumo que se deve tomar é em primeiro lugar o consenso e em segundo lugar a orientação do homem.
Enquanto em muitos casos o homem é carnal, não leva Deus a sério e foge de sua responsabilidade, em outros as mulheres, mesmo que queiram seguir a Deus, estão numa posição de rebeldia, por favor, entendam isso com humildade. O que leva muitas mulheres a se colocar assim é a vida social moderna, que permitiu a elas a tal independência, e essa é legítima e ninguém deve abrir mão dela. Mas a mulher realmente espiritual, todavia, saberá equilibrar as coisas, ter opinião e posicionamento, mas enxergando o plano inicial de Deus para a família, a posição do homem e a posição da mulher.
Não, não existe melhor e pior, superior e inferior, existem diferenças funcionais. Se ambos fossem iguais, ambos poderiam gerar em seus corpos os filhos, isso é privilégio que Deus deu à mulher. Entendo que esse privilégio é o que fragiliza a mulher, faz com que ela deva ser protegida. Mas como a mulher se mostra forte nessa fragilidade, talvez mais forte que o homem. Será, contudo, que não é isso a verdadeira humildade, que sabendo de sua fortaleza se faz menor, se submete?
Mulher, ser especial, que muitas vezes, nós os homens, não compreendemos. Mulheres cristãs, heroínas, fortalezas, pessoas de oração. Homens saibam liderar, com cuidado, com amor, o maior bem do mundo Deus deu em suas mãos para cuidar, as mulheres.

(Veja também a reflexão Liderança espiritual do marido.)

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário