domingo, dezembro 02, 2018

2. Oração: constância (Parte 2 de 17)


2. Oração: constância

      “Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Irmãos, orai por nós.

I Tessalonicenses 5.17-25


      Orai sem cessar, diz a orientação do apóstolo Paulo, isso porque por alguns motivos nossas orações parecem ter efeito temporário. A oração aceitando a salvação estabelece uma aliança eterna entre o homem e Deus, contudo, a manutenção da nossa vida e das nossas posses neste mundo, sejam materiais ou espirituais, carece de incessante intercessão. Um motivo da oração ter efeito temporário encontra-se num limite nosso, não de Deus, em nossa infidelidade, não do Senhor. Nós, cristãos convertidos e novos nascidos em Jesus, temos dentro de nós uma luta entre o nosso espírito ungido com o Espírito Santo e a nossa natureza carnal, que também é espiritual, e que só será tirada de nós totalmente quando morrermos em Cristo ou formos arrebatados. Essa natureza torna-nos volúveis, inconstantes, só Deus pai, em seu amor e paciência, para nos “suportar” e estar sempre pronto a nós receber. A nosso diferença, em relação aos não convertidos, é o Espírito Santo, esss está sempre inclinando-nos, chamando-nos para Deus, permitindo que o Senhor seja achado, mesmo em meio às maiores lutas e às dores mais difíceis. 
      Outro motivo da temporariedade da oração, é que o mundo espiritual do mal está sempre em movimento, ele não tira férias, o diabo está criando artimanhas em todo o tempo para nos oprimir, sempre nos tentando a desistir e fugir. Assim, mesmo que nos mantenhamos constantemente na presença de Deus, numa defesa passiva, uma atitude ativa de ataque ao mal é necessária para mantermos em paz e liberdade aquilo Deus coloca sob nossa responsabilidade. O lado bom disso é que aprendemos a vigiar todos os dias, isso faz com que nós não nos acomodemos, assim devemos orar sempre autorizando o Senhor a nos proteger. Todo o nosso crescimento como seres humanos e cristãos acontece nesse ambiente de lutas constantes, assim, acredite, isso é permitido por Deus, não é de nenhuma maneira alguma vitória do diabo. 
      Deus e o diabo não são duas forças iguais, em lados opostos, cujo embate dá equilíbrio ao universo. Essa crença, de muitas religiões, não é a da tradição judaica-cristã, não é Bíblica ou evangélica, não é verdadeira. Só existe uma força no universo, a boa, justa, iluminada e amorosa de Deus. Os diabos e os demônios têm um poder temporário e limitado, permitido pelo Senhor. Contudo, na alma humana, na cabeça e no coração do homem, enquanto neste mundo, existem duas influências iguais porque o homem tem livre arbítrio para escolher entre uma e outra, e isso ocorre em todo o tempo, por isso o cristão deve viver em oração. 
      Que temos que orar sempre, a maioria de nós já sabe, a questão é o que orar, com relação a essa guerra espiritual que os demônios fazem constantemente contra os homens? Como fazer essa cobertura espiritual sobre nós e nossas famílias? Para entendermos isso é preciso entender melhor o mundo espiritual. As próximas partes deste estudo explicam alguns conceitos importantes sobre batalha espiritual, anjos e demônios. O mais importante, contudo, é entendermos que só convertidos, orando em nome de Jesus, perdoadas e limpos, com um coração grato e liberto de mágoas ou vinganças, é que temos proteção espiritual de Deus para entrarmos no mundo espiritual e darmos cobertura para nossas famílias e lares. Uma quebra de qualquer um desses pré-requisitos criará uma brecha espiritual em nossas vidas que poderá nos colocar numa situação de fraqueza diante dos inimigos espirituais. 

Esta é a 2a. parte do estudo “Desvendando o verdadeiro mundo espiritual” 
dividido em 17 partes e publicado aqui entre os dias 1/12/2018 e 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário