domingo, maio 17, 2015

Deus nos livre de ritualismos e encatamentos

            Muitos de nós, muitas vezes, ainda confundimos busca de Deus com ritualismos e encantamentos. Os satanistas com mais intimidade com o diabo, aqueles que não só alimentam uma apreciação intelectual, com as teorias satânicas, que podem ter vários nomes, muitos aparentando nada ter a ver com o diabo, esses, consciente ou inconscientemente, usam essas práticas para se aproximarem do inimigo. Tudo é feito através de palavras e ritos que têm que ser repetidos da mesma maneira, nas cerimônias de ligação espiritual com as entidades, ou demônios, ou anjos caídos. 
        Por que isso é feito assim? Bem, aí é assunto para outra reflexão, bem extensa, mas seja como for, repetir palavras, de maneiras e em lugares específicos é mais fácil, é um jeito preguiçoso de estabelecer comunhão, ou de tentar. Como nós cristãos fazemos isso? Quando aliamos a coisas externas, materiais, físicas, como palavras, lugares e posições do nosso corpo, alguma capacidade espiritual. Por isso a igreja romanista, em sua essência mortificada, sem o Espirito Santo, usa de rezas, que funcionam mais como encantamentos, do que como objetos de acesso ao Deus verdadeiro. 
        Por que rezas não funcionam? Em primeiro lugar porque mesmo que possam citar o nome de Cristo, não são feitas, por muitos, focando o nome de Jesus como intermediário, mas o trabalho humano do homem em repetir e repetir algumas palavras. Antigamente (e hoje ainda) os padres romanistas orientavam a repetição de rezas aos católicos para que fossem absolvidos de seus pecados ou para alcançassem a resposta de orações. Inútil isso, basta o nome de Jesus, o nome de Jesus, contudo, fica vazio quando o cristianismo não é vivido através do Espírito Santo, nesses casos são necessários rituais e encantos para que a pessoa, que não quer realmente o Deus verdadeiro, achar legitimidade naquilo que crê.
        Bem, essa é a história das origens e da constituição da igreja com sede no Vaticano, uma seita, a maior e mais antiga de todas as seitas cristãs, que por motivos políticos e econômicos, visando poder e influência nesse mundo, tentando manter o império romano e seu poderio, achou melhor dar apelidos cristãos a toda mitologia e politeísmo pagão dos povos do século IV (e continuou pelos séculos e séculos, até os dias de hoje). Não é por ter apelido cristão que se ganha legitimidade cristã, Diana continua Diana, Hermes continua Hermes, Zeus continua Zeus, Afrodite continua Afrodite, e o diabo continua recebendo honra, mesmo que todas essas divindades estejam escondidas atrás de esculturas e imagens de ícones cristãos ou de cristãos proeminentes, os chamados "santos" e "santas".
        Nós cristãos protestantes ou evangélicos, todavia, também temos aliado algum tipo de capacidade espiritual a coisas que não sejam simplesmente o precioso e poderoso nome de Jesus Cristo. Como sempre é dito aqui, ninguém, ninguém pode julgar a sinceridade do coração do homem, fazendo ele o que estiver fazendo, e muito menos limitar a graça de Deus, querendo abençoar quem quer que seja, fazendo o que quer que esteja fazendo, estando esse onde estiver, mas algumas coisas simplesmente não representam o foco da doutrina bíblica original, dos evangelhos, do cristianismo puro e primitivo, e portanto, mesmo que na exceção possam receber bênçãos de Deus, na regra, desagradam o Senhor.
        Desfocamos nossa fé de Cristo, o único e suficiente mediador entre Deus e os homens, quando achamos que existe alguma capacitação espiritual a mais orando nessa ou naquela posição, estando nesse ou naquele templo, nesse ou naquele lugar, como sobre um alto monte, ou mesmo quando repetimos algum texto, algum salmo,  como se o poder estivesse nas coisas visíveis. O poder está em Jesus, o lugar que ele deve estar em primeiro lugar e nos nossos corações, através do Espírito Santo. São nossos corações que devem estar, antes que nossos corpos, quebrantados, ajoelhados, e quando oramos no Espírito, o nosso espírito é elevado, acima de todo monte, através dos dois céus, o físico e o demoníaco, até a presença santa e verdadeira do único e verdadeiro Deus.
        Sim, não tem problema nenhum você orar de joelhos ou no monte, mas o principal é o seu coração estar rendido e elevado, pelo Espírito Santo. Deus é Espírito e procura aqueles que o adoram em Espírito e em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário