domingo, dezembro 16, 2018

16. Pentecostal, tradicional e o mundo espiritual (Parte 16 de 17)


16. Pentecostal, tradicional e o mundo espiritual

      As denominações cristãs protestantes e evangélicas se dividem quanto ao que é legítimo sabermos e vivermos sobre mundo espiritual. Sim, as igrejas protestantes tradicionais expulsam demônios, mas fora disso não se aprofundam no assunto, assim como não creem que dons espirituais são para os dias de hoje. Essa é a principal diferença doutrinária entre as vertentes tradicionais e pentecostais. Pessoalmente, muitas vezes em minha caminhada no evangelho, achei vantagens em ambos os posicionamentos, assim como desvantagens, confesso que esse assunto ainda me intriga assim como ainda não tenho um posicionamento final. Minha pergunta é, o que Deus pensa dessas diferenças? Minha conclusão é que o Senhor não dá a isso, como a muitas outras coisas que nos preocupam tanto, tanta importância. Deus usa a cada um conforme sua disposição e tem o cuidado amoroso de fazer chamadas distintas para que todos possam ser úteis, o Senhor é um pai bondoso.
      As igrejas locais são territórios físicos e espirituais especiais, pela oração dos membros e orientação adequada dos líderes nos templos, podemos ter uma comunhão vivificadora com o Espírito Santo que nos leva a uma adoração plena ao Senhor, assim como a um crescimento espiritual maduro. Uma experiência completa com Deus só pode ser provada com conhecimento do mundo espiritual, assim como das ferramentas para lidarmos com ele, que são os dons espirituais e uma oração de cobertura e batalha espiritual, assim eu creio. Essa é uma benção que Deus tem nos dado, principalmente nos últimos anos, pelo movimento pentecostal, que mesmo com seus erros, inerentes à sua vocação, tem conferido ao povo de Deus uma unção diferenciada para enfrentar o inimigo. Eu não poderia encerrar este estudo sem dar essa relevância, justa e verdadeira.
      Contudo, muitos cristãos protestantes tradicionais, que em outros momentos da história do cristianismo tanto fizeram pelo evangelho, principalmente no evangelismo mundial, não têm aceitado essa renovação. Nem penso que isso é um erro ou um desvio, vejo diferente. Penso que as coisas neste mundo tem início, meio e fim, assim, se Deus usou os tradicionais por um tempo com um objetivo, está usando os pentecostais em outro tempo para outro objetivo, isso para que o homem e suas organizações não se gloriem. Quem tem humildade, aceita o final de uma fase e recebe a nova fase com alegria, os orgulhosos, contudo, ficam presos a uma visão passada e não abrem mão do poder que achavam que tinham, achavam, pois se foram importantes e eficientes num período o foram pela graça de Deus. A Igreja é de Deus, o Espírito Santo é de Deus, a visão, quando genuína, é de Deus, os ministérios, quando legítimos, são de Deus, e nada disso é propriedade de homens, por mais ungidos ou intelectuais que sejam.
      Assim podemos fazer a triste constatação de muitas vezes entrarmos num templo de linha protestante, não em todos, não estou generalizando, mas em muitos casos achar conforto material, conhecimento bíblico, cultura cristã equilibrada e séria, cristãos decentes, contudo, espiritualmente sentirmos a frieza e o vazio de quem não dá liberdade ao Espírito Santo. Em igrejas assim muitos estão bem financeiramente, são fiéis ao cristianismo, contudo, sofrem debaixo de doenças físicas e psicológicas, têm dificuldades para manterem casamentos e principalmente, não conseguem segurar seus filhos nas igrejas. Dessa maneira muitas igrejas protestantes tradicionais estão se tornando igrejas de velhos, sendo que os mais jovens ou caem fora de vez de frequentarem assiduamente as igrejas ou se mudam para igrejas renovadas.
      Me converti e passei muito tempo, no final dos anos 1970 e na década de 1980, numa igreja protestante tradicional não pentecostal, o conhecimento bíblico que tenho hoje devo principalmente a isso, assim como a vida social limpa que tive na juventude. Contudo, o ensinamento, naquele tempo, não me libertou de doenças emocionais, a cura só fui encontrar em igrejas avivadas, assim como o conhecimento de mundo e batalha espiritual que me permite hoje manter minha libertação. Contudo, não pense que Deus não ouve a oração de um reverendo protestante, existe mais autoridade na palavra de muito pastor protestante comedido que no discurso teatral de muito pastor carismático, assim como um conhecimento intelectual profundo, mais em alguns pregadores pentecostais que em alguns mestres do protestantismo tradicional.
      Mas guerra espiritual, repito, se vence com armas espirituais, palavra sem poder é tão ineficiente quanto poder sem palavra, as duas coisas têm que caminhar juntas, assim a igreja equilibrada deveria contemplar tanto o que ensina o tradicionalismo protestante quanto o que ensina o pentecostalismo. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22.29), foi o texto que iniciou este estudo. Se a salvação é escolhida, o batismo ou plenitude do ou no Espírito Santo também é, Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.” (Provérbios 3.32), O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25.14). 
     Contudo, Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20.29), e “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.” (Provérbios 15.16). Equilíbrio, é isso que andar realmente com Deus nós experimentamos, só na obediência do Senhor temos o melhor de dois mundos, do conhecimento da palavra que acredita sem ver e da experiência com o poder de Deus que pode conhecer o mundo espiritual com intimidade. Mas que cada um de nós faça aquilo que Deus quer, conforme a chamada pessoal e intransferível que recebemos dele, não por vaidade ou orgulho, mas por temor a Deus em humildade.

Esta é a 16a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário