quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Coragem para obedecer a chamada de Deus

Enquanto ele ainda falava às multidões, sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, querendo falar com ele. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo.
Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, apontando com a mão para os discípulos, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
Pois quem fizer a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, irmã e mãe.”
Mateus 12.46-50

O que vou dizer aqui não serve para todos, não, cada um tem sua chamada, e é de suma importância que cada um ande conforme sua real chamada de Deus, na proporção da fé que o Espírito Santo distribui para cada um. Desobedecer a isso é acovardar-se com menos do que devemos fazer em Deus, ou arrogar-se ser algo que não somos em Deus. Repito sempre o termo “em Deus”, pois vida cristã genuína, como já disse aqui, não é o homem que vive pra Deus, mas que Deus vive no homem. Então temos que estar, antes de para ele, nele, nele tudo realmente é para ele. Filosofia cristã a parte, vamos ao ponto.
Chega um momento em nossa caminhada com Deus, em nosso ministério na igreja local, sim, porque todos nós temos um ministério, ninguém é chamado para ser criança espiritual para sempre, bem, chega um momento em que temos que decidir se simplesmente continuamos fazendo o que estamos fazendo, e que deve ter sido a vontade de Deus até aqui, ou se obedecemos ao propósito de Deus para nossas vidas. Muitas vezes nosso ministério aparente e mais óbvio, o trabalho que estamos fazendo dentro da igreja, é mera desculpa de Deus para seu verdadeiro propósito. O verdadeiro propósito de Deus em uma igreja, como também já disse aqui, não é manter um sistema funcional com cargos e objetivos. Não, o verdadeiro propósito de Deus é transformar as vidas.
Sim, às vezes o simples desempenho de uma função já corrobora para que vidas sejam transformadas, contudo, outras vezes, é só entende isso quem anda no Espírito, o parar de fazer, se posicionar contra o sistema, é uma maneira de Deus mudar realmente as pessoas. Isso, o religioso e fariseu, não vai entender, esse vive para o sistema, de maneira cega, e não me refiro aqui ao sistema do mundo, me refiro ao sistema existente dentro de cada igreja local, suas liturgias, sua cultura, sua maneira de trabalhar, suas tradições, que são úteis.
Mas se você tem essa chamada de Deus saiba que é preciso coragem e confiança no Senhor para confrontar aquilo que para alguns parece funcionar confortavelmente bem, se Deus te chamou como profeta, e essa é uma chamada solitária, você terá que fazer isso. Cuidado, não seja falso profeta, não seja louco, não seja imaturo, não seja rebelde, cuidado, mas seja obediente e julgue sua interpretação das coisas em cima de muita, muita oração. Peça provas para Deus, muitas, principalmente se for para confrontar líderes, tenha o temor de Deus para não levantar sua mão contra ungidos, seja como Davi para Saul, mas também seja como Elias para Jezabel. Acima de tudo confronte sua vida com a presença de frutos, frutos verdadeiros do Espírito Santo.
Trabalho, atividade, assiduidade, anos de igreja, vida sem vícios e moralidade equilibrada não são necessariamente frutos, não se engane. Frutos reais são gerados por Deus para que glorifique a ele, vem dele e volta pra ele. Busque conselheiros sábios, mas também tenha cuidado com quem você se abre, os assuntos realmente mais importantes deverão ficar somente para seu companheiro ou companheira, esposo ou esposa, e Deus. Contudo, a palavra é uma só nesta reflexão: chega um momento em que você terá que achar forças em Deus para obedecer aquela que é a sua chamada principal, mesmo que muitos não concordem com isso, mesmo que vire seu mundo de cabeça pra baixo, nesse momento não temas, pois se Deus te mandou ele será contigo.

Então, caiu fogo do SENHOR e consumiu o sacrifício, a lenha, as pedras e a terra, e ainda secou a água que estava na cova. Quando o povo viu isso, todos se prostraram com o rosto em terra e disseram: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus! E Elias disse-lhes: Agarrai os profetas de Baal! Que nenhum deles escape. Eles os agarraram, e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou.”
I Reis 18.38-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário