segunda-feira, dezembro 10, 2018

10. Anjos, arcanjos, serafins, querubins e seres viventes (Parte 10 de 17)


10. Anjos, arcanjos, serafins, querubins e seres viventes

      Anjos, arcanjos, serafins, querubins, seres viventes, o mundo espiritual do bem, dos servos de Deus também é complexo. São seres diferentes, com funções diferentes, vão muito além dos anjos que popularmente são mais conhecidos, e isso são os citados no cânone bíblico, quem sabe se não existem outros? 

  • Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.”  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” (Lucas 1.13, 19): pelo que entendemos, anjos funcionam como carteiros divinos, entregam mensagens de Deus aos homens. Em passagens do antigo testamento ele são confundidos com homens, por causa de suas aparências, pelo menos no momento em que estavam naquelas situações. Gabriel foi o anjo que anunciou o nascimento de Jesus a Maria e de João Batista a seus pais. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” (Hebreus 13. 2). 

  • Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” (Judas 1.9): o arcanjo conhecido é Miguel, pelo que entendemos em Daniel ele tem uma função militar importante no mundo espiritual, um líder, um príncipe, que lidera batalhas contra os demônios também de alto escalão (veja Daniel 10).

  • No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6.1-3): na passagem de Isaías vemos serafins servindo diretamente junto ao trono de Deus, com três pares de asas, mas só duas eram usadas para voar, duas estavam sobre seus olhos e duas sobre seus pés, seriam para protegê-los da santidade do Senhor? Os pés tocam o chão e os olhos podem ver qualquer coisa, são as partes que se sujam, mesmo não intencionalmente.

  • E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3.24): os querubins aparecem em Gênesis como guardas poderosos, também com uma função militar, como os arcanjos.

  •  “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem. E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles. E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.” (Ezequiel 1.5-12): os seres viventes que Ezequiel viu são pra lá de estranhos, complexos, parecendo mais “máquinas” espirituais que realmente seres, contudo, o profeta os chama de seres viventes que se moviam pelo Espírito de Deus, parece que para ressaltar que eles realmente estavam maravilhosa e espetacularmente vivos. 

      Deus é um criador maravilhoso, um artista, o maior de todos, de quem toda arte, estética, beleza de forma mas também de conteúdo procedem. A natureza do planeta Terra é um museu vivo da obra artística de Deus. Sim, ele usou milhares de anos em evolução e mutação, adaptando função ao ambiente, desde o “big bang” cósmico para fazer isso. Ou não, a criação descrita em Gênesis não é metafórica mas real em termos de espaço e tempo, contudo, a verdade é que para o cristão genuíno e sábio, não faz diferença. Criação instantânea ou processo evolucionário, tanto faz, só não vale brigar por isso com os inimigos de Deus, que não querem uma explicação científica para tudo, mas argumentos para deixarem Deus fora da equação universal. 
      Todavia, a arte divina que vemos é só uma pequena parte, quem sabe o que há por este universo afora, em outros mundos, em outros sistemas solares, em outras galáxias? E muito mais que isso, quem sabe o que existe no mundo espiritual, lutando pelos homens, servindo no trono de Deus, preparado para nós na eternidade, quem sabe? Seres espirituais, “animais espirituais”, “máquinas espirituais”, “construções espirituais”, Deus vai muito além de nossa compreensão, de nosso entendimento, de nossa inteligência. A bênção que recebemos do Senhor é que mesmo limitados, encarnados, em pecado, temos um dom maravilhoso em nós, a arte. Através dela, na música, na literatura, nas artes plásticas, na dramaturgia, no cinema, podemos imaginar coisas magníficas, e mesmo que sejam só esboços, comparados com a realidade de Deus, vale a pena, é um dos consolos que o Senhor nos dá.

Esta é a 10a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário