segunda-feira, agosto 14, 2023

Quando só ser leve (6/7)

      “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.Eclesiastes 7.4-5

      Esteja sério com quem merece, esteja leve com quem não merece. Temos que ter cuidado com quem falar certas coisas, certos assuntos são profundos demais para compartilharmos com qualquer um, outros são pessoais demais para qualquer ouvido. Precisamos vencer a carência de querermos ser aprovados assim como a vaidade de darmos o argumento final, para sermos com alguns só leves. Isso não significa sermos irônicos ou superficiais, isso seria desrespeitar as pessoas, isso é amar alguém respeitando seus limites. Acredite, alguns precisam de nosso amor, necessitam de nossas orações, mas não merecem nossos conhecimentos mais profundos, nossos melhores argumentos, só precisam que sejamos leves com eles. 
      Andar com Deus é ver a vida, agir e reagir nela, conosco e com os outros, de um jeito sério, no mundo temos uma oportunidade importante para decidirmos nossa eternidade, inferno ou céu, assim cada momento conta para fazermos as melhores escolhas e segurarmos virtudes morais. Contudo, ser espiritual não é ser intransigente, obsessivo, é também ser leve quando for preciso, isso não é perder tempo com bobagens e malícias, mas compartilhar paz e graça de Deus. Muitos são duros consigo pois foram criados por famílias duras e creem num falso e duro deus. Leveza é necessária principalmente quando estamos num tempo de stand by, de espera, e Deus pode pedir isso não só de nós para conosco, mas com os outros. 
      Sabemos que muitas pessoas precisam tomar decisões sérias de mudanças, estão andando errado e isso lhes trará sérias consequências em algum momento. Contudo, essas pessoas podem ainda não estar preparadas para receberem palavras sérias e tomarem atitudes sérias, assim, com paciência devemos ser leves com elas, não irresponsáveis com suas vidas, mas convivendo com elas no tempo de Deus. Deus, na verdade, é sempre leve, ainda que o cristianismo tradicional o veja muitas vezes como um juiz inflexível, se Deus de fato fosse assim não haveria nenhum ser humano fora do inferno no universo. Se com alguns podemos ser sérios, com outros devemos manter conteúdo sério, mas de forma leve, que espera em amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário