sexta-feira, novembro 02, 2012

"Espírito mudo e surdo"

        “Vendo que a multidão, correndo, aglomerava-se, Jesus repreendeu o espírito impuro, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele e nunca mais entres nele.” Marcos 9.25

Leia toda a passagem de Marcos 9, versículos 14 ao 29, para entender melhor o texto. Resumindo, a passagem fala sobre o menino que sofria de convulsões, provocadas por demônio, demônio que os discípulos tentaram expulsar, mas não conseguiram, Jesus expulsou e explicou que tal tipo de demônio só sai com oração e jejum.
Nessa reflexão o que me chamou a atenção foi a denominação que Jesus deu a esse demônio específico, um “espírito mudo e surdo”. Na convulsão, o menino era lançado ao chão, espumava pela boca, mas presumi-se que nada dizia, e muito menos ouvia a palavra de autoridade dos discípulos.
Estamos acostumados a possessões e a atitudes “demonizadas”, que muitas vezes nem é de pessoa realmente possessa, mas de gente descontrolada, irada, cheia de escândalo, de gritaria, de exageros. Contudo, no caso da passagem, a maneira de se expressar do demônio específico era muda e surda.
O mal discreto, silencioso, talvez seja o pior tipo de mal. Pessoas que se deixam levar por esse mal, não falam nada, não reclamam, parecem aceitar tudo com resignação, podem até parecer espirituais, humildes. Elas se calam diante de qualquer tipo de manifestação de Deus, não se alegram quando o Espírito Santo enche todos de gozo espiritual, e nem choram, quando o Espírito toca os corações, derramando quebrantamento, essas pessoas são surdas e mudas espirituais.
Elas não mudam de atitude mesmo diante de exortações mais explícitas, parece que nada toca seus corações, são frias. É como se existisse dentro delas um motivo maior que tudo, mais importante, uma dor sem tamanho, um rancor enorme, que lhes desse razão para permanecerem assim, insensíveis.
Sim, como Jesus disse, esse tipo de espírito sai somente com muita oração e jejum. Pessoas assim estão tão encarceradas psicologicamente, que somente uma ação poderosa de cura de Jesus pode mudar a maneira de ser delas, sentir e reagir diante de tudo.
Muitos se colocam nesse cárcere por vontade própria, mesmo que inconsciente. Fazem isso para se proteger, mas é um engano, somente Jesus pode nos proteger de qualquer tipo de violência seja passada, presente ou futura.
Se você conhece alguém assim, ou mesmo se você se sente assim, amarrado, busque ajuda, ajuda fora de você, assuma que sozinho não está conseguindo vencer isso, peça auxílio e junto com alguém comece a orar e jejuar. Mas você precisa aceitar que esse tipo de atitude não é normal, não é correta, não é o que Deus tem para nossa saúde espiritual.
Ser calado e permanecer impassível diante da vida, diante das pessoas, e pior, diante de Deus e da atuação de seu Santo Espírito, é uma opressão (ou possessão) do mal, que pode e deve ser repreendida, para que se viva uma vida curada, sensível às pessoas e a Deus.
 .

4 comentários:

  1. Tudo bem. Concordo plenamente. Mas quanto a ser fisicamente surdo, mudo e cego. Certa vez, quando ministrava louvor a Deus no culto uma senhora foi curada de cegueira. Costumo dedicar bastante tempo em oração. Menos do que gostaria. O suficiente para ser taxado de fanático descuidado com a família e muitas outras coisas parecidas. São valentes que precisam ser subjugados e derrotados para só assim despoja-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua participação.

      Eu tive certa dificuldade para entender seu ponto, no que você não concordou, se é que não concordou, se desejar falar mais a respeito, fique à vontade. Na verdade o ponto da reflexão foi pessoas travadas, não fisicamente, mas emocionalmente, o que com certeza fecha também portas espirituais para o Espírito Santo.

      O que me chamou atenção na passagem bíblica foi justamente o que descrevi, que estamos acostumados com ações escandalosas do inimigo, mas ele também pode agir no silêncio. Não podemos generalizar, cada caso é um caso. Eu mesmo já tive momentos, longos momentos, que o melhor que podia dar para Deus era o meu silêncio, ficar quietinho e guardar o pouco que tinha, esperando que Deus fizesse o milagre.

      Mas existe muita gente que não perde culto, mas que está só de corpo presente, a alma e o espírito parecem sempre distantes. Novamente, obrigado pela participação e volte sempre quando puder, grande abraço.

      Excluir
  2. Achei muito bom vc falou a vdd sobre isso que as pessoas as vez vão pro culto mas as vez só de corpo e o Espírito está longe

    ResponderExcluir
  3. mto boa sua colocação sobre o mal discreto,nossa mto bom mesmo abriu meu intendimento,paramos p observar esta sempre em nosso meio esse MAL DISCRETO.DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir