terça-feira, agosto 15, 2023

Guarde só o bom que é teu (7/7)

      “O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria.Provérbios 14.10

      Guarde o que você merece, nem toque no que você não merece. O que vem de Deus é bênção, nos faz bem ainda que seja uma exortação. Saibamos discernir o que de fato Deus nos dá, não roubemos dádiva alheia, nem tomemos como nosso recalque do outro. Saibamos discernir aquilo, que apesar de ser direcionado para nós, mesmo ser direcionado para um ponto fraco nosso, para um erro que já cometemos, assim, uma verdade, não é para nós, não é de Deus, portanto não devemos tocar e muito menos reter. Se já pedimos perdão a Deus e fizemos o possível para termos o perdão dos homens envolvidos, não tomemos como nossa acusação de quem, sentindo-se acusado, quer se compensar acusando-nos. 
      Em nossas vidas no mundo cada um é responsável por levar o lixo acumulado de suas casas para fora, para que o lixeiro passe e recolha. Não podemos invadir lar alheio, procurar e pegar lixo alheio, para levá-lo para fora, ainda que estejamos bem intencionados. Também não podemos pegar o lixo de nossas casas e jogar nas casas dos outros, cada um é responsável por seu próprio lixo. Na vida podemos cometer erros que interferem nas vidas de outras pessoas, e não só nas nossas, podemos quebrar alianças e machucar gente que nada tem a ver com nossas escolhas erradas. Mas recebermos perdão de Deus e fazermos o possível para recebermos perdão dos homens, é o suficiente para levarmos nosso lixo para fora.
      Quando não nos resolvemos em Deus, mantemos lixo em nós, lixo guardado apodrece e cheira mal, assim com o tempo nem nós o suportamos. Contudo, por não querermos nos livrar do lixo do jeito certo, podemos tentar jogá-lo nas pessoas, achando que elas têm o dever de serem nossas lixeiras, ou insanamente alegando que o lixo não é nosso, mas delas. Atitude de agredir, julgar e condenar os outros, é atitude de quem não se livrou de seu lixo do jeito certo e quer responsabilizar outros por ele, tenhamos cuidado com esses, não tomemos para nós lixo que podem nos lançar. Vigilância em fé e em paz em Deus, que nos permite andar em segurança, livra-nos de tomarmos posse de lixo que não nos pertence. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário