segunda-feira, novembro 16, 2015

Jesus Homem (Parte 16 de 17): O Getsêmani

2.   A dor de Jesus no Getsêmani

Marcos 14.32-42:

Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto vou orar. E levou consigo Pedro, Tiago e João; então começou a afligir-se e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está tão triste que estou a ponto de morrer; ficai aqui e vigiai.
E adiantando-se um pouco, Jesus prostrou-se em terra e começou a orar para que, se possível, ele não tivesse de passar por aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.
Voltando aos discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro: Simão, estás dormindo? Não pudeste vigiar nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Então ele se retirou de novo e orou, proferindo as mesmas palavras. E voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam pesados. E não sabiam o que lhe responder.
Ao voltar pela terceira vez, ele lhes disse: Ainda dormis e descansais! Basta! Chegou a hora. O Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos embora! Aquele que me trai aproxima-se.”

Jesus não tinha certeza do que deveria passar até o último momento? Isso só foi revelado a ele naquela última oração? Talvez, mas uma coisa é certa, ele teve o direito de pedir a Deus que o livrasse daquilo. Aprendemos aí uma lição, não somos obrigados a aceitar nada nesta vida. Contudo, depois que levamos a Deus, precisamos aceitar o fato de que se for a vontade do Senhor, deveremos passar por qualquer coisa, sem revolta e sem amargura. Com medo, com tremor? Sim, mas ainda assim com temor e com obediência, crendo, com todo o coração, que se é a vontade de Deus, não tem outro jeito, é o melhor caminho.
Que triste deve ter sido aquele momento pra Jesus, e quando falamos em traição dos amigos, em falsidade, em darmos tanto e recebermos tão pouco, o que passamos com certeza é pequeno demais, perto do que Jesus passou. Aqueles três, com os quais Jesus dividiu tantas coisas boas e maravilhosas, coisas que mudariam e mudaram a história da humanidade, do universo, agora não conseguiam ficar acordados com ele nos últimos momentos. Isso com certeza seria motivo para qualquer um de nós desistirmos, para nos encher de rancor, para voltarmos atrás com a missão.
Mas Jesus seguiu, sozinho, absolutamente sozinho, e é assim mesmo, nos momentos mais importantes de nossas vidas, quando provaremos uma mudança extrema, estaremos sozinhos. Contudo, não tão sozinhos como Jesus, já que ele está conosco, e com certeza, não sofreremos como ele sofreu, porque a sua dor comprou pra nós o direito de não termos que experimentar uma dor grande demais, que não possamos suportar. Mas Jesus suportou, não como Deus, naquele momento ele não era Deus, ele era homem, como todos nós. Que amor foi esse de Jesus, para pagar tal preço, por homens tão mesquinhos quanto nós, tão imaturos, tão cabeças duras, incrédulos e ingratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário