quarta-feira, novembro 04, 2015

Jesus Homem (Parte 4 de 17): Aos doze anos no templo

2.   Aos doze anos no templo:

Lucas 2.42-52:

Quando Jesus completou doze anos, eles subiram para Jerusalém, de acordo com o costume da festa; e, passados os dias da festa, ao regressarem, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais soubessem; pensando que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram o caminho de um dia, e passaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos; como não o acharam, voltaram a Jerusalém em busca dele.
Três dias depois, eles o acharam no templo, sentado entre os doutores, ouvindo-os e fazendo perguntas. E todos os que o ouviam ficavam admirados com sua inteligência e com suas respostas. Quando o viram, ficaram maravilhados, e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu estávamos te procurando muito ansiosos. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele lhes disse. E ele desceu com seus pais, indo para Nazaré, e obedecia a eles. E sua mãe guardava todas essas coisas no coração. Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.”

Deus permitiu as condições certas para que Jesus crescesse de forma correta em todos os aspectos. Não, repito, ele não era um super-homem, era homem comum, mas com certeza devia gozar de saúde física, intelectual e emocional perfeitas. Jesus, quando ser humano, era uma pessoa inteligente, lúcida, e isso desde a infância. Outra coisa que sabemos é que ele já tinha convicção de sua existência e missão, desde o início.
Imagine, nos dias de hoje, alguém com tal convicção? Seria chamado de maluco, mas Deus executou a obra da redenção no momento certo da história da humanidade, não poderia ser agora, no século XXI. Hoje, os que têm que ter certeza e dar testemunho, somos nós, homens salvos por Deus através de Cristo no Espírito Santo.
Outra coisa que precisamos aprender, é que uma educação espiritual correta, alinhará todas as outras áreas de nossas vidas, com Jesus foi assim. Não, ele não era só uma pessoa sincera e abnegada, religiosa e espiritualmente, ele também era forte fisicamente e inteligente, culto, um homem na estatura perfeita e plena em todos os sentidos, mas equilibrado, nem a mais e nem a menos.
Jesus era bonito? Fisicamente talvez fosse um judeu comum, mas com certeza devia ter um carisma sem igual. Com o cuidado que tinha com sua vida espiritual, imagina o brilho que escapava de seus olhos? Não se diz que os olhos são as janelas da alma? Que alma, sentimentos e pensamentos, se revelava por seus olhos. Você já se imaginou sendo olhado pelo Jesus homem?
Mas longe pensarmos nele como possuidor de qualquer tipo de altivez, ele era elegante e educado sempre, que exemplo para seguirmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário