terça-feira, agosto 29, 2023

Os justos herdarão o céu (2/2)

      Jesus respondeu: — Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me.” Mateus 19.21

      Como será que um judeu religioso da época de Davi reagiria diante de um fundamento do evangelho como é o ensinado na passagem bíblica acima, no encontro do jovem rico com Jesus? Como esse judeu reagiria diante do estilo de vida do Cristo? Entenda certo, não estou aqui incentivando a pobreza, dizendo que devemos nos acomodar com pouco, não estudarmos, não trabalharmos, não é isso, de forma alguma. A questão é simples, e é justamente o cerne do evangelho: onde pomos o coração (Lucas 12.34), do que nossa paz depende, onde importa mais construirmos valores (Mateus 16.26). Podemos ser ricos, mas Jesus ensina que quem prioriza demais isso pode acabar colocando o reino de Deus em segundo lugar (Lucas 18.24). 
      Sabemos como um judeu religioso reagiria a Jesus, e isso já no primeiro século, perseguiram e mataram o Cristo. Muitos falam de uma volta de Jesus hoje, mas não como rei, como é o entendimento da teologia tradicional protestante, mas como homem, e muitos evangélicos dizem que nessa possibilidade receberiam essa vinda diferentemente de como religiosos judeus receberam no passado. Não acho que evangélicos viciados em fé e prosperidade material respeitariam um Cristo homem do século I, o chamariam de herege, de louco, de endemoniado, achariam um sacrilégio alguém se dizer Deus, mas não demonstrar poder dando aos crentes riquezas no mundo. Mas na verdade esse Cristo homem está hoje entre nós, e há algum tempo. 
      Jesus está disponível para a humanidade pelo Espírito Santo, como tantas e tantas vezes dizemos aqui. O cristianismo dos homens, contudo, desde que a maior seita cristã se oficializou como Igreja Católica, tentou calar o Espírito Santo, pelas liturgias, pelos dogmas, pelos sacramentos, por uma palavra escrita e fechada, a liberdade foi negada porque ela era perigosa para homens que queriam dominar sobre homens. Sim, o catolicismo conseguiu entregar princípios básicos do evangelho, o poder do nome de Jesus, a posição espiritual exclusiva desse, o valor da caridade, libertou o ser humano do politeísmo greco-romano, ainda que entregando-o a Maria, a santos e a beatos, como intercessores entre Deus e os homens. 
      Mas o Espírito Santo respeita o ser humano, se mostra conforme permitem-lhe ser mostrado, assim, se os crentes quiserem a presença do Espírito só para sentirem êxtases emocionais, falarem em línguas estranhas e exercerem fé para pedirem prosperidade neste mundo, amorosamente o Espírito se deixa ser canal para isso. Contudo, Deus tem muito mais para nós, mais que herdar a terra, mas herdar o reino dos céus. Quem disse que o salmista não falava profeticamente disso, quando usou os termos herdarão a terra no salmo 37? Quem disse que pobre se refere, não à ausência de riquezas materiais, mas à humildade, ao pobre de espírito citado em Mateus 5.3? Os justos herdarão o reino de Deus no céu, eis a verdade. 
      O Espírito Santo de Deus fala de muitas maneiras, por muitas pessoas, de formas que muitos católicos e protestantes duvidam. “O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3.8). Papas, padres, pastores e teólogos, quando sem humildade e temor a Deus, não aceitam que o Espírito de Deus não se prende em gaiolas de religiões oficiais e poderosas. Deus é livre e quer nos fazer livres! (João 4.24) Prosperidade no mundo, por mais satisfação e honra que traga, prende, não solta, algema à matéria perecível que não pode ser levada à eternidade. Nossa vocação mais alta e eterna é o plano espiritual, novos céus e nova terra. 
      “Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: — O Reino de Deus não vem com visível aparência; nem dirão: "Ele está aqui!" Ou: "Lá está ele!" Porque o Reino de Deus está entre vocês.” (Lucas 17.20-21) Você não precisa estar rico para ter o reino de Deus, assim como ainda que esteja rico pode não ter esse reino, o reino de Deus é invisível, é espiritual, enxerga e prova sua riqueza quem olha a existência com olhos espirituais pelo Espírito de Deus. O grande mistério do reino de Deus está numa mudança de estilo de vida, e quem olha a vida com olhos velhos, carnais, mundanos, não enxergará esse reino. A maior conversão religiosa não é do nosso corpo, mas interior, do nosso espírito. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário