sexta-feira, junho 07, 2013

Integridade ao orar

Começar a orar a Deus, num falar desenfreado, jogando para fora tudo o que se sente, é remédio, é cura, é preciso. Contudo, como seres racionais e mais complexos que somos, que possuem além da faculdade de sentir as coisas, de armazenar e analisar sentimentos, uma mente, que pensa, armazena e verifica informações, é preciso orar também de uma maneira racional.
Pense antes de começar a falar com Deus, em primeiro lugar porque ele conhece o que realmente está em seu coração, portanto se você falar uma coisa e sentir outra, ele saberá de sua incoerência e uma oração incoerente dificulta a resposta de Deus. Por quê? Porque Deus sabe que se existe incoerência haverá inabilidade nossa de receber e aplicar sua resposta.
Quando não se sabe o que se quer, não se dá valor ao que se tem e ao que se possa receber, tudo fica confuso. Esse é o segundo motivo de porque devemos pensar antes de orar, conhecimento interior e aquisição de capacidade de agir de forma eficaz.
Então pense, realmente, veja o que existe em seu coração, não fale uma coisa, sentindo outra, e não tenha medo de falar exatamente aquilo que está sentindo. Temos medo quando vemos que nosso sentimento não é tão puro assim, não agrada Deus, não é aquilo que Deus deseja que sintamos e não é aquilo que nós queremos sentir para agradar a Deus.
Mas não importa, diga o que sente, com temor a Deus, e mesmo que o sentimento seja muito forte, demonstre a intenção sincera de ver modificado seu coração, de forma a agradar a Deus, contudo, seja sincero. Na verdade a cura e a libertação que a oração pode dar começam aí, só de posse dessa verdade é que Deus pode e começa a agir.
Muitos de nós não temos nossas orações respondidas simplesmente porque não sabemos orar, porque na verdade nunca oramos, encenamos um personagem de alguém que gostaríamos de ser para agradar a Deus, mas que não somos, como se pudéssemos enganar a Deus sobre qualquer coisa.
Olhe para dentro de você, com calma, com razão, veja o que você é, o que você quer, mesmo que pareça errado, verbalize isso, depois então coloque as coisas diante da vontade de Deus, pedindo para que ele mude aquilo que tem que ser mudado. Todavia, deixe que Deus mostre o que precisa ser mudado, através da presença do Espírito Santo na oração, através dos textos bíblicos que você lê e estão em sua mente, e através das lições aprendidas nas pregações e estudos bíblicos.
Ao orar tenha calma, poucas palavras sinceras, valem muito mais que longos períodos de declarações emocionais, mas incoerentes, querendo esconder a verdade sobre nossos corações. Isso é ser íntegro, se mostrar por inteiro, ser o mesmo, na mente e no coração, sem falsidade, é a esse homem que Deus responde e faz o impossível.

Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade e me colocas para sempre na tua presença.” (Salmos 41.12).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário