segunda-feira, novembro 17, 2014

Depressão é frescura?

        Começo essa reflexão dizendo que respeito, conheço e acredito no mal que essa enfermidade pode causar às pessoas e suas famílias. Não sou profissional da área médica, e minha opinião é a de um leigo que também conviveu de perto com essa doença real e extrema. Outra coisa importante a ser dita é que tristezas, às vezes bem profundas e duradouras, todos os seres humanos têm, e muitas dessas não representam um quadro depressivo clínico. É preciso cuidado, tanto em super avaliar falsas depressões, quanto em desprezar gritos silenciosos de quem está a beira do abismo da doença.
       Se depressão é frescura? Até pode começar como uma super fragilidade, como disposição covarde de gente "mimada" pela vida, pelas pessoas e por elas mesmas, e que têm dificuldade para conviver com a realidade, pode começar com intransigência de gente orgulhosa, com traumas e violências sofridas e mal digeridas, assim como escolhas ruins que levam a frustrações que tiram a força de viver. Mas se isso insistir por muito tempo, pode se instalar na alma e levar a pessoa a uma situação sem volta, tornando-se doença e doença que conduz a consequências bem sérias. Como toda enfermidade, o pecado é porta para ela, mas essa fraqueza todos nós temos de alguma maneira, todos somatizamos nossos problemas e fazemos com que o corpo, além da alma e do espírito, sofram com eles.
         A depressão é só mais uma enfermidade, mas que diferente de outras, ataca nossa psiquê, algo subjetivo, e não um órgão de maneira mais física, e infelizmente muitos não a respeitam e nem acreditam nela. Contudo, como em outras doenças, podemos chegar a um ponto na vida, onde não adianta mais descobrir de quem é a culpa e executar punições, o problema tem que ser resolvido e pronto, temos que achar solução. Na dúvida, ajude e procure ajuda, não deixe só e não fique só, depressão é algo muito sério, muitos acabam optando por soluções trágicas e finais para se livrarem dela, temos que respeitar essa enfermidade tanto quanto respeitamos um tumor maligno.
          Procure um médio, use remédios, se forem necessários, mas dentro de suas forças, confie em Deus e se respeite, se dê ao direito. "Jesus declarou: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?" João 11.25-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário