segunda-feira, novembro 02, 2015

Jesus Homem (Parte 2 de 17): O nascimento

I. O nascimento de Jesus

Mateus 1.18-25:

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida a casar-se com José. Mas, antes de se unirem, ela achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu marido, era um homem justo e não queria expô-la à desgraça pública. Por isso, decidiu separar-se dela secretamente.
Tendo José isso em mente, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem darás o nome de Jesus; porque ele salvará seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia declarado pelo profeta: A virgem engravidará e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, que significa: Deus conosco.
Despertado do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua mulher; Mas não a conheceu na intimidade enquanto ela não deu à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus.

Há dois mil atrás, as pessoas eram diferentes, em termos culturais, sociais, religiosos, mas emocionalmente não eram assim tão distintas das pessoas de hoje em dia. Você já pensou no que Deus procurou e achou, em Maria e em José, de diferente das outras pessoas de sua geração, para poder executar neles seu plano? O que Maria teve que enfrentar quando engravidou sem ter conhecido intimamente um homem? E José, como ele teve fé para aceitar um filho que não era seu, como teve humildade para esperar em Deus, o momento certo para consumar seu casamento?
Deus procura um você algo único, especial, para cumprir um plano específico, que ninguém mais poderá cumprir, além de você.
Agora algo muito importante, é como eles administraram tudo isso em seus corações, de maneira que não interferisse na educação que dariam a Jesus. Sim, Jesus teve uma concepção diferente, divina, única, milagrosa, mas já convivia com a realidade emocional humana desde sua gestação, no ventre de sua mãe. Contudo, vemos Maria e José fazendo as escolhas certas, escolhas que agradaram a Deus, em todo o tempo, em obediência e em temor. São escolhas, porque eles não eram super seres humanos, eram comuns, mas escolherem agir certo, escolheram obedecer.
Agir certo é uma escolha, ninguém pode nos obrigar a isso, nem Deus, isso precisa ser feito de forma consciente e lúcida, diante do Senhor, fazemos isso todos os dias.


Depois do nascimento em Belém, José e Maria tiveram que fugir para o Egito, porque Herodes queria matar os bebês nascidos no período de dois anos pra trás, na tentativa de anular a profecia que dizia que o rei dos judeus nasceria na Judeia. De volta do Egito, após a morte de Herodes, as família foi para Nazaré na Galileia, onde Jesus foi criado (veja os detalhes em Mateus 2.1-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário