quinta-feira, junho 06, 2013

O topo do mundo

Diabo o levou ainda a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles; e disse-lhe: Eu te darei tudo isto, se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe ordenou: Vai-te, Satanás; pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto.” (Mateus 4.8-10).

Depois de jejuar por quarenta dias no deserto, Jesus foi tentado pelo Diabo, o inimigo tentou Jesus nas principais áreas da vida do ser humano. Primeiramente foi na necessidade física, aquilo que Jesus precisava de imediato naquele momento, a fome. Depois o inimigo sugeriu uma saída sobrenatural, através não de uma solução material, mas de uma intervenção espiritual, os anjos.
Por último, após Jesus negar ajuda do mundo material e do mundo espiritual, que poderiam ter vindo de Deus, conforme o Diabo, esse ofereceu a sua ajuda direta, tentando aquilo que talvez seja a maior fraqueza humana, a vaidade, uma fraqueza a que o homem pode sucumbir no final de um processo, quando já venceu todas as outras fraquezas. Mas esta solução, toda a glória do mundo, teria o preço maior, a adoração do próprio Diabo por Jesus.
A todas as três tentações, Jesus respondeu com textos bíblicos, aniquilando completamente a intenção do Diabo. Jesus, no “topo do mundo”, foi tentado com aquilo que poderia ser sua maior fraqueza, assim acontece com todos nós, cada um de nós tem um topo do mundo, a realização de nosso maior sonho. O Diabo, de alguma maneira, talvez estudando nossas vidas, não o que temos no coração, pois isso só Deus sabe, mas vendo nossas ações e reações, consegue essa informação, e ele vai usá-la contra nós.
Qual é topo do mundo pra você? É um casamento? São bens materiais, dinheiro, casa, carro? É uma faculdade, uma profissão, uma posição? São valores intelectuais, viagens, cultura, conhecimento, arte? São valores espirituais, ter uma vida santa, ter um ministério?
Qualquer coisa pode ser usada pelo inimigo se o coração quiser as coisas, qualquer coisa, mesmo as aparentemente certas e espirituais, para os fins errados. Qual é o fim correto? Uma vida simples, humilde, vencedora, sim, mas sem extremismos, e acima de tudo uma vida que dê a Deus, e somente a Ele, a glória, a honra, o primeiro lugar. A glória pertence a Deus não só porque Ele é o criador e mantenedor de tudo, mas porque nosso coração humano não pode, não sabe e não precisa administrar essa glória, nós não devemos ter essa glória e muito menos o Diabo.
Qual é o topo do mundo pra você?
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário