terça-feira, dezembro 18, 2018

Suplementos - Desvendando o verdadeiro mundo espiritual


18. As experiências de Abraão e Ló 
- Anjos Encarnados (suplemento 1)

      O capítulo que segue foi acrescentado depois da conclusão do estudo, penso que se trata de assuntos relevantes para o tema “seres espirituais”, anjos e demônios, que é a encarnação de anjos. Leia com cuidado e ore à respeito.

      “Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pós tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.” 
Gênesis 18.1-8

      “Anjos são seres espirituais, não podem e nem precisam ter funções bilógicas, como alimentação e reprodução através do sexo, aliás, anjos não têm sexo”, bem, esse é um princípio ensinado por muitos. Contudo, vemos no texto acima anjos em forma de homens, com corpos e se alimentando. Sem fazer uma reflexão mais profunda sobre a experiência de Abrão, temos na Bíblia registrada uma passagem que mostra seres espirituais tomando forma humana e exercendo funções biológicas humanas. Contudo, a Bíblia pode relatar mais que anjos ingerindo alimentos.

      “E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.” 
Gênesis 19.1-8

      A passagem acima mostra os homens de Sodoma tendo, ao que tudo indica, pretensões de relações físicas homosexuais com os anjos, se isso for verdade os anjos antromorfizados se mostraram interessantes aos sodomitas e viáveis para realizarem seus vícios promíscuos e desenfreados. (Quem acompanha o blog “Como o ar que respiro”sabe de seu posicionamento com relação à homoafetividade, que Deus condena não pelo fato de haver relação homoafetiva, mas por haver promiscuidade e vício sexual, assim eu considero o motivo da condenação de Somdoma e Gomorra). Fica a pergunta: podemos ir além desse entendimento, baseados na Bíblia, que se anjos podem tomar forma humana, ingerirem alimentos e serem desejados sexualmente, eles também poderiam se reproduzir através de relação sexual? A próxima passagem bíblica nos dá abertura para isso.

      “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6.1-8

      A interpretação do que seriam os “filhos de Deus” (e as “filhas dos homens”) pode divergir entre os estudiosos, mas existe uma que diz que “filhos de Deus” seriam anjos em forma humana (e “filhas dos homens” as mulheres humanas). Das relações entre anjos e mulheres foram gerados os “gigantes” ou Nefilins, que parece que sobreviveram ao dilúvio, conforme a citação de Números 13.33, “Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.”. Isso nos faz pensar sobre vários assuntos tratados em muitos púlpitos talvez  de maneiras equivocadas e nos deixa as perguntas: o dilúvio foi local ou universal? e só Noé, sua família e os animais da arca sobreviveram a ele? 
      Levantar essas dúvidas não é de forma alguma negar a Deus, nem a eficácia da salvação de Cristo, mas é ir além de tradições que são muito mais de homens que verdades incontestáveis do Senhor. Em Deus não há incoerências, mas a Bíblia, interpretada sem idolatria da palavra escrita, mas buscando com todo o coração o ensino do Espírito Santo, sempre nos revelará uma sabedoria atemporal.
      Indo além nesse entendimento e baseados também em textos de livros apócrifos, muitos interpretam os demônios não como anjos caídos, mas como espíritos de Nefilins mortos que ainda não foram condenados ao inferno, mas que habitam uma região espiritual sobre e no planeta terra e que aparecem bastante só no novo testamento. Nesse entendimento, anjos caídos existem, mas são seres muito mais poderosos e que administram legiões e outros coletivos e são diferentes dos inferiores demônios ou espíritos malignos. Como foi dito, isso não aparece nos 66 livros do cânone protestante, mas em apócrifos como o Livro de Enoque e Livro dos Jubileus, mas é uma interpretação contemplada por muitos estudiosos incluindo os da alta magia e ex-satanistas convertidos ao cristianismo. 

19. Como funcionam as coisas no inferno (suplemento 2)

      “É  preciso  principalmente  lembrar-se  bem,  nas  conjurações,  que  os  nomes  de  Satã,  Belzebute, Adrameleque  e  outros,  não  designam  personalidades  espirituais,  mas  sim  legiões  de  espíritos impuros.  Chamo-me  legião,  diz  no  Evangelho  o  espírito  das  trevas,  porque  somos  em  grande número.  No  inferno,  reina  a  anarquia,  e  o  número  que  faz  a  lei  e  o  progresso  aí  se  realiza  em sentido inverso,  isto  é,  que  os  mais  adiantados  em  desenvolvimento  satânico,  os  mais  degradados,  por conseguinte,  são  os  menos  inteligentes  e  os  mais  fracos.  Assim,  uma  lei  fatal  leva  os  demônios  a descerem  quando  crêem  e  querem  subir.  Por  isso,  os  que  se  dizem  chefes  são  os  mais  impotentes  e desprezados  de  todos.  Quanto  à  multidão  dos  espíritos  perversos,  ela  treme  diante  de  um  chefe desconhecido,  invisível,  incompreensível,  caprichoso,  implacável,  que  nunca  explica  suas  leis  e  que tem  sempre  o  braço  armado  para  ferir  os  que  não  puderam  adivinha-lo.  Dão  a  este  fantasma  os nomes  de  Baal,  Júpiter  ou  outros  mais  veneráveis,  e  que  no  inferno  não  são  pronunciados  sem  haver profanação;  mas  este  fantasma  é  simplesmente  a  sombra  e  a  lembrança  de  Deus,  desfiguradas  pela sua  perversidade  voluntária  e  que  ficaram  na  imaginação  deles  como  uma  vingança  da  justiça  e  um remorso da  verdade.
Livro “Dogma e Ritual da Alta Magia” (Éliphas Lévi/1855)

      O texto acima dá uma definição bem interessante do inferno e da hierarquia demoníaca, confere com a doutrina chamada de bíblica pelos teólogos tradicionais? Talvez, ou só em parte, mas penso que nos dá informações para pensarmos, eis alguns pontos que separei:

- legião: muitos nomes que usamos para identificar seres espirituais malignos se referem a muitos seres e não a um ser específico, a magia e o ocultismo reconhecem isso; “Lúcifer”, “Satanás” ou o “Diabo”, como identidades pessoais, podem não possuir diretamente seres humanos, mas os espíritos malignos de nível mais baixo possuem, ou mesmo um grupo (uma legião) deles; os nomes reais desses demônios só sabemos se perguntarmos na autoridade do Espírito Santo, mas os “satanistas” sabem os nomes de seus “espíritos guias” e os guardam com muito cuidado visto que possuem poder em suas práticas; mas isso tudo são assuntos que só teremos certeza na eternidade, a certeza que precisamos ter é a que Jesus tem autoridade seja sobre espécie ou quantidade de seres espirituais do mal que forem;

- anarquia: as coisas no mundo dos espíritos malignos, demônios, diabos e anjos caídos não funcionam de forma ordenada, não totalmente, no inferno reina a anarquia, um sistema político onde não existem autoridades, ou onde as autoridades são negadas;

- sentido inverso: os piores são superiores, porém menos inteligentes, mesmo que mais desprezados;

- os inferiores é que podem ser controlados mais facilmente (?) no ocultismo e práticas mágicas por terem ainda alguma lembrança da autoridade divina.

      Veja que essa é uma visão do “inferno”, um lugar para onde os seres espirituais do mal foram mandados e são mantidos por Deus.

20. Altíssimo Deus (suplemento 3)

      “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” Isaías 14.12-15

      De todos os atributos de Deus, altíssimo é o que mais me toca, isso não é porque remete-nos a ver Deus como inascível ou intocável, o poder único do evangelho está justamente em nos dar acesso por meio de Jesus Cristo a esse Deus altíssimo. Contudo, é preciso entender que o verdadeiro Deus é superior, a tudo e todos, na Terra e nos céus, em todos os céus. Por outro lado, querer de alguma maneira essa posição exclusiva é estratégia do mal desde o início. Há vários textos que falam de Deus como o altíssimo, mas o texto inicial desta reflexão, que a princípio se refere ao rei da Babilônia, pode ser interpretado também como uma descrição da queda de um poderoso diabo, de um príncipe das trevas. 
      Esse caiu justamente porque ousou subir onde não podia, na posição de Deus, querendo ser altíssimo acabou sendo derrubado no mais profundo abismo. O diabo não caiu porque fez cair o homem, nem porque amou o homem e quis dar a ele o conhecimento que Deus não quis, como relata o mito grego do Prometeu, mito que é base do ocultismo, da alta magia e dos santanismos mais baixos. O diabo já era Lúcifer quando se apossou da serpente e fez a tentação original, antes do início dos tempos já havia ocorrido a inssurreição cósmica no mundo espiritual que separou anjos, arcanjos, querubins, serafins e outros seres espirituais do mal de demônios, diabos e seus príncipes de legiões das trevas. 
      Todos nós conhecemos e experimentamos as investidas do mal contra nossas vidas, e os que nascem de novo têm o privilégio de usarem a autoridade do nome de Jesus para repreender, anular e destruir as obras de diabos e demônios. Poucos, contudo, conhecem as investidas do mal, não contra os seres humanos comuns, mas contra líderes importantes, políticos, influenciadores de opinião, presidentes de empresas, responsáveis pelas mídias, pela internet, filósofos, pedagogos e professores (principalmente esses, que influenciam na criação de crianças e jovens). Com esses o mal não joga com valores menores, baixos, não troca almas por prazeres materiais, com esses o mal revela mesmo verdades espirituais ocultas.
      Com certos escolhidos o mal usa um conhecimento secreto para fazer com que pessoas influentes do mundo olhem para o alto, bem alto, acima dos vícios mundanos e das legiões. Esse conhecimento revela os grandes e antigos diabos, que estão acima do mal que a maioria das pessoas se ocupam em suas vidas diárias. O mal faz isso com tanta elaboração, com tanta informação, com tanta sofisticação, que muitos pensam estarem de fato se envolvendo com o mais alto dos conhecimentos. Muitos pensam estarem de fato fitando o altíssimo, quando na verdade olham para o abismo espiritual, para a mais poderosa das trevas.
       Metafísica oriental, hermetismo, alta magia, cabala, conhecimentos ocultos que não estão abertos para todos, ferramentas especiais do mal que revelam que ele tem selecionados (e nem pense alguém em querer entrar nesses “círculos” sem ser pré-selecionado), que ele tem estratégia, que ele tem inteligência, para preparar em ordens secretas (que atualmente nem são assim tão secretas, pelo menos no marketing) não peões, mas líderes, reis e rainhas para reinarão no final dos tempos, no último e pior dos golpes do mal contra Deus. 
      Muitos não têm ideia do que é alta magia, acham que é só um “pai de santo” com mais demônios, mas os envolvidos com ela se guardam e influenciam muito mais as pessoas do que elas acham, incluindo crentes dentro de igrejas. De muitas pessoas, o mal se serve, escraviza, mas algumas, ele serve e pode mesmo ser “controlado” por elas. A maioria dos cristãos não está preparada para combater esses soldados especiais das trevas, ainda que em sua ignorância seja protegida pelo nome de Jesus.
     O Deus Altíssimo foi, é e sempre será superior, mais alto, e por isso, mais poderoso, como conhecê-lo e ter sua proteção? Por Jesus e no Espírito Santo, na simplicidade do conhecimento mostrado na Bíblia, uma coleção de textos escritos por homens de seus tempos, mas ainda assim o que Deus usa de melhor para mostrar sua vontade maior. Entendamos, contudo, que as piores e mais eficientes estratégias do mal estão escondidas, atrás de ideologias de tolerância e proteção do planeta, e têm nos sistemas de ensino e nas tecnologias seus principais meios de atuação. 
      Quando orar, pense no Altíssimo, em sua mente, em seu coração, foque em Deus, no Deus de Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi, Salomão, Jeremias, Isaías, Elias, Daniel, João Batista, Pedro, Lucas, João Evangelista, Paulo e de Jesus, o Cristo. Clame perdão e purificação pelo nome de Jesus e autorize o Espírito Santo de Deus, e nenhum outro, a ter comunhão com você. Não mentalize ou evoque diabos, não perca tempo com as Sephiroth (quem sabe entenda), são só anjos caídos, são perda de tempo, são morte, estão abaixo do Altíssimo. Desfrute, antes, do livre acesso que temos ao Deus Altíssimo através de Jesus, no qual temos perdão dos pecados e paz na eternidade.

21. O anjo do Senhor (suplemento 4)

      “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” 
      “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” 

Salmos 34.7 e 18


      O Salmo 34 é um dos textos mais confortantes da Bíblia, dá ao que busca e teme a Deus a certeza que o Senhor cuida dele de maneira especial. Mas eu queria chamar a atenção para dois versículos, o primeiro é o que cita o termo “anjo do Senhor”, o texto diz que o anjo acampa-se ao redor daquele que confia em Deus e o livra. É importante citar que a palavra anjo (que significa mensageiro) é usada em vários textos bíblicos, mas o termo “anjo do Senhor” pode ser traduzido como algo que vai além de um ser espiritual do bem, pode significar o próprio Deus ou mesmo Jesus antes de sua encarnação. 

      Seja como for, aprendemos com o verso 7 do Salmo 34 que uma presença espiritual enviada por Deus, do bem e poderosa, pode ficar ao redor, isso é, em todos os lados, alturas e posições em relação ao cristão encarnado, protegendo-o de males físicos e espirituais. Mas até que ponto acreditamos na realidade disso? Não somos só seres físicos, somos espirituais também, precisamos de experiências físicas e também de espirituais, isso não é insanidade, é integridade. 

      Crentes de linha pentecostal podem se habituar tanto a acreditar nisso que podem acabar vulgarizando uma experiência tão maravilhosa, por outro lado, crentes de linha tradicional protestante podem racionalizar tanto o cristianismo que acabam simplesmente não crendo nisso. Meus queridos e minhas queridas, é verdade, eu já senti e vi isso com olhos espirituais mais de uma vez em minha vida, protegendo a mim e àqueles que sinto de Deus de colocar sob minha cobertura espiritual de oração e vigília, anjos existem, são gigantes iluminados, que podem portar grandes espadas. 

      Importante: não cabe ao homem de maneira alguma orar diretamente a anjos, ou determinar diretamente a eles que façam isso ou aquilo, devemos pedir a Deus proteção e o Senhor, de acordo com sua vontade, ordena anjos. Mesmo que sintamos a presença de um anjo, que possamos vê-los com olhos espirituais, convém falar em espírito antes com Deus (em espírito o diabo não ouve), e no nome de Jesus expulsar demônios caso estejam presentes e pedir autorização a Deus para responder caso sejamos indagados pelos anjos. 

      Mas mesmo essa experiência é exceção, não regra, a regra é orar diretamente a Deus pelo poderoso nome de Jesus Cristo. Todo cuidado é pouco visto que o diabo é mentiroso e simulador, e mesmo sendo verdadeiro nenhum bem pode trazer ao homem. Contudo, com todos esses cuidados, o Senhor mostra aos que o buscam sua poderosa proteção usando anjos do bem ao redor de seus filhos, e em se tratando de batalha espiritual isso é de suma importância. 

      Guerra espiritual não se vence com armas humanas, intelectuais ou emocionais, mas espirituais, que depois se manifestam em nossos sentimentos e pensamentos. Eu tive que dar relevância também ao versículo 18 nesta reflexão, ele é a chave para o 7, quem tem proteção especial e poderosa de Deus? O humilde, o verdadeiramente contrito de coração, que não o é só de fachada, para exibir espiritualidade (falsa) só por vaidade ou autopiedade, mas que é de fato, diante de Deus, nas madrugadas solitárias da vida, homem e mulher quebrantado diante do Senhor, clamando dele sua atenção.


A redação e a compilação deste texto é original, 
não foi copiado ou transcrito de nenhum outro material.
Fique à vontade para compartilhá-lo, 
mas por favor, cite a fonte.
José Osório de Souza - 30/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário