sexta-feira, abril 18, 2014

Se tudo está bem, o cuidado deve ser redobrado

É bem melhor adquirir sabedoria do que ouro! É bem melhor escolher entendimento do que prata! A estrada dos corretos desvia-se do mal; quem guarda seu caminho preserva sua vida.
A arrogância antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda. É melhor ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os arrogantes.
Quem atenta com prudência para a palavra prosperará; feliz é o que confia no SENHOR. O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumenta o saber.” (Provérbios 16.16-21).

A maior tentação, aquela que pode desestabilizar o seu mundo, roubar sua felicidade, prejudicá-lo em todas as áreas de sua vida, não virá quando você estiver fraco, doente, desempregado, triste. Ela acontecerá quando você estiver se sentindo forte, estável, bem de grana, com as dívidas pagas, com planos para o futuro, frequentando regularmente a igreja e mesmo exercendo cargos.
Contudo, você poderá estar nessa situação, mas não no centro da vontade de Deus, não com o coração totalmente dependente do Senhor, não orando e clamando, como se fosse seu último momento de vida. Nesse momento, você poderá até estar mostrando uma coisa, mas lá no fundo de seu coração, por causa do bom momento material que está vivendo, se sentirá dono da situação, suficiente.
E aí que o diabo lança as maiores setas, é nessa hora que uma tentação poderá te pegar de surpresa e lançá-lo num buraco profundo. Isso não acontece só com indivíduos, mas pode ocorrer com ministérios inteiros, quando estão vivendo um bom momento. Muitas igrejas, depois de  lutarem tanto, de passarem por tantas dificuldades e descréditos, chega enfim a uma situação tão sonhada. O templo está bonito, os cultos cheios, levitas de qualidades oferecem seus serviços com um coração experiente e devoto.
Não se pode ficar parado no caminho de Deus, Davi tentou parar, ficando no palácio, ao invés de sair em batalha com as tropas. Tentou contemplar, não a Deus, mas a si mesmo, suas conquistas, foi nesse momento que ele cometeu o maior de seus erros, um adultério que rachou seu império, sua integridade. Deus o abençoou depois, mas sua vida nunca mais foi a mesma (leia a passagem em II Samuel 11).  
Tenho sido impelido por Deus a orar por isso todas as 6ªs feiras às 22 horas no templo de minha igreja. Tenho sentido um mover especial já que temos pedido algo novo, uma igreja aos moldes das experiências que os apóstolos tiveram no livro de Ato, com salvação de milhares de almas. É importante que se diga que não estamos pedindo isso porque a igreja está numa situação difícil, ao contrário, está vivendo um momento muito bom, cultos cheios, templo confortável, levitas dedicados.
Mas é nesse momento que se pede algo mais, que não se acomoda, uma desobediência à voz do Espírito Santo nessa hora poderia ser muito perigosa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário