sábado, maio 30, 2015

O Espírito Santo

        "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:24
       
        "No Antigo Testamento a palavra hebraica empregada de forma uniforme para “Espírito” se referindo ao Espírito de Deus é רוּח, rūaḥ significando “sopro,” “vento” ou “brisa.” A forma verbal da palavra é רוּח, rūaḥ, ou ריח, rı̄aḥ usado apenas no Hiphil e significando “respirar”, “soprar”. Um verbo semelhante é רוח, rāwaḥ, significando “respirar”. A palavra que sempre é usada no Novo Testamento para “Espírito” é o substantivo grego neutro πνεῦμα, pneúma, com ou sem o artigo e para o Espírito Santo, πνεῦμα ἅγιον, pneúma hágion, ou τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον, tó pneúma tó hágioň. No Novo Testamento, nós encontramos as expressões, πνευματι θεου (“O Espírito de Deus”), πνευμα κυριου (“Espírito do Senhor”), πνευμα του πατρος (“Espírito do Pai”), πνευματος ιησου χριστου (“Espírito de Jesus Cristo”). A palavra grega para “Espírito” no grego vem do verbo πνέω, (pnéō), “respirar”, “soprar”. O correspondente em Latim é spiritus, de onde derivamos o nosso português “espírito”." Fonte: Biblioteca Bíblica: Espírito Santo

        Cristianismo não é meramente uma religião que fala sobre o Espírito Santo, que adora o Espírito Santo, mesmo que ensina o que o Espírito Santo disse, através de profetas, reis e sacerdotes do antigo testamento, assim como dos apóstolos e evangelistas do novo testamento, não é só isso, é bem mais que isso. Cristianismo é o próprio Espírito Santo, sem que ele aja com liberdade nas vidas das pessoas, pode haver até uma religião, bem intencionada, com muitos pontos semelhantes ao cristianismo, e obviamente, poderá ser atendida por um Deus de graça e misericórdia. Contudo, o verdadeiro cristianismo não pode ser vivido por homem algum, somente Cristo pode vivê-lo, e ele vive à medida que seu Santo Espírito encontra lugar no coração, no corpo e no espírito humanos. 
        Por que muitas igrejas têm se transformado em institutos bíblicos, em escolas teológicas, em instituições educacionais sobre a história da nação de Israel e da Igreja Cristã, e mesmo assim se afastam de Deus? Porque muitas igrejas, usando aqui o termo como pedaços do corpo de Cristo, a Igreja espiritual formada por homens e mulheres salvos, buscam um entendimento somente intelectual da vontade de Deus, registrada primeiramente na Bíblia, tentam compreender, mesmo que com temor, a palavra de Deus, sob um ponto de vista, contudo, humano, quase que científico. Enquanto que o agir vivo e poderoso do Espírito Santo é cada dia mais afastado, esfriado, e isso não é experiência só das igrejas ditas tradicionais, muitas chamadas de pentencostais e avivadas, também têm-se afastado do Espírito Santo, usando, dessa vez, não o intelecto, mas o emocionalismo carnal, da alma como maneira de segurar algo que não é carnal, mas espiritual. 
         A igreja romana já fez isso logo no seu nascimento, e o fez porque homens queriam ter um poder que somente Deus possui, homens queriam ter controle sobre o que as pessoas pensavam, faziam e sentiam. Assim a missa era realizada em latim, a Bíblia era lida somente pelos sacerdotes, e a doutrina era compartilhada de maneira universal por lições pré-escritas. O próprio termo já diz, espírito, o Espírito Santo é espírito, sopro, mas no caso, sopro de Deus, não é algo que se prende em templos, ideologias, instituições ou mesmo nos cérebros, mas algo que é sentido pelo espírito humano, em primeiro lugar, e isso na verdade é o que nos diferencia dos animais, e depois passado para nossos sentimentos e pensamentos. Portanto, a expressão do Espírito Santo encontra na emoção e na razão, o final de sua manifestação, quando o homem o coloca em prática nesse mundo, não é o início, não pode ser criada ou inventada pela mente ou pela alma.
        Se por um momento fez parte do plano de Deus um entendimento mais racional da palavra, o mover do Espírito Santo agora, algo que começou já há algumas décadas, é outro. Os ataques do diabo têm sido aprimorados e focados, o fim se aproxima, e é de suma importância que os cristãos vivam o cristianismo através do Espírito Santo. É prioritário que sejamos realmente espirituais, espirituais como o novo testamento nos ensina a ser, e como o termo espiritualidade tem sido roubado e adulterado pelo diabo no último século. Tudo quanto é tipo de magia e esoterismo tem sido ligado á ideia de espiritualidade, e muitos têm confundido comunicação com anjos caídos, a tal mediunidade que o espiritismo diz existir, mas que nada tem a ver com comunicação com mortos, visto que é impossível, sendo isso ligação com demônios, com virtude espiritual, na verdade até é espiritual, mas que leva à morte e distanciamento de Deus.
        Só o que nasceu de novo através do sangue de Cristo, pode ser filho de Deus, e o filho é selado com o Espírito Santo, que não matemos a voz do Espírito Santo em nossas vidas, que busquemos uma intimidade com Deus e deixemos de ser crianças espirituais, antes, pedindo, recebendo e usando os Dons do Espírito, se a luta final desses tempos é dura, o Senhor já nos deu as armas, e elas são espirituais numa guerra também espiritual. Conhecimento bíblico, como cultura, de nada valerá, se não houver em nós a autoridade espiritual que o Espírito Santo coloca no poder do nome de Jesus, não nos enganemos e confundamos arrogância de acúmulo de conhecimento bíblico com legitimidade espiritual, os fariseus tinham muito e preciso conhecimento da lei, mas estavam cegos, e não reconheceram o Deus vivo em Jesus lhes falando, antes o crucificaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário