quinta-feira, dezembro 06, 2018

6. Conquistando e mantendo espaço (Parte 6 de 17)


6. Conquistando e mantendo espaço

      “Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.
I Tessalonicenses 2.17

      “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar.” 
Colossenses 4.2-4

      O texto de I Tessalonicenses 2.17-18 faz uma revelação muita séria, Paulo, o apóstolo-teólogo que definiu a igreja cristã sobre o fundamento dos evangelhos, tanto fundador de igrejas quanto estudioso das revelações do Espírito Santo sobre o cristianismo, assume que foi impedido por Satanás de fazer algo, de ir até Tessalônica e ver os irmãos. Como lemos e relemos a Bíblia mas deixamos passar batido coisas importantes, sempre fazendo uma interpretação que nos convém, estabelecida por uma tradição de homens e não sensível à verdadeira voz do Espírito Santo. Se Paulo foi barrado por um diabo, ele, um soldado do Senhor do mais alto nível, quanto mais nós, tão envolvidos com as coisas deste mundo e não com a vontade de Deus. Eu particularmente fui edificado com o fato de um Paulo ter admitido o que admitiu, é bem difícil ver uma palavra assim sair das bocas de muitos pregadores atuais, que se postam como super-pastores, que parecem que nunca erram e que podem tudo. 
      Por outro lado, se Deus permitiu que essa passagem ficasse registada na Bíblia até os dias de hoje, é porque temos que saber e aprender algo com ela. Vencer o inimigo espiritual de nossas almas em oração é algo muito sério e muitas vezes não tão simples. Mas o diabo nunca tem vitória, isso é uma certeza, mesmo que seja habilidoso em criar situações que podem até jogar irmãos contra irmãos e que criam muitas vezes engodos difíceis de nos desvencilharmos, o que ele consegue realizar está sob a vontade permissiva de Deus. Se o Senhor autorizou-o a impedir uma ação do apóstolo foi com um objetivo, Paulo com certeza aprendeu algo com a experiência, algo de bom. Como diz a carta aos Romanos, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (8.28).
      Batalha espiritual é conquista e manutenção de espaço, dando-nos direito de ficar, ir e vir com liberdade e em paz, por isso Paulo pede aos Colossenses no capítulo 4 da carta direcionada a eles que orem para que Deus lhe abra as portas. Só podemos realizar batalha espiritual sobre espaços que recebemos de Deus para dar cobertura espiritual. O espaço é físico, porém ocupado espiritualmente por seres espirituais do mal, os exércitos de espíritos malignos dos anjos caídos, que expulsos do céu espiritual, o terceiro céu, habitam agora o segundo céu espiritual, uma outra dimensão do céu físico ou o primeiro céu que fica ao redor do planeta Terra. Abrindo parênteses, classificar o céu em três níveis, é uma interpretação que me agrada, que é baseada naquilo que sabemos, sem complicar o assunto. Em II Coríntios 12.1-4 Paulo se refere ao Paraíso como o 3o. céu, os judeus acreditavam na existência de sete céus diferentes, a Bíblia não é tão específica sobre o assunto, fecho parênteses.
      Os espíritos malignos ganham espaço oprimindo e enganando aqueles que lhes dão ouvidos, e numa situação mais extrema de permissividade humana, possuindo-os. No antigo testamento o povo de Deus era uma nação física, Israel, assim a conquista de Canaã foi feita através de guerra e conquista de um território de terra. Israel tinha autorização de Deus para conquistar um território, mas não todos, limites foram estabelecidos e para cada uma das doze tribos. Mas Israel também tinha uma missão espiritual, testemunhar do Deus verdadeiro para as outras nações e se elas se rendessem ao Senhor e deixassem seus falsos deuses, Deus também as acolheria. 
      Na nova aliança, o povo do Senhor, os salvos em Cristo, constituem uma Igreja espiritual, não limitada por espaço físico, por nações ou outros tipos de territórios, agora a conquista não se faz mais por embates físicos, mas por fé no nome de Jesus através do amor de Deus. As igrejas crescem pregando o evangelho de redenção aos homens e não existe mais limites para isso, todos os que querem podem ser salvos e fazerem parte da Igreja universal e espiritual. Contudo, mesmo com essa nova referência de espiritualidade, de valores e virtudes interiores e não mais físicos, de uma salvação para todos, a batalha com os anjos caídos e seus demônios ainda se faz por força, não física, mas espiritual. Exatamente como isso acontece nos céus, nós não sabemos, o texto de Daniel 10 e as passagens de Apocalipse nos dão uma noção. Também não sabemos exatamente como atitudes humanas, na fé e na consagração, interferem nessa batalha, novamente as passagens de Daniel 10, Lucas 8 e Marcos 5 nos dá algumas informações a respeito, como já estudamos.
 
Esta é a 6a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário