quinta-feira, maio 14, 2015

Quando Deus se cala

        Temos vivido tempos quando o extremismo irracional e não espiritual, disfarçado de religião tem invertido os conceitos. Alguns se colocam na posição de mártires depois que matam pelo que acreditam, mártires são os que morrem, inocentemente, pelo que acreditam, os que morrem porque mataram, mesmo que seja por motivos "religiosos", são assassinos que apenas mereceram o castigo que a justiça deste mundo dá aos que infligem leis. Mas dificilmente veremos cristãos matando pelo que acreditam, mesmo os mais radicais, alguns conflitos do mundo atual que levam o nome de conflitos religiosos, envolvendo cristãos, existem por motivos geo-políticos e econômicos, de grupos que têm características dessa ou daquela religião cristã, mas não é por religião. 
       (No passado, a igreja romana fez incursões violentas ao oriente médio, as Cruzadas, com falsas desculpas de recuperar objetos e lugares sagrados do cristianismo, sagrados para ela, não para os cristãos verdadeiros, já que para esses não existem lugares ou objetos que possam dar algum tipo de privilégio espiritual, somente o nome de Jesus Cristo salva, liberta e é digno de adoração. Em nome dessa "guerra santa", muitos foram mortos, essa violência também aconteceu na chamada "Santa Inquisição". Contudo, não se pode considerar à luz da Bíblia a igreja romana como cristã, mesmo que ela "adore" tantos ícones do cristianismo, ela nasceu pagã e assim continua, em sua grande maioria, até hoje. Aqui não vai uma crítica a todos os católicos, muitos sinceros e com experiências reais com Deus, mas à instituição formal e oficial como um todo, baseando-se em fatos históricos, caso queira conversar mais sobre isso, entre em contato com o dono desse blog.)
        Na verdade, os cristãos são um dos únicos grupos, para não dizer o único, que pode levar o título de mártir, em algum tipo de evento ocorrido ou que ocorre no mundo. Nós, que conhecemos a Bíblia, sabemos que num futuro próximo, que já se iniciou, muitos mártires cristãos pagarão com as próprias vidas pelo que acreditam, isso porque seguem os ensinamentos verdadeiros de Cristo. E Jesus, cometeu alguma violência em algum momento de sua vida encarnada? Eu acredito que a maior "violência" que ele cometeu, como resposta à injustiça e maldade humanas, tenha sido o silêncio, em que ele se colocou quando foi colocado numa situação em que não havia saída. Essa pode ser a pior coisa que Deus possa fazer com o homem nesse mundo e nesse tempo, calar-se, e Deus só se cala depois de ter falado muito e mesmo assim o homem não lhe ter dado ouvidos. 
        O silêncio de Deus é morte para o homem, Deus não precisa agir ativamente para que nós soframos, basta que ele se cale, o mal vem naturalmente para aqueles que o mal fazem e se afastam do Senhor. Vida, contudo, e vida de verdade, em toda a sua profundidade e em todas as instâncias, é conhecer a Deus, falar com ele e poder ouvir a sua voz. Esse princípio, por acaso, é o que existe no versículo tema desse blog, termino essa reflexão com ele: "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste." João 17.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário