domingo, agosto 13, 2023

Ouça quem precisa (5/7)

      “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.Eclesiastes 5.2

      Fale com quem merece, ouça quem não merece. O amigo nos ouve sem que lhe seja enfado, nossas opiniões, mesmo nossas lamúrias, não lhe causam cansaço emocional, louvemos a Deus pelos amigos. Mas também podemos ser amigos que sabem ouvir, não só desabafar, e alguns precisam urgentemente serem ouvidos, assim calarmos ansiedades e justificativas para ouvir o outro com paciência é atitude humilde e madura. Contudo, alguns que não são amigos tão próximos, cuja companhia não é a mais agradável, podemos ganhar seus corações se soubermos ouvi-los. Não é fácil ouvir alguns, principalmente quando têm certas opiniões opostas às nossas, mas aí se mostra o espiritual, que cala o ego para ouvir o outro.
      Há alguém, que quer falemos, quer ouçamos, sempre nos ouve, Deus, e não só o que nossas bocas dizem, mas também o que se passa em nossas mentes, e mantemos mais conversas mentais que verbalizadas em alto som. Com o mundo espiritual nos comunicamos por palavras audíveis e por pensamentos, mas existe um entendimento que espíritos malignos só ouvem o que dizemos em alto som, o que se passa em nossas mentes só Deus sabe. O correto é sermos sábios, sabermos com quem nos abrir, a quem pedir conselhos, com quem compartilhar privacidades, mas também sabermos a quem ouvir, que pode não estar preparado para o que temos a dizer sobre nós, mas que precisa se abrir sobre si mesmo.
      Se falarmos com amigos, assim como ouvi-los, é fácil, prazeroso, ouvir quem não quer nos ouvir, quem não concorda conosco, quem muitas vezes não gosta de nós, é mais difícil. Contudo, ouvir quem não merece, e não merece aos nossos olhos, pois sob o ponto de vista de Deus todos merecem atenção especial, dar uma atenção paciente a quem não faz a mesma coisa por nós é onde mais crescemos e agradamos a Deus. Já entendi que existem dois tipos de pessoas no mundo, as falantes e as ouvintes, mas ainda que sejam características que nascem com as pessoas, elas podem ser mudadas. O espiritual aprenderá a ouvir, ainda que seja um falante crônico, para crescer moralmente, assim como a falar só na hora adequada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário