sexta-feira, dezembro 14, 2018

14. Tudo está sob a autorização de Deus (Parte 14 de 17)


14. Tudo está sob a autorização de Deus

     “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.” 
Zacarias 3.1-3

      O texto de Zacarias 3 mostra uma situação semelhante a de Jó 1 e 2 onde Satanás está ao lado do Senhor para se opor ao homem. Nessa passagem o diabo é repreendido de pronto, sim, nessa ocasião não fazia parte do plano do Senhor permitir uma ação maléfica, ou pelo menos não mais. Passemos agora para as revelações que o livro de Jó faz sobre o diabo, aqui chamado de Satanás, nos dois primeiros capítulos do livro, dando continuidade, dentro do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual”, a um rápido estudo sobre o livro de Jó.
      “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles” (Jó 1.6), como filhos de Deus, neste caso, a Bíblia se refere aos seres espirituais do bem, anjos, arcanjos, querubins, serafins ou outros, ou pelo menos alguns desses, mas entre eles veio o “coisa ruim”, Satanás. Esse aspecto mais o fato descrito em “Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó?” (Jó 1.7-8a), mostra que o diabo (ou os diabos, ou alguns deles) tem certa liberdade, pelo menos no tempo presente em que o homem habita na terra, e que terminará no juízo final quando os não salvos serão julgados e os seres espirituais malignos lançados no inferno. Deus autoriza Satanás andar pela Terra e observar os homens, contudo, para tocar de alguma forma os homens, o diabo tem que ter uma permissão especial do Senhor, principalmente no nível em que Jó foi tocado.
      Coisa maravilhosa é saber que Deus de fato nos conhece, muito mais que o entrevado diabo, “Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1.8b), íntegro, temente a Deus e que se desvia do mal, três pontos importantes. Integridade é ser inteiro, ser coerente, não ser partido ou com intenções antagônicas, mas um só e em Deus. Temente a Deus, o que teme a Deus não vive de maneira irresponsável, fazendo o que quer como que se não precisasse dar satisfações por isso a ninguém, o que teme a Deus sabe que o Senhor tudo vê e tudo sabe, assim como ama a todos, dessa forma anda com cuidado, com sabedoria. Desviar-se do mal é mais que pedir perdão quando se erra, e procurar nem errar, evitando armadilhas, caminhando com calma e em oração.
      “Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.” (Jó 1.9-11), o diabo exibe a malícia maldosa característica dos rebeldes e orgulhosos, que sempre desconfiam da pureza, não acreditam na virtude alheia. Deus entrou no jogo do diabo? Ele precisava ter aceito o desafio do inimigo? Não, não para provar o que quer que fosse para o diabo, eu pelo menos acredito assim, mas sabe-se lá de fato como é a relação de Deus com os anjos caídos. Sob a primeira autorização de Deus Satanás tirou de Jó suas posses e seus filhos, mas o diabo não desistiu, no capítulo 2 ele volta à presença de Deus e novamente duvida da sinceridade de Jó, assim ele tem uma segunda autorização do Senhor, agora para tocar também em sua saúde. 
      “Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” (Jó 2.7-9), é nesse momento que a esposa de Jó surge no relato, a última coisa que lhe faltava perder. Algumas vezes estaremos absolutamente sozinhos em meio a uma tempestade de lutas e tragédias, poderemos perder mesmo o apoio das pessoas mais íntimas. Contudo, o filho genuíno de Deus nunca perde a confiança que Deus sabe o que faz, que pode resolver o impossível, e isso do seu jeito e no seu tempo. A permissão de Deus para o diabo permitiu que um homem tivesse uma experiência tão extrema quanto importante, que registrada na Bíblia deixaria para todos nós lições preciosas sobre o poder de Deus, a maldade do diabo, e a necessidade do homem ter muitas vezes de passar por situações difíceis, aparentemente impossíveis pra ele de serem resolvidas, para expandir seu conhecimento sobre Deus e sobre si mesmo.

Esta é a 14a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário