quarta-feira, maio 27, 2015

Perdoar é preciso sempre

        Alimento que recebemos na primeira mamada espiritual: receber e dar perdão, algo que ouvimos e dizemos sempre, mas que sempre será a base fundamental do cristianismo. Como é remédio, o inimigo sempre inventa mentiras para que ele não seja tomado, uma delas é dizer que não existe doença. Como assim? Ladrão que é, o diabo usa muito da artimanha de tentar nos convencer, em se tratando de dar perdão aos outros, que os outros não fizeram nada para que precisassem de perdão, assim mantemos em nosso coração uma agonia que nos rouba a paz. Por orgulho, nós não queremos admitir que os outros nos feriram, já que assim precisaríamos assumir que de alguma maneira estamos enfraquecidos, e os outros, estão acima de nós. 
         Na verdade, se nos sentimos magoados de alguma maneira, mesmo que a pessoa que nos magoou não tivesse a intenção de magoar, é preciso que liberemos perdão. Nesse perdão, e talvez na maioria deles, aquele que nos está incomodando, nem precisa saber, ou não é necessariamente preciso que ele saiba, mas é importante que tenhamos uma consciência firme e clara que perdoamos. Para isso, devemos dizer, sozinhos, e muitas vezes em voz alta: "eu perdoo tal pessoa por ter me feito isso", é importante dar nomes às coisas, ao que nos magoou e ao tipo de agressão que ele nos afligiu. Isso é algo tão forte e espetacular, que se o fizermos, veremos, no mesmo instante, nosso coração leve, livre de algo que parecia nos amarrar à mágoa. 
        Quando uma oração de perdão assim é feita, a pessoa é liberada, sai de nós, segue seu caminho, e qualquer necessidade de vingança é anulada. E isso, como foi dito, nem precisa da presença da pessoa, de ciência dela de que nós a perdoamos, isso é cura para nós, para o que foi ofendido. Então, e só depois disso, de curados, e que poderemos ajudar a outra pessoa, caso haja necessidade e oportunidade. Infelizmente muitas vezes procuramos alguém para perdoar com um sentimento de vingança escondido, nós mais queremos acusar que esquecer, e nessa condição o perdão nem será dado e nem recebido, e ninguém será abençoado. 
        O evangelho sempre mostra uma responsabilidade pessoal e espiritual na cura que ele realiza, isso é mais importante, e só curados poderemos auxiliar na cura dos outros. É certo que existem situações complicadas, onde as pessoas, levadas por suas trajetórias de enganos e fortalecidas pelo inimigo, inventam coisas, mentem, exageram, muitos maquiam as mentiras com espiritualidades, com textos bíblicos, quanta coisa se faz dentro das igrejas e em nome de Deus que não tem absolutamente nada a ver com Deus. 
          Nesses casos, um posicionamento pessoal e privado importa mais que tudo, pois em muitos desses casos, as pessoas nunca ou por um tempo longo, nos darão oportunidade de esclarecer as coisas. Muitas pessoas não receberão cura porque não querem o perdão e não o desejam porque acreditam que fizeram algo de errado. Assim, não dependamos da outra parte, perdoemos, com convicção, do fundo de nossos corações, cada um será responsável por si, e Deus, só Deus, sabe de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário