sexta-feira, dezembro 07, 2018

7. Mundo espiritual: tenhamos consciência dele (Parte 7 de 17)


7. Mundo espiritual: tenhamos consciência dele

      “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” 

Tiago 5.13-18


      O texto de Tiago capítulo 5 encanta pela objetividade, ele não fica “viajando” no problema, como que tentando achar quase que uma justificativa para que permaneçamos nele e não busquemos resolvê-lo, coisa que muitas religiões e psicologias fazem. Ele diz, está aflito? Ore. Está contente? Louve. O problema é complicado para resolver sozinho? Peça ajuda aos líderes. A oração de fé curará o doente e perdoará o pecador, simples assim. E não há desculpas para não se resolver o problema em Deus, mesmo Elias, que tantos milagres provou e fez, era homem como nós. Por isso amamos o Espírito Santo e as palavras que ele permitiu que fossem registradas no cânone bíblico, glória a Deus por isso. 
      De maneira geral, a orientação que Deus deixou na Bíblia para nossa relação com o mundo espiritual é assim, simples, sem complicações, a permissão de Deus para a construção do cânone bíblico visou atingir a todos e de todos os tempos. O homem e os diabos, sendo que nem importa se x influencia y ou se é o contrário, o mais certo é que o mal conhece o mal e quando um quer se afastar de Deus encontra no outro um sócio, que seja, diabos e homens sempre mostram um mundo espiritual complicado, misterioso, cheio de níveis e portais. A intenção das trevas é impedir que o homem conheça a luz, assim como mentir sobre elas mesmas, os diabos não se mostram como seres espirituais rebeldes e condenados, que já foram destruídos na obra redentora de Jesus o messias. Eles se mostram como seres de luz que podem dar ao ser humano mais do que Deus dá, sempre insistindo no mito de Prometeu.
      Contudo, mesmo na simplicidade poderosa do evangelho, e toda sabedoria verdadeira é sempre simples, a Bíblia nos ensina muitas coisas sobre demônios, se tivermos consciência delas entenderemos que é preciso sabedoria sobre o que oramos e como oramos. Algumas orações não podem ser feitas sem que o Senhor nos autorize, não é sábio sair orando por qualquer um e de qualquer jeito, não quando nos envolvemos mais profundamente com o mundo espiritual. Deus ouve a todos e a todos responde, ninguém precisa ser técnico ou doutor para orar. Mas quem quer amadurecer e ter uma vida de oração mais eficiente, aprenderá, com o próprio Espírito Santo, os caminhos da intimidade com o Senhor. Nessa intimidade podemos até receber de Deus uma chamada mais específica para entrar em batalha espiritual, não só por nossas vidas e de familiares, mas também por grupos e regiões maiores. 
      Por que não devemos entrar em batalha espiritual sem orientação de Deus? Porque podemos entrar em embates que não são nossos, que Deus não nos autorizou a entrar, e portanto nos expormos a inimigos que não poderemos vencer simplesmente porque não é assunto nosso e nem estamos preparados, pelo menos não naquele momento. Assim, cuidado, contudo, uma certeza podemos ter, aqueles que estão dentro de nossos lares, cônjuges, filhos ou outros, esses estão sobre a nossa responsabilidade de oração, portanto podemos colocá-los sobre nossa cobertura espiritual. Assim, todo pai é toda mãe pode fazer intercessão por suas famílias e usando a autoridade dada por Jesus a eles para destruir as obras do diabo. 
      As igrejas cristãs precisam ter esse conhecimento, principalmente muitas protestantes tradicionais, que infelizmente, apesar de estudarem tanto a Bíblia, parecem não achar que essa relação com o mundo espiritual seja aprovada pela doutrina, pelo menos, não nos dias de hoje. É urgente que entendamos que o território espiritual sobre e na Terra está dividido em regiões geográficas físicas e que nos cabe lutar com as armas certas para manter os nossos territórios, nosso lar e nossa família, um lugar especial, um território físico e espiritual nosso, pelo qual temos responsabilidade, mas também um lugar que o mal tem muito interesse em oprimir. 

Esta é a 7a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário