domingo, março 19, 2017

Solidão, eis a questão

      "Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação.
      Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes?
      Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.
Jeremias 15.17-19

      Ouso dizer que o maior problema da vida não é adquirir bens e mantimentos, para a sobrevivência física. A maior dificuldade é administrar a solidão, por causa disso é que fazemos as escolhas mais estranhas, tomamos as decisões mais extremas, e consequentemente, cometemos os erros maiores. 
      Mas não se ache original por causa disso, isso acontece com todos que querem seguir em frente, só os cronicamente presos a um passado de carências, resolvido de forma equivocada, não cometererão esses erros. Família ajuda, pais e irmãos no tempo certo são companhia que basta, mas não pode ser assim pra frente. Família não resolve solidão de gente realmente madura, aliás a sólidão existe justamente para nos movermos pra frente, para deixarmos uma família, deixarmos de ser filhos, e construirmos outra família, sermos cônjuges e pais. 
      Se você é jovem, vá com calma, tenha paciência, e procure conhecer quem te livra de solidão (ou a compartilha a dois) nos melhores lugares. O lugar define as prioridades das pessoas, mostra o que elas mais gostam. No lugar errado, a regra é que acontece coisas erradas, mesmo que muitos de nós experimentem na exceção, a misericórdia de Deus mudando nossas vidas pra melhor. Mas não é sábio contar com a exceção.
      Num bar ou numa danceteria, você conhecerá gente que gosta de beber e de dançar. Nesses lugares, as pessoas gostam só disso? Pode ser que não, o ser humano não é tão descomplicado assim, nem tão monopolar. Mas existe grande probabilidade de que quem esteja em lugares fúteis procurem só gente para ter sexo casual. É só isso que você quer da vida? Se for, isso pode ser interessante, não estou fazendo juízo de valor, cada um sabe de si.
      Contudo, se você escolher a carreira profissional certa pra você e for atrás de fazer um curso que te realiza de verdade, numa área que realmente te faz feliz e produtivo, esse pode ser um caminho mais adequado pra você conhecer pessoas mais parecidas com você, avaliadas com valores mais duradouros e de qualidade. Não, não estou dizendo que um engenheiro só será feliz com outro engenheiro, mas duas pessoas estudando engenharia terão muito mais facilidade de se relacionar por terem assuntos importantes em comum. 
      Livrar-se da solidão, contudo, não é simples, nem fácil, mesmo bem casados e profissionalmente realizados, todos enfrentamos uma solidão não resolvida durante toda vida. Que amigo sempre está conosco, sempre nos entende e respeita, e sempre nos ajuda? Só Deus mesmo. O resto? Administre, importantes relacionamentos começam com coisas simples e sinceras, como um sorriso, um bom dia. Mas não se cobre demais, aprenda com os erros, se respeite mais e busque sempre o melhor pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário