quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Sobre jejum

Na plenitude do Espírito Santo, Jesus voltou do Jordão; e foi levado pelo Espírito para o deserto, tendo sido tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Sem ter comido nada nesses dias, teve fome ao fim deles.”
Lucas 4.1-2

Acredito que a maioria de nós já achou necessidade dessa prática quando passou por uma situação difícil, algo que parecia que todas as tentativas de solução já haviam sido tentadas, mas não tinham surtido efeito. Bem, Jesus disse que algumas castas de demônios só sairiam dos homens com muita oração e jejum.

E alguém dentre a multidão lhe respondeu: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Onde quer que o apanhe, provoca-lhe convulsões, de modo que ele espuma pela boca, range os dentes e começa a se enrijecer. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram. E Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportá-los? Tragam-me o menino. Então eles o trouxeram. Ao ver Jesus, o espírito imediatamente provocou-lhe uma convulsão, e o endemoninhado, caindo ao chão, rolava, espumando pela boca.
Vendo que a multidão, correndo, aglomerava-se, Jesus repreendeu o espírito impuro, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele e nunca mais entres nele. Então o espírito saiu, gritando e agitando-o muito. O menino ficou como se estivesse morto, de modo que muitos diziam: Ele morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, levantou-o, e ele ficou em pé. Quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não conseguimos expulsá-lo? Ele lhes respondeu: Essa espécie não sai a não ser pela oração e jejum.
Marcos 9.17-20, 25-29

É incrível como só o fato do demônio ter visto Jesus já fez com que ele convulsionasse o menino, enquanto que os discípulos tentaram com toda a sorte de palavras e atitudes e não conseguiram expulsar o mal.
Contudo, um erro que muitos cometem é achar que consagração, através de oração e jejum, pode de alguma maneira conquistar créditos com Deus e que é só através desses créditos que adquirimos pontos para ter privilégios espirituais. A primeira coisa que precisamos saber é que com Deus não se faz barganhas, trocas ou negócio. Só temos alguma coisa através do nome de Jesus, só a intermediação de Cristo é que nos dá acesso a Deus e a toda e qualquer espécie de bênção real. Então para que serve o jejum?
Jejum não muda o coração de quem dá, mas transforma o coração de quem pede, não é Deus que precisa ser convencido, mas nós, os homens, para que quando a bênção for alcançada a glória seja apenas do Senhor. Não era o demônio que não queria sair do menino, não era ele que não queria sair com a palavra dos discípulos, mas eram os discípulos que não estavam totalmente convencidos daquilo que diziam acreditar. Muita oração e jejum é o que poderia convencê-los, mudar seus corações, deixar-lhes realmente mais próximos de Deus para que pudessem receber a manifestação do Senhor.
Sim, jejum é necessário, contudo o verdadeiro jejum é movido pelo Espírito Santo, para glorificar a Deus, não é iniciativa humana. Jesus foi movido ao deserto pelo Espírito Santo que o inclinou a fazer um jejum de quarenta dias porque sabia que ele passaria por uma prova muito grande, ser tentado diretamente por Lúcifer. Não, não foi vitória sobre o confronto de algum demônio menor, mesmo de uma legião, mas a do próprio Satanás.
Contudo, é preciso entender que nos dias atuais, jejum pode ir muito além de simples privação de alimento e água, isso para uma geração que acha moda controlar o que come para ter um corpo de acordo com as regras estúpidas de estética exterior do mundo moderno. Para essa gente jejum não representa necessariamente aproximação de Deus ou acesso espiritual, de alguma forma, lembro também que religiões orientais, esotéricas e espíritas também utilizam a prática do jejum, não para se aproximar do Deus único, mas de seus egos e de entidades espirituais do mal (anjos caídos).
O verdadeiro jejum deve ser uma consagração, uma entrega, daquilo que é mais precioso para nós, para alguns pode até ser comida e água, mas talvez a essência do jejum seja controlar a ansiedade, que é a que leva ao consumo exagerado de comida e bebida, o que nos deixa mais presos à matéria, e longe do Deus espiritual. Deixar de ingerir cafeína pode ser um jejum, para mim, que amo um cafezinho, é. Deixar de ver televisão, ou mesmo de usar a internet e o celular, pode ser um jejum para muitos outros. Calar-se, aquietar-se, manter-se introspectivos e em estado de meditação, também pode ser, ausentar-se um pouco do convívio social e concentrar-se em Deus. De maneira geral o jejum deve conduzir-nos a uma intimidade com Deus, a uma sensibilidade maior para ouvir, entender a vontade do Senhor. O verdadeiro jejum muda nossas vidas para sempre, na verdade, se ele for genuíno, teremos vontade e forças para permanecer nele por mais tempo. O jejum real transforma nossa maneira de ver e viver, nos liberta e nos dá um crescimento único, talvez aquele que buscamos por anos.
Nesse espírito, o jejum genuíno exige de nós privacidade, segredo, já que intimidade é algo que não dividimos com qualquer um. O verdadeiro jejum constrange-nos a um momento reservado, entre nós e nosso Senhor, se isso não acontecer, se houver necessidade de alguma maneira de exposição vaidosa do momento, então não é jejum. O jejum não engrandece o que faz o sacrifício, na verdade jejum de verdade não constitui sacrifício, o jejum verdadeiro permite que Deus cresça e que o homem diminua.

Clama bem alto e não te detenhas; levanta a voz como a trombeta; anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à linhagem de Jacó, os seus pecados. Ainda assim eles me procuram todo dia; têm prazer em conhecer os meus caminhos, como se fossem um povo que pratica a justiça e que não abandonou a ordenança do seu Deus. Pedem-me juízos corretos, têm prazer em se chegar a Deus!
Por que jejuamos, dizem eles, e não atentas para isso? Por que nos humilhamos, e tu não o sabes? No dia em que jejuais, cuidais dos vossos negócios e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. Jejuais para brigas e rixas, para ferirdes com punho pecador! Se quiserdes que a vossa voz se faça ouvir no alto, não jejueis como fazeis hoje.
Seria esse o jejum que escolhi? Um dia para que o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e deite-se em pano de saco e cinza? Chamarias isso jejum e de dia aceitável ao SENHOR? Por acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as cordas da maldade, que desfaças as ataduras da opressão, ponhas em liberdade os oprimidos e despedaces todo jugo? Não é também que repartas o pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desamparados? Não é que vistas o nu, o cubras e não deixes de socorrer o próximo?
Então a tua luz romperá como a alva, e a tua cura logo chegará; a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Aqui estou. Se tirares o jugo, o dedo acusador e o falar com falsidade do meio de ti; e se abrires a alma ao faminto, e fartares o aflito, a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia.”
Isaías 58.1-10

O verdadeiro jejum não é egoísta, não pensa só em si, mas nos outros, nos amados, nos próximos, nos amigos, nos familiares, na igreja, e acima de tudo, em Deus. É esse o jejum que agrada o Senhor e que ele ouve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário