quarta-feira, novembro 07, 2012

TEMPO = PECADO

     O tempo é uma referência que existe por causa do pecado. (Pecado é um termo meio complexo para se definir, mas entenda-se como sendo qualquer erro de percurso que o homem comete, que lhe causa culpa, seja um erro consequente de uma fraqueza da carne ou de qualquer outra opção que ele fizer, que o desvia, de alguma maneira, do ideal de vida que Deus tem pra ele. Qual o nosso ideal de vida? Jesus Cristo, esse é o ideal.)
O homem passou a envelhecer porque passou a morrer, e passou a morrer porque pecou. Consequentemente com o pecado, passou-se a sentir o tempo passar, passou-se a contá-lo. Com o tempo inventamos a comparação e a valoração das coisas, em muitos sentidos e é claro, de forma equivocada: “os mais jovens têm mais saúde, já que viveram menos”, “os mais velhos são mais sábios, porque viveram mais tempo”, “eu vivi com aquela pessoa há alguns anos, eu a conheço bem”, “acabei de conhecer tal pessoa, acho que ela sempre foi assim”. Como nos equivocamos com o tempo quando nossas emoções estão excitadas, na angústia, o tempo parece não passar, é assim na saudade, na espera. Quando estamos vivendo uma experiência prazerosa, pra nós, o tempo parece parar, mas quando olhamos o relógio, vimos que o tempo passou rapidinho. Quem já não experimentou um momento único no tempo, quando tudo parece ficar congelado, eternizar-se? Momentos assim ficam marcados em nossas memórias para sempre. Na infância o tempo parece passar lentamente, mas à medida que envelhecemos, o tempo corre.
Como não existe tempo para Deus, os conceitos que o Espírito Santo compartilha com o nosso espírito muitas vezes não são entendidos por nós. Nós, seres humanos encarnados, estamos intrinsecamente amarrados ao tempo (e ao pecado). Mas é preciso buscar em Deus um esclarecimento para que entendamos as coisas espirituais, ensinadas a nós por um criador eterno, atemporal e que é sempre o mesmo.
      A primeira coisa que muda em nós, quando entendemos isso, e a interpretação que fazemos dos textos bíblicos. É óbvio que registrada por homens, mesmo que inspirada pelo Espírito Santo, a Bíblia relata eventos históricos, ligados à moral e aos costumes de tempos diferentes, relativos aos fatos. Mas se olharmos com os olhos espirituais, veremos que isso não é relevante. Percebemos isso quando a Bíblia fala, por exemplo, do papel da mulher nas sociedades, assim como dos escravos, assuntos tão temporais. Não, os textos bíblicos não orientam qualquer tipo de revolução contra essas arbitrariedades (nem orienta que não se faça tais revoluções, a Bíblia na verdade não trata de política, de sociologia ou de qualquer outra ciência). A Bíblia ensina, porém, que em qualquer sociedade, mesmo que pareçam injustos aos nossos olhos modernos, os costumes podem ser vividos e ainda assim termos uma experiência com Deus, sermos abençoados por ele, protegidos contra qualquer espécie de injustiça. É indiferente, Deus que sempre tem um conhecimento de tudo de cima, além do presente, além do pecado, além do tempo, sempre sabe o que importa, e também o que não importa. A rebeldia, a incredulidade, o pecado, depois da queda do homem, sempre existiu, e existirá até o momento final dessa criação. O remédio para tudo isso é o nome de Jesus, o cordeiro de Deus que foi sacrificado por toda a humanidade.
Mas essa referência temporal confunde muitos fundamentos importantes para a nossa saúde espiritual, vou citar alguns exemplos. Pecado não tem tamanho e nem duração, ele pode ser perdoado de maneira que as consequências emocionais e espirituais dele sejam apagadas, não sendo mais empecilho para qualquer atitude positiva de Deus em nossas vidas. Contudo, isso não significa que não haverá consequências no mundo material, parece óbvio, um erro que diz respeito à matéria só pode mesmo causar problemas à própria matéria. Mas Deus, em sua graça, ameniza mesmo as consequências ruins de nossos erros nesse mundo material.
     Se não errar é um dever, também temos o direito às bênçãos de Deus, quando agimos de maneira correta (mesmo quando erramos, as misericórdias de Deus nos guardam até o ponto que isso não nos torna irresponsáveis). Esse direito também não é relativo à extensão do tempo que andamos corretamente. Lembremos-nos da parábola do filho pródigo, o filho que se rebelou e passou algum tempo gastando-se nas fraquezas e sujeiras da carne, mereceu tanta alegria do pai, é claro que depois dele se arrepender e voltar para a casa, quanto o filho que nunca tinha deixado o lar. Ao contrário, nesse exemplo, o tempo revelou aquilo que estava no coração do filho que aparentemente era obediente, ele era vaidoso, fez o que fez, no tempo que fez, com as intenções erradas, e teve muita inveja do irmão que voltou arrependido. É triste quando uma pessoa está cega de uma maneira, que não consegue se alegrar com a alegria de quem se arrepende e volta à casa do pai, é triste quando a inveja escraviza o coração do homem com rancor, que só faz mal a quem sente, e que acaba anulando toda uma vida de suposta fidelidade.
O tempo também pode ser usado para acorrentar o homem, encarcerando-o a uma disposição do passado, a alguém que ele foi e não é mais. Quantas vezes nós encontramos alguém, que conhecemos há muito tempo e que cometeu um erro em sua vida. Nós não queremos saber se esse alguém mudou, como está a vida dele agora, no presente, mas olhamos essa pessoa com olhos do passado. Vemos tal pessoa da maneira como ela era há tantos anos atrás, nós a condenamos a uma eterna disposição de erro (o que é mais próximo ao inferno que ser condenado por toda a vida por um erro que já reconhecemos e deixamos de cometer?). Essa pessoa pode estar mudada, ter se arrependido, pago um preço alto pelo erro que cometeu, e depois disso tudo ser, agora, outra pessoa, diferente, melhor. Mas os nossos olhos, como são olhos do passado, como são olhos injustos, como padecem da ótica espiritual, da ótica de Deus, da misericórdia, da esperança de que algo pode mudar com o tempo, e para melhor.
     Acredito que o melhor que se tem a dizer sobre o tempo, para quem se posiciona como cristão, é: não dê atenção a ele, enxergue a vida com os olhos espirituais, disponha-se em Deus, através do Espírito Santo, e esteja sempre pronto para entender e receber as coisas e as pessoas com benignidade, com misericórdia, com fé, esperando sempre o melhor, desejando a paz. Passe o sangue de Jesus no tempo e apague os erros, seus e dos outros.
As pessoas estão tão ocupadas, nos dias atuais, com estética, com beleza, do corpo, dos cabelos, com saúde, pagam altos preços nas cirurgias plásticas, nas academias e nos salões de beleza, mas mesmo assim envelhecerão e ficarão menos belas. Quer ser jovem para sempre, belo para sempre? Não deixe que o tempo passe, mas isso não pode acontecer no corpo, somente no espírito. Tenha certeza, porém, de que seu espírito for jovem, for gracioso, estiver limpo pelo sangue de Jesus, e se ele enxergar as pessoas com a mesma graça, sua alma e seu corpo receberão as bênçãos decorrentes, o tempo não parará, isso é impossível de acontecer, mas ele será mais lento, você começará a viver a eternidade aqui, nesse mundo material.

"E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.João 17.3
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário